Aspectos afetivos e cognitivos da conduta em crianças com e sem dificuldade de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dell'Agli, Betânia Alves Veiga, 1972-
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606831
Resumo: Orientador: Rosely Palermo Brenelli
id UNICAMP-30_b7c984bb29371009de02ee7468dc420a
oai_identifier_str oai::422759
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Aspectos afetivos e cognitivos da conduta em crianças com e sem dificuldade de aprendizagemAffective and cognitive aspects of behavior in children with and without learnig disabilityAfetividadeCogniçãoDificuldade de aprendizagemTarefaAtividades de lazerAffectionCognitionLearnig disabilitySchool homeworkPlayful activitiesOrientador: Rosely Palermo BrenelliTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Embasados na teoria psicogenética que preconiza a existência de paralelismo entre aspectos afetivos e cognitivos da conduta, a presente pesquisa teve como objetivo verificar as relações entre esses aspectos em crianças com e sem queixa de dificuldade de aprendizagem. A amostra foi constituída por 12 crianças que cursavam a 3a série do ensino fundamental de uma escola da rede pública do interior do estado de São Paulo, sendo seis com queixa de dificuldade de aprendizagem e seis sem queixa de dificuldade de aprendizagem, segundo a informação da professora responsável. Os participantes são de ambos os sexos com idade entre 9 anos e 1 mês a 10 anos e 10 meses. O procedimento de coleta de dados pautou-se em observações em sala de aula com a turma toda, tanto nas tarefas escolares como nas atividades lúdicas. As tarefas escolares foram aquelas dadas pela professora e para as atividades lúdicas foram oferecidos jogos de regras. A fim de coletar informações a respeito das condutas das crianças no ambiente escolar e familiar, realizou-se uma entrevista com a professora e uma entrevista com a família. Aos participantes da pesquisa foram aplicadas individualmente as provas operatórias clássicas piagetianas e o jogo Descubra o Animal. Para a análise dos dados foram criadas categorias afetivas e cognitivas a partir das observações e das entrevistas. Os aspectos afetivos da conduta foram comparados entre os dois grupos e relacionados com o índice de operatoriedade, com o desempenho em conteúdos escolares e com o desempenho cognitivo no jogo. Ao comparar os aspectos afetivos em tarefas escolares e em atividades lúdicas, os resultados demonstraram que existem diferenças entre os grupos. Nas tarefas escolares, predominaram aspectos afetivos positivos nas crianças sem queixa de dificuldade de aprendizagem, enquanto que nas crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem, predominou a ausência de afetos positivos. Nas tarefas lúdicas, em ambos os grupos, evidenciou-se predomínio de afetos positivos. No que se refere às relações entre os aspectos afetivos e cognitivos analisados, os resultados demonstraram a existência de relações entre esses aspectos nas tarefas escolares nos dois grupos. Já nas atividades lúdicas, no grupo com queixa de dificuldade de aprendizagem, essa relação não se manteve, isso porque esse tipo de atividade parece mobilizar condutas afetivas positivas, garantindo o interesse, sem, contudo, modificar os aspectos cognitivos. Por ser um estudo empírico, essa pesquisa contribuiu para melhor compreender a relação entre afetividade e cognição em crianças com e sem queixa de dificuldade de aprendizagem assim como compreender que aspectos afetivos e cognitivos são complementares, indissociáveis e irredutíveisAbstract: Based on the theory of psycho-genetics that shows the existence of a parallel between affective and cognitive aspects of behavior, the objective of this research is to verify the relationship between these aspects in children with and without learning disabilities. Twelve boys and girls with ages ranging from 9 years and 1 month to 10 years and 10 months were chosen to be observed. The children were attending 3rd grade in a public primary school in a suburban town in the state of Sao Paulo, Brazil. Based on the assessment by their teacher, half of the children showed gaps in learning and the other half had no learning disabilities. The test group was observed with other students in a classroom environment, performing teacher directed learning activities and playing activities such as rule games. In order to get further information about the children¿s behavior in school and in their family environment, both the teacher and family members were interviewed. Classical operational Piaget tests and the game Find the Animal were applied individually to all twelve participants engaged in the research. By analyzing the data obtained from observation and interviews some affective and cognitive categories were set. The affective aspects of the behavior were compared between the two groups and then were related to operational index, performance in school content and cognitive performance in the game. Comparing the affective aspects occurring in school work and in playful activities, it was shown that there were some differences between the groups. Children with no learning disabilities displayed more positive affective aspects concerning school work whereas the children with learning disabilities showed a lack of positive affection. It was clear that in both groups the positive affect was predominant in regard to playful activities. Regarding the relationship between analyzed affective and cognitive aspects the results showed that there was correlation between the aspects observed in the school work of both groups. However, with the group that exhibits learning disabilities, the relationship did not exist with the playful activities because these kinds of activities seem to require positive affective behavior, which guarantees interest without modifying cognitive aspects. Because this was an empirical study it contributes to a better understanding of the relationship between affection and cognition in children with and without learning disabilities as well as an understanding that affective and cognitive aspects are complementary, inseparable and irreducibleDoutoradoPsicologia, Desenvolvimento Humano e EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Brenelli, Rosely Palermo, 1949-Souza, Maria Thereza Costa Coelho deRosetti, Claudia BroettoBoruchovitch, EvelyVinha, Telma PileggiMartinelli, Selma de CássiaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDell'Agli, Betânia Alves Veiga, 1972-20082008-11-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf324p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606831DELL'AGLI, Betânia Alves Veiga. Aspectos afetivos e cognitivos da conduta em crianças com e sem dificuldade de aprendizagem. 2008. 324p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606831. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/422759porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:09:18Zoai::422759Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:09:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos afetivos e cognitivos da conduta em crianças com e sem dificuldade de aprendizagem
Affective and cognitive aspects of behavior in children with and without learnig disability
title Aspectos afetivos e cognitivos da conduta em crianças com e sem dificuldade de aprendizagem
spellingShingle Aspectos afetivos e cognitivos da conduta em crianças com e sem dificuldade de aprendizagem
Dell'Agli, Betânia Alves Veiga, 1972-
Afetividade
Cognição
Dificuldade de aprendizagem
Tarefa
Atividades de lazer
Affection
Cognition
Learnig disability
School homework
Playful activities
title_short Aspectos afetivos e cognitivos da conduta em crianças com e sem dificuldade de aprendizagem
title_full Aspectos afetivos e cognitivos da conduta em crianças com e sem dificuldade de aprendizagem
title_fullStr Aspectos afetivos e cognitivos da conduta em crianças com e sem dificuldade de aprendizagem
title_full_unstemmed Aspectos afetivos e cognitivos da conduta em crianças com e sem dificuldade de aprendizagem
title_sort Aspectos afetivos e cognitivos da conduta em crianças com e sem dificuldade de aprendizagem
author Dell'Agli, Betânia Alves Veiga, 1972-
author_facet Dell'Agli, Betânia Alves Veiga, 1972-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brenelli, Rosely Palermo, 1949-
Souza, Maria Thereza Costa Coelho de
Rosetti, Claudia Broetto
Boruchovitch, Evely
Vinha, Telma Pileggi
Martinelli, Selma de Cássia
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Dell'Agli, Betânia Alves Veiga, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Afetividade
Cognição
Dificuldade de aprendizagem
Tarefa
Atividades de lazer
Affection
Cognition
Learnig disability
School homework
Playful activities
topic Afetividade
Cognição
Dificuldade de aprendizagem
Tarefa
Atividades de lazer
Affection
Cognition
Learnig disability
School homework
Playful activities
description Orientador: Rosely Palermo Brenelli
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-11-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606831
DELL'AGLI, Betânia Alves Veiga. Aspectos afetivos e cognitivos da conduta em crianças com e sem dificuldade de aprendizagem. 2008. 324p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606831. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
DELL'AGLI, Betânia Alves Veiga. Aspectos afetivos e cognitivos da conduta em crianças com e sem dificuldade de aprendizagem. 2008. 324p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606831. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/422759
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
324p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188982426173440