Ayahuasca Mamancuma merci beaucoup : internacionalização e diversificação do vegetalismo ayahuasqueiro peruano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Labate, Beatriz Caiuby
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615450
Resumo: Orientador: Mauro William Barbosa de Almeida
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O foco da pesquisa não recai no turismo da ayahuasca ligado a pacotes de viagem e lodges sofisticados em Iquitos, mas em centros de ayahuasca em Pucallpa, onde os estrangeiros participam de cerimônias e dietas de plantas, em busca de estados alterados de consciência, autoconhecimento, cura, experiências místicas, contato com a natureza e com culturas tradicionais, ou por simples curiosidade. Analisando as trajetórias e atividades dos vários curanderos, incluindo indígenas, mestiços pobres, peruanos de classe média e gringos, a tese mapeia a expansão, diversificação e internacionalização do vegetalismo peruano. O estudo identifica os contornos de redes e circuitos transnacionais que promovem a migração e o fluxo de pessoas e ?tecnologias sagradas? em escala global. Essas técnicas e conhecimentos articulados são progressivamente formalizados e institucionalizados, representando um hibridismo entre xamanismo, ciência e serviços. Argumenta-se que esse fenômeno não deve ser compreendido como sendo meramente a comodificação da espiritualidade indígena ou de neocolonialismo, mas como um produto de estratégias locais deliberadas para adaptar-se a condições socioeconômicas cambiantes. As negociações entre o mundo dos gringos e suas expectativas e as tradições locais (onde a bruxaria desempenha papel central) são realizadas sob condições hierárquicas diferenciadas e, frequentemente, envolvem tensões. São operadas traduções criativas de ambos os lados. As referências estrangeiras são dinamicamente incorporadas e reapropriadas nos termos da lógica do vegetalismo. Neste sentido, poder-se-ia dizer que as atuais modificações introduzidas no vegetalismo peruano representam uma espécie de continuidade do seu processo histórico de formação e síntese originais entre diferentes tradições étnicas indígenas e elementos cristãos. De qualquer maneira, não é mais possível considerar a formação local dos curanderos separada de suas interações com os estrangeiros ou dessas articulações entre o local e o globalAbstract: This thesis analyzes the relationship of foreigners to Peruvian vegetalismo. It contemplates outsiders traveling to Peru in search of ayahuasca-consuming experiences, gringos who themselves became curanderos and Peruvian ayahuasqueros who travel to hold workshops for urban middle-class clients in Europe and the USA. The research does not focus on ayahuasca tourism linked to travel packages and sophisticated lodges in Iquitos but on retreat centers in Pucallpa where outsiders join ceremonies and plant diets, in search of altered states of consciousness, self-knowledge, healing, mystic experiences, contact with nature and with traditional cultures, or simply because of curiosity. Through the analysis of the trajectories and activities of various curanderos, including indigenous, poor mestizo, middle-class Peruvian, and gringos, the study charts the expansion, diversification, and internationalization of Peruvian vegetalismo. The thesis identifies the contours of transnational networks and circuits that promote the migration and flux of people and ?sacred technologies? at a global scale. These articulated techniques and knowledges are progressively formalized and institutionalized, representing a hybridism between shamanism, science and service. It is argued that this phenomenon should not be understood as merely commoditization of indigenous spirituality, or neocolonialism, but as a product of deliberate local strategies to adapt to changing socio-economic conditions. The negotiations between the world of the gringos and their expectations and the local traditions (where sorcery plays a central role) are done under different hierarchical conditions, and frequently involve tensions. Creative translations are performed on both sides. The foreign references are dynamically incorporated and reappropriated under the logic of vegetalismo. In this sense, it could be said that the current modifications introduced in Peruvian vegetalismo represent some sort of continuity with its historical process of formation and original synthesis between different indigenous ethnic traditions and Christian elements. In any case, it is no longer possible to consider the local formation of the curanderos apart from their interactions with foreigners, or these articulations between the local and the globalDoutoradoAntropologiaDoutor em Antropologia Social[s.n.]Almeida, Mauro William Barbosa de, 1950-Groisman, AlbertoJr., Glenn Harvey ShepardLangdon, Esther JeanGodoi, Emília Pietrafesa deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Antropologia SocialUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLabate, Beatriz Caiuby2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf334 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615450LABATE, Beatriz Caiuby. Ayahuasca Mamancuma merci beaucoup: internacionalização e diversificação do vegetalismo ayahuasqueiro peruano. 2011. 334 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. 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