Educação matematica e formação par o trabalho : praticas escolares na Escola Tecnica de Vitoria - 1960 a 1990
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603412 |
Resumo: | Orientador: Maria Angela Miorim |
id |
UNICAMP-30_b57111ffcf18086969afd9cd3493889b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::377343 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação matematica e formação par o trabalho : praticas escolares na Escola Tecnica de Vitoria - 1960 a 1990Educação matemáticaEducação profissionalEscolas técnicasEducação - HistóriaMathematics educationProfessional educationTechnical schoolsEducation - HistoryOrientador: Maria Angela MiorimTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo resulta de investigações relativas às memórias da Escola Técnica de itória, no período de 1942 a 1990. Tem por objetivo mapear as práticas escolares que foram se constituindo no fazer pedagógico da educação matemática, no cotidiano da instituição, salientando suas continuidades e descontinuidades. Parte de evidências encontradas em documentos referentes à memória da escola, que indicam um processo de institucionalização que, tendo como meta superar o preconceito contra o trabalho manual, buscava a similitude da escola não profissional, isto é, a escola secundária. Perpassando a perspectiva historiográfica de W. Benjamim, a tecitura deste trabalho constrói-se pelo entrelaçamento das narrativas de memórias de pessoas com as memórias guardadas nos arquivos escolares. A partir do aporte conceitual da história cultural de Michael De Certeau, nesse entrelaçamento, foram salientados a cultura e os saberes escolares, em especial os da educação matemática, atravessados por relações de poder, conflitos e contradições presentes no cotidiano da instituição. A constatação é que, movimentando-se entre um ensino prático-intuitivo e um ensino formal, as práticas relativas à educação matemática se constituíram num dos eixos do processo de superação do estigma de escola correcional, passando a escola profissional que cultiva a ciência e a técnicaAbstract: This study results from investigations related to the memories of ¿Escola Técnica de Vitória¿ (Technical School of Vitória) from 1942 to 1990. It has the objective to make a map of school practices which were constituting into the pedagogical practice of the Math Education inside the daily work of an Institution, highlighting its continuities and discontinuities. Part of the found evidences into spotted documents to the memory of the school which indicates a process of institutionalization having as a goal to overcome the prejudice against hand work, it searched the similarity of a non ¿ professional school. Fundamented on the perspective of W. Benjamin written history the making of this study is built up through the connections of narratives from people kept in the school archives. From the apport of De Certeau, in these connections were highlighted the school know ledge on Math Education cut through with relations of power, conflicts and contradictions present on the everyday of Institutions. The fact is that all those contraditictions move within a practical teaching and a formal teaching to the practices related to the Math Education being one of the axes of the institutionalization of processDoutoradoEducação MatemáticaDoutor em Educação[s.n.]Miorim, Maria Ângela, 1953-Dinnikov, Circe Mary Silva da SilvaGarnica, Antonio Vicente MarafiotiMiguel, AntonioGalzerani, Maria Carolina BovérioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPinto, Antonio Henrique20062006-02-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf344p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603412PINTO, Antonio Henrique. Educação matematica e formação par o trabalho: praticas escolares na Escola Tecnica de Vitoria - 1960 a 1990. 2006. 344p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603412. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/377343porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:39:06Zoai::377343Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:39:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação matematica e formação par o trabalho : praticas escolares na Escola Tecnica de Vitoria - 1960 a 1990 |
title |
Educação matematica e formação par o trabalho : praticas escolares na Escola Tecnica de Vitoria - 1960 a 1990 |
spellingShingle |
Educação matematica e formação par o trabalho : praticas escolares na Escola Tecnica de Vitoria - 1960 a 1990 Pinto, Antonio Henrique Educação matemática Educação profissional Escolas técnicas Educação - História Mathematics education Professional education Technical schools Education - History |
title_short |
Educação matematica e formação par o trabalho : praticas escolares na Escola Tecnica de Vitoria - 1960 a 1990 |
title_full |
Educação matematica e formação par o trabalho : praticas escolares na Escola Tecnica de Vitoria - 1960 a 1990 |
title_fullStr |
Educação matematica e formação par o trabalho : praticas escolares na Escola Tecnica de Vitoria - 1960 a 1990 |
title_full_unstemmed |
Educação matematica e formação par o trabalho : praticas escolares na Escola Tecnica de Vitoria - 1960 a 1990 |
title_sort |
Educação matematica e formação par o trabalho : praticas escolares na Escola Tecnica de Vitoria - 1960 a 1990 |
author |
Pinto, Antonio Henrique |
author_facet |
Pinto, Antonio Henrique |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miorim, Maria Ângela, 1953- Dinnikov, Circe Mary Silva da Silva Garnica, Antonio Vicente Marafioti Miguel, Antonio Galzerani, Maria Carolina Bovério Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Antonio Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Educação profissional Escolas técnicas Educação - História Mathematics education Professional education Technical schools Education - History |
topic |
Educação matemática Educação profissional Escolas técnicas Educação - História Mathematics education Professional education Technical schools Education - History |
description |
Orientador: Maria Angela Miorim |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006-02-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603412 PINTO, Antonio Henrique. Educação matematica e formação par o trabalho: praticas escolares na Escola Tecnica de Vitoria - 1960 a 1990. 2006. 344p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603412. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603412 |
identifier_str_mv |
PINTO, Antonio Henrique. Educação matematica e formação par o trabalho: praticas escolares na Escola Tecnica de Vitoria - 1960 a 1990. 2006. 344p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603412. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/377343 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 344p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188951744839680 |