Tecnologia assistiva e seus usuários : automóveis adaptados no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634959 |
Resumo: | Orientador: Léa Maria Leme Strini Velho |
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Tecnologia assistiva e seus usuários : automóveis adaptados no BrasilAssistive technology and its users : automobiles adapted in BrazilPessoas com deficiênciaAutonomia pessoalEquipamentos de autoajudaAutomóveisDisabled personsPersonal autonomyAssistive TechnologyAutomobilesOrientador: Léa Maria Leme Strini VelhoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: A deficiência é uma entidade complexa e multifacetada que, geralmente, requer o uso de Tecnologia Assistiva para a execução das atividades diárias, principalmente daquelas relacionadas à mobilidade. Estar apto a conduzir um automóvel adaptado envolve várias etapas, inclusive (re)aprender a dirigir com o emprego da Tecnologia Assistiva, que é construída, configurada e reconfigurada socialmente. Este projeto tem como objetivo geral: detectar a contribuição do usuário com deficiência física no processo de construção social da tecnologia e, especificamente, da Tecnologia Assistiva automotiva no Brasil. Os objetivos específicos são: identificar como os usuários de Tecnologia Assistiva definem o que é deficiência; investigar como os usuários da Tecnologia Assistiva percebem a relação entre a própria deficiência e a Tecnologia Assistiva que utilizam; identificar se existe demanda de participação dos usuários na construção da Tecnologia Assistiva automotiva no Brasil e se há um canal de relacionamento com o governo que possibilite esta participação; explorar como as pessoas com deficiência, que utilizam dispositivos de Tecnologia Assistiva automotiva, se sentem em relação a estas tecnologias; desvelar o que significa para as pessoas com deficiência física dirigir seu próprio automóvel adaptado. Esta é uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória realizada na internet em duas etapas. Na primeira, coletei e analisei postagens de blogs de pessoas com deficiência. Na segunda, entrevistei 9 blogueiros. A análise dos dados foi realizada com o emprego da Grounded Theory. Vários conceitos de deficiência emergiram dos dados analisados, muitos mesclam elementos dos modelos Biomédico e Social e outros se coadunam com o meu conceito de deficiência. A Tecnologia Assistiva é definida por aquilo que pode proporcionar. Dentre os entrevistados, a Tenologia Assistiva é tão naturalizada que se tornou invisível, indicando a existência de configurações silenciosas. A maioria dos entrevistados não considera que a participação dos usuários deve ocorrer em todas as fases do desenvolvimento da tecnologia e acredita que secretarias e conselhos são canais de relacionamento do governo com as pessoas com deficiência, embora a maioria aponte a baixa efetividade destes canais. A ausência de dados sobre o Plano Viver sem Limite indica a baixa resolutividade e a falta de concatenação entre as políticas públicas para pessoas com deficiência. A maioria dos entrevistados relatou que se sente confiante com as adaptações e que elas atendem suas necessidades. Perguntados se possuíam opções, os entrevistados citaram tecnologias mais caras e/ou importadas. Dirigir um automóvel adaptado envolve um processo de mútua de reconfiguração usuário com deficiência-Tecnologia Assistiva para obter boa dirigibilidade. Algumas dessas configurações da tecnologia são estabilizadas e outras são transgressoras. As pessoas que dirigiam antes da deficiência, ao reconfigurarem seus corpos para dirigirem carros adaptados, utilizam suas configurações prévias como ponto de partida. Os condutores que possuíam deficiência antes do processo de habilitação não têm uma configuração prévia e utilizam a Tecnologia Assistiva como ponto de partida, o que se constitui uma configuração às cegas. São múltiplas as possibilidades de reconfiguração para os condutores com deficiência; mas, para todos, dirigir seu próprio automóvel adaptado significa liberdade, autonomia e independênciaAbstract: Disability is a complex and multifaceted entity that generally requires the use of Assistive Technology to perform daily activities, especially those related to mobility. Being able to drive an adapted car involves several steps, including (re) learning to drive with the use of Assistive Technology, which is built, configured and reconfigured socially. This project has the general objective of detecting the contribution of physically disabled users in the process of social construction of technology and, specifically, automotive Assistive Technology in Brazil. The specific objectives are: to identify how users of Assistive Technology define what is deficiency; to investigate how Assistive Technology users perceive the relationship between the deficiency itself and the Assistive Technology they use; identify if there is a demand for user participation in the construction of automotive Assistive Technology in Brazil and if there is a channel of relationship with the government that allows this participation; to explore how people with disabilities, using Automotive Assistive Technology devices, feel about these technologies; to unveil what it means for people with disabilities to drive their own adapted car. This is a qualitative, descriptive and exploratory research carried out on the internet in two stages. In the first, I collected and analyzed blog posts for people with disabilities. In the second, I interviewed 9 bloggers. Data analysis was performed using the Grounded Theory. Several concepts of disability emerged from the data analyzed, many elements of the Biomedical and Social models combined and others are in line with my concept of disability. Assistive Technology is defined by what it can provide. Among those interviewed, the Assistive Tenology is so naturalized that it became invisible, indicating the existence of silent configurations. Most respondents do not believe that user participation should occur at all stages of technology development and believes that secretariats and councils are channels of government relationship with people with disabilities, although most point to the low effectiveness of these channels. The lack of data on the Living Without Limits Plan indicates the low resolution and the lack of concatenation between public policies for people with disabilities. Most interviewees reported that they feel confident with the adaptations and that they meet their needs. Asked if they had options, respondents cited more expensive and / or imported technologies. Driving an adapted automobile involves a mutual reconfiguration process with disabled-Assistive Technology for good drivability. Some of these technology settings are stabilized and others are transgressive. People who drove before disability, by reconfiguring their bodies to drive adapted cars, use their previous settings as a starting point. Drivers who were disabled before the activation process do not have a previous configuration and use Assistive Technology as a starting point, which constitutes a blind configuration. There are multiple possibilities for reconfiguration for disabled drivers; but for everyone, driving your own adapted car means freedom, autonomy and independenceDoutoradoPolítica Científica e TecnologicaDoutora em Política Científica e Tecnológica[s.n.]Velho, Léa Maria Leme Strini, 1952-Consoni, Flávia LucianeSerafim, Milena PavanLeite, Flávia Piva AlmeidaPedro, Wilson José AlvesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em Política Científica e TecnológicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarbosa, Adriana Silva, 1981-20182018-08-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (309 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634959BARBOSA, Adriana Silva. Tecnologia assistiva e seus usuários: automóveis adaptados no Brasil. 2018. 1 recurso online (309 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634959. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1062855Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-18T12:37:54Zoai::1062855Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-01-18T12:37:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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