Interações discursivas e aprendizagem em modelagem matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferruzzi, Elaine Cristina
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12782
Resumo: Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo “Investigar as interações que emergem durante o desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática na sala de aula”, procurando identificar características que podem nos oferecer subsídios para compreender o papel destas interações na aprendizagem dos alunos Observamos na literatura da área que diversas pesquisas têm sido realizadas tratando do desenvolvimento de atividades de Modelagem em sala de aula, apresentando argumentos favoráveis à sua inserção Por outro lado, outras tantas sinalizam o papel fundamental das interações para a aprendizagem do indivíduo, apresentando características de interações que favorecem a aprendizagem Diante disto, em nossa pesquisa nos preocupamos em investigar se estas características estavam presentes nas interações oportunizadas pela Modelagem em sala de aula Com este intuito desenvolvemos com um grupo de alunos de uma Universidade Tecnológica Federal atividades de Modelagem Matemática Com os dados obtidos da observação, filmagem e gravação em áudio do desenvolvimento destas atividades e, com base no referencial teórico adotado nesta pesquisa, concluímos que as atividades de Modelagem Matemática contribuem com a ocorrência de interações que possuem características que favorecem a aprendizagem dos alunos Estas características estão alinhadas com as condições elencadas por Noreen Webb, Anna Sfard, Mortimer e Scott (22) e Alro e Skovsmose (26) Respeitando-se as limitações desta pesquisa concluímos que as interações oportunizadas pelo desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática contribuem significativamente para a aprendizagem do aluno
id UEL_641513555a8a1a05c2e8cbbc3cfe0a03
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12782
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling Interações discursivas e aprendizagem em modelagem matemáticaEducação matemáticaMatemáticaEstudo e ensinoModelos matemáticosAnálise de interação em educaçãoMathematics educationStudy and teachingMathematical modelsInteraction analysis in educacionMathematicsResumo: Esta pesquisa teve por objetivo “Investigar as interações que emergem durante o desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática na sala de aula”, procurando identificar características que podem nos oferecer subsídios para compreender o papel destas interações na aprendizagem dos alunos Observamos na literatura da área que diversas pesquisas têm sido realizadas tratando do desenvolvimento de atividades de Modelagem em sala de aula, apresentando argumentos favoráveis à sua inserção Por outro lado, outras tantas sinalizam o papel fundamental das interações para a aprendizagem do indivíduo, apresentando características de interações que favorecem a aprendizagem Diante disto, em nossa pesquisa nos preocupamos em investigar se estas características estavam presentes nas interações oportunizadas pela Modelagem em sala de aula Com este intuito desenvolvemos com um grupo de alunos de uma Universidade Tecnológica Federal atividades de Modelagem Matemática Com os dados obtidos da observação, filmagem e gravação em áudio do desenvolvimento destas atividades e, com base no referencial teórico adotado nesta pesquisa, concluímos que as atividades de Modelagem Matemática contribuem com a ocorrência de interações que possuem características que favorecem a aprendizagem dos alunos Estas características estão alinhadas com as condições elencadas por Noreen Webb, Anna Sfard, Mortimer e Scott (22) e Alro e Skovsmose (26) Respeitando-se as limitações desta pesquisa concluímos que as interações oportunizadas pelo desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática contribuem significativamente para a aprendizagem do alunoDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This study aimed to “Investigate the interactions that emerge on the development of Mathematical Modeling activities in the classroom”, trying to identify some characteristics that may offer us foundations to understand the role played by these interactions in the students’ learning In the field literature, we noticed that several researches have been carried out dealing with the development of Modeling activities in the classroom, presenting favorable arguments to its introduction On the other hand, many other researches signalize the interactions fundamental role in the individual learning, presenting some interaction characteristics that favor the learning In the face of it, in our research we concerned with investigating whether these characteristics were present in the interactions provided by Modeling in the classroom For this purpose we have developed Mathematical Modeling activities with a group of students of a Federal University of Technology With the data obtained through observation, recording in audio and video of the development of these activities, and based on the theoretical references adopted in this research, we concluded that Mathematical Modeling activities contribute to provide interactions that have the characteristics that favor the students’ learning These characteristics are in line with the conditions listed by Noreen Webb, Anna Sfard, Mortimer and Scott (22) and Alro and Skovsmose (26) Respecting this research limitations, we conclude that the interactions provided by the development of Mathematical Modeling activities significantly contribute to the student learningAlmeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]Savioli, Ângela Marta Pereira das DoresBarbosa, Jonei CerqueiraBorba, Marcelo de CarvalhoFerruzzi, Elaine Cristina2024-05-01T14:02:25Z2024-05-01T14:02:25Z2011.0019.04.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12782porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:35:00Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12782Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Interações discursivas e aprendizagem em modelagem matemática
title Interações discursivas e aprendizagem em modelagem matemática
spellingShingle Interações discursivas e aprendizagem em modelagem matemática
Ferruzzi, Elaine Cristina
Educação matemática
Matemática
Estudo e ensino
Modelos matemáticos
Análise de interação em educação
Mathematics education
Study and teaching
Mathematical models
Interaction analysis in educacion
Mathematics
title_short Interações discursivas e aprendizagem em modelagem matemática
title_full Interações discursivas e aprendizagem em modelagem matemática
title_fullStr Interações discursivas e aprendizagem em modelagem matemática
title_full_unstemmed Interações discursivas e aprendizagem em modelagem matemática
title_sort Interações discursivas e aprendizagem em modelagem matemática
author Ferruzzi, Elaine Cristina
author_facet Ferruzzi, Elaine Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]
Savioli, Ângela Marta Pereira das Dores
Barbosa, Jonei Cerqueira
Borba, Marcelo de Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferruzzi, Elaine Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Matemática
Estudo e ensino
Modelos matemáticos
Análise de interação em educação
Mathematics education
Study and teaching
Mathematical models
Interaction analysis in educacion
Mathematics
topic Educação matemática
Matemática
Estudo e ensino
Modelos matemáticos
Análise de interação em educação
Mathematics education
Study and teaching
Mathematical models
Interaction analysis in educacion
Mathematics
description Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo “Investigar as interações que emergem durante o desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática na sala de aula”, procurando identificar características que podem nos oferecer subsídios para compreender o papel destas interações na aprendizagem dos alunos Observamos na literatura da área que diversas pesquisas têm sido realizadas tratando do desenvolvimento de atividades de Modelagem em sala de aula, apresentando argumentos favoráveis à sua inserção Por outro lado, outras tantas sinalizam o papel fundamental das interações para a aprendizagem do indivíduo, apresentando características de interações que favorecem a aprendizagem Diante disto, em nossa pesquisa nos preocupamos em investigar se estas características estavam presentes nas interações oportunizadas pela Modelagem em sala de aula Com este intuito desenvolvemos com um grupo de alunos de uma Universidade Tecnológica Federal atividades de Modelagem Matemática Com os dados obtidos da observação, filmagem e gravação em áudio do desenvolvimento destas atividades e, com base no referencial teórico adotado nesta pesquisa, concluímos que as atividades de Modelagem Matemática contribuem com a ocorrência de interações que possuem características que favorecem a aprendizagem dos alunos Estas características estão alinhadas com as condições elencadas por Noreen Webb, Anna Sfard, Mortimer e Scott (22) e Alro e Skovsmose (26) Respeitando-se as limitações desta pesquisa concluímos que as interações oportunizadas pelo desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática contribuem significativamente para a aprendizagem do aluno
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 19.04.2011
2011.00
2024-05-01T14:02:25Z
2024-05-01T14:02:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12782
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1803654554573602816