Conhecimento especializado de futuros professores da educação infantil e anos iniciais sobre paralelismo quando a base é a visualização  

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Silvania Couto da, 1972-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638078
Resumo: Orientador: Carlos Miguel da Silva Ribeiro
id UNICAMP-30_bcfde2139f7db88fbf40d16e9b510ea1
oai_identifier_str oai::1126195
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Conhecimento especializado de futuros professores da educação infantil e anos iniciais sobre paralelismo quando a base é a visualização  Prospective kindergarten and primary teachers specialized knowledge on parallelism grounded on the visualizationModelo do conhecimento especializado do professor de matemáticaVisualizaçãoCegos - Ensino - MatemáticaMathematics teachers specializaed knowledgeVisualizationParallelismBlind studentParalelismo (Geometria)Orientador: Carlos Miguel da Silva RibeiroDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Por considerar a formação inicial de professores o primeiro passo do seu desenvolvimento profissional, assume-se este momento como de suprema importância para formar as bases do seu conhecimento como professores, conhecimento esse que se toma como especializado na perspectiva do Mathematics Teachers Specialized Knowledge ¿ MTSK. Sendo a Geometria uma das áreas problemáticas para os alunos, torna-se importante obter uma visão mais ampla sobre o conhecimento revelado pelo futuro professor em conteúdos de Geometria, mais especificamente sobre paralelismo, em particular no que concerne à visualização, em contextos que permitem trabalhar também com alunos cegos (contextos inclusivos). O cerne desta pesquisa é o Conhecimento Especializado do futuro professor da Educação Infantil e dos Anos Iniciais (estudantes de pedagogia), ao discutir tarefas no âmbito do paralelismo e do perpendicularismo, primando pelo desenvolvimento da habilidade da visualização em Geometria. As tarefas, que tinham por foco desenvolver o conhecimento especializado no âmbito do paralelismo, foram desenhadas de modo a oportunizar a discussão do conhecimento de futuros professores para o trabalho de forma inclusiva com alunos cegos e videntes . Analisaram-se os dados obtidos nas produções dos 28 futuros professores que frequentavam uma disciplina de 4 horas semanais do 3.° ano do curso de Pedagogia de uma universidade pública do estado de São Paulo e coletaram-se informações por meio de gravações em áudio e vídeo das discussões em grande grupo e em seis pequenos grupos nas quatro aulas como suporte para melhor entender a resolução dos problemas propostos. A análise permitiu identificar o conhecimento revelado pelos futuros professores nas produções escritas, relacionando-as com as dimensões do Mathematics Teachers¿ Specialized Knowledge (MTSK), com especial atenção para os subdomínios Knowledge of Topics (KoT) e Knowledge of the Structure of Mathematics (KSM) do Mathematical Knowledge (MK) e do Knowledge of Features of Learning Mathematics (KFLM), subdomínio do Pedagogical Content Knowledge (PCK). Os resultados revelaram que os futuros professores percebem o paralelismo presente em figuras bi e tridimensionais, que existem diferentes formas de registros de representação e que a apreensão operatória mereológica é um recurso potencial para aprendizagem do paralelismo, podendo ser empregada de forma concomitante com alunos cegos e videntes, praticando a inclusãoAbstract: Considering initial teacher education as the first step in their professional development, this moment is of paramount importance to form the basis of their knowledge as teachers, which we assume to be Specialized from the perspective of Mathematics Teachers Specializes Knowledge ¿ MTSK. As geometry is one of the problem areas for students, it is important to gain a broader view of knowledge revealed by the future teacher in geometry content, more specifically about parallelism, particularly with regard to visualization, in contexts that allow working also with blind students (inclusive contexts). The core of this research is the Specialized Knowledge of the future kindergarten teachers and primary teachers (education students) discussing tasks in the field of parallelism and perpendicularism striving for the development of the ability of visualization in Geometry. The tasks, which focused on developing specialized knowledge in the field of parallelism, were designed to provide an opportunity to discuss the knowledge of future teachers to work inclusive with blind students and seer . The data obtained from the productions of the 28 future teachers who attended a 4-hour weekly course in the 3rd year of the Pedagogy course of a public university in the State of São Paulo were analyzed and information was collected through audio and video recordings. video of the large group and six small group discussions in the four classes as a support to better understand the resolution of the proposed problems The analysis made it possible to identify the knowledge revealed by the future teachers in the written productions, relating them to the dimensions of the Mathematics Teachers' Specialized Knowledge (MTSK), with particular attention to the Knowledge of Topics (KoT) and Knowledge of the Structure of Mathematics (KSM) of the Mathematical Knowledge (MK) and the Knowledge of Features of Learning Mathematics (KFLM), sub-domain of Pedagogical Content Knowledge (PCK), making use of the transcripts of discussions recordings as necessary. As a result, we obtained a set of indicators of the knowledge of these future teachers, such as knowing that parallelism is present in two and three-dimensional figures, that there are different forms of representation records and that mereological operative apprehension is a potential resource for learning parallelism. It can be used concomitantly with blind and seer students, practicing inclusionMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978-Utsumi, Miriam CardosoAvila, Dinazar Isabel EscuderoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASConceição, Silvania Couto da, 1972-20192019-10-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (141 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638078CONCEIÇÃO, Silvania Couto da. Conhecimento especializado de futuros professores da educação infantil e anos iniciais sobre paralelismo quando a base é a visualização   . 2019. 1 recurso online (141 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638078. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1126195Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-21T15:55:18Zoai::1126195Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-05-21T15:55:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento especializado de futuros professores da educação infantil e anos iniciais sobre paralelismo quando a base é a visualização  
Prospective kindergarten and primary teachers specialized knowledge on parallelism grounded on the visualization
title Conhecimento especializado de futuros professores da educação infantil e anos iniciais sobre paralelismo quando a base é a visualização  
spellingShingle Conhecimento especializado de futuros professores da educação infantil e anos iniciais sobre paralelismo quando a base é a visualização  
Conceição, Silvania Couto da, 1972-
Modelo do conhecimento especializado do professor de matemática
Visualização
Cegos - Ensino - Matemática
Mathematics teachers specializaed knowledge
Visualization
Parallelism
Blind student
Paralelismo (Geometria)
title_short Conhecimento especializado de futuros professores da educação infantil e anos iniciais sobre paralelismo quando a base é a visualização  
title_full Conhecimento especializado de futuros professores da educação infantil e anos iniciais sobre paralelismo quando a base é a visualização  
title_fullStr Conhecimento especializado de futuros professores da educação infantil e anos iniciais sobre paralelismo quando a base é a visualização  
title_full_unstemmed Conhecimento especializado de futuros professores da educação infantil e anos iniciais sobre paralelismo quando a base é a visualização  
title_sort Conhecimento especializado de futuros professores da educação infantil e anos iniciais sobre paralelismo quando a base é a visualização  
author Conceição, Silvania Couto da, 1972-
author_facet Conceição, Silvania Couto da, 1972-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Carlos Miguel da Silva, 1978-
Utsumi, Miriam Cardoso
Avila, Dinazar Isabel Escudero
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Silvania Couto da, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Modelo do conhecimento especializado do professor de matemática
Visualização
Cegos - Ensino - Matemática
Mathematics teachers specializaed knowledge
Visualization
Parallelism
Blind student
Paralelismo (Geometria)
topic Modelo do conhecimento especializado do professor de matemática
Visualização
Cegos - Ensino - Matemática
Mathematics teachers specializaed knowledge
Visualization
Parallelism
Blind student
Paralelismo (Geometria)
description Orientador: Carlos Miguel da Silva Ribeiro
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-10-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638078
CONCEIÇÃO, Silvania Couto da. Conhecimento especializado de futuros professores da educação infantil e anos iniciais sobre paralelismo quando a base é a visualização   . 2019. 1 recurso online (141 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638078. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638078
identifier_str_mv CONCEIÇÃO, Silvania Couto da. Conhecimento especializado de futuros professores da educação infantil e anos iniciais sobre paralelismo quando a base é a visualização   . 2019. 1 recurso online (141 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638078. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1126195
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (141 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189155808215040