Historias e memorias de educandos e educadores na constituição da identidade do projeto educativo de integração social-PEIS : referencias em politicas publicas e institucionais para a educação de jovens e adultos e formação de educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Silmara de
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599578
Resumo: Orientadores: Sonia Giubilei
id UNICAMP-30_ba537c70edf95a9ceb6cd1865843cd15
oai_identifier_str oai::334991
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Historias e memorias de educandos e educadores na constituição da identidade do projeto educativo de integração social-PEIS : referencias em politicas publicas e institucionais para a educação de jovens e adultos e formação de educadoresEducação de jovens e adultosProfessores - FormaçãoPolíticas públicasOrientadores: Sonia GiubileiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa insere-se nas discussões e debates sobre a Educação de Jovens e Adultos e Formação de Educadores, bem como sobre a gestão de ações educativas locais, sem prescindir do poder público e institucional ou da responsabilidade social da Universidade, possibilitadas a partir da reconstituição da história do Projeto Educativo de Integração Social-PEIS, numa perspectiva histórico-político-social, realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas, individuais e coletivas, em que se priorizaram as memórias dos diferentes sujeitos que participaram, e ainda participam do Projeto, desde 1982. No processo investigativo deste estudo de caso, vislumbrou-se a possibilidade de, partindo-se dos princípios evidenciados na reconstituição da história do PEIS e que constituem a sua identidade, indicar as referências para a proposição de políticas públicas e institucionais para a Educação de Jovens e Adultos, imbricadas para a Formação de Educadores, como, também, para a produção teórica dirigida a uma pedagogia do adultoAbstract: This research focuses on debates and discussions concerning the Education of Youth and Adults and the development process of educators. The study also approaches the management of educational local actions, including the public and the institutional sector and the social responsibility of the University. These actions are based on the reconstitution of the Education and Social Integration Preject ESIP - from a historical, political and social perspective. Created from some semi structured interviews, (individual and collective), the memoirs of the subjects who have participated in the project since 1982 were privileged. Starting from the principles through the reconstitution of the project history that characterize the ESIP identity, during the investigative process of this case study some possibilities of references to the proposition of public and institutional policies for the Education of Youth and Adults carne up. These possibilities were imbricated in the Development of Educators as well as in the theoretical production directed to a pedagogy for adultsDoutoradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresDoutor em Educação[s.n.]Giubilei, Sonia, 1938-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCampos, Silmara de20042004-08-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf217 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599578CAMPOS, Silmara de. Historias e memorias de educandos e educadores na constituição da identidade do projeto educativo de integração social-PEIS: referencias em politicas publicas e institucionais para a educação de jovens e adultos e formação de educadores. 2004. 217 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599578. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/334991porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-19T11:14:38Zoai::334991Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-19T11:14:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Historias e memorias de educandos e educadores na constituição da identidade do projeto educativo de integração social-PEIS : referencias em politicas publicas e institucionais para a educação de jovens e adultos e formação de educadores
title Historias e memorias de educandos e educadores na constituição da identidade do projeto educativo de integração social-PEIS : referencias em politicas publicas e institucionais para a educação de jovens e adultos e formação de educadores
spellingShingle Historias e memorias de educandos e educadores na constituição da identidade do projeto educativo de integração social-PEIS : referencias em politicas publicas e institucionais para a educação de jovens e adultos e formação de educadores
Campos, Silmara de
Educação de jovens e adultos
Professores - Formação
Políticas públicas
title_short Historias e memorias de educandos e educadores na constituição da identidade do projeto educativo de integração social-PEIS : referencias em politicas publicas e institucionais para a educação de jovens e adultos e formação de educadores
title_full Historias e memorias de educandos e educadores na constituição da identidade do projeto educativo de integração social-PEIS : referencias em politicas publicas e institucionais para a educação de jovens e adultos e formação de educadores
title_fullStr Historias e memorias de educandos e educadores na constituição da identidade do projeto educativo de integração social-PEIS : referencias em politicas publicas e institucionais para a educação de jovens e adultos e formação de educadores
title_full_unstemmed Historias e memorias de educandos e educadores na constituição da identidade do projeto educativo de integração social-PEIS : referencias em politicas publicas e institucionais para a educação de jovens e adultos e formação de educadores
title_sort Historias e memorias de educandos e educadores na constituição da identidade do projeto educativo de integração social-PEIS : referencias em politicas publicas e institucionais para a educação de jovens e adultos e formação de educadores
author Campos, Silmara de
author_facet Campos, Silmara de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Giubilei, Sonia, 1938-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Silmara de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Professores - Formação
Políticas públicas
topic Educação de jovens e adultos
Professores - Formação
Políticas públicas
description Orientadores: Sonia Giubilei
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-08-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599578
CAMPOS, Silmara de. Historias e memorias de educandos e educadores na constituição da identidade do projeto educativo de integração social-PEIS: referencias em politicas publicas e institucionais para a educação de jovens e adultos e formação de educadores. 2004. 217 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599578. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
CAMPOS, Silmara de. Historias e memorias de educandos e educadores na constituição da identidade do projeto educativo de integração social-PEIS: referencias em politicas publicas e institucionais para a educação de jovens e adultos e formação de educadores. 2004. 217 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599578. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/334991
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
217 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188920399757312