Imagens visuais nos livros didáticos : permanências e rupturas nas propostas de leitura (Brasil, décadas de 1970 a 2000)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, João Batista Gonçalves
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616419
Resumo: Orientador: Maria Carolina Bovério Galzerani
id UNICAMP-30_bd1739eabdf64682722ff6591486d4eb
oai_identifier_str oai::831490
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Imagens visuais nos livros didáticos : permanências e rupturas nas propostas de leitura (Brasil, décadas de 1970 a 2000)Visual images in textbooks : permanencies and ruptures in the proposed reading (Brazil, decades from 1970 to 2000)Livros didáticosImagens fotográficasHistória (Ensino fundamental)LeituraIlustraçõesImagesTextbooksHistoryIconographyReadingOrientador: Maria Carolina Bovério GalzeraniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta tese estuda as propostas de leitura e usos de imagens visuais como documentos históricos impressos nos livros didáticos de História, editados entre as décadas de 1970 e 2000. Analisa os livros didáticos destinados ao uso dos alunos do segundo ciclo do ensino fundamental. Estuda como as metodologias de leitura de imagens visuais apresentadas nos livros didáticos, inserem-se nas culturas escolares dentro de um processo de amálgama de saberes provenientes da Academia, dos autores e editores e dos conhecimentos dos professores. Procura entender como as propostas de leitura concentram-se em fórmulas metodológicas que hierarquizam o texto escrito em relação ao texto visual. Dimensiona como as formas de controle exercidas pelas políticas públicas, relacionadas ao livro didático, passaram direcionar o uso de determinadas metodologias de leitura imagens em detrimento de outras. A partir daí, analisa as formas de editoração das imagens visuais em relação aos textos escritos, no interior dos capítulos dos livros didáticos e nos exercícios de fixação destinados aos alunos; procurando flagrar representações plurais relativas às metodologias de leitura de iconografias. Objetiva, finalmente, a resignificação dos sentidos das leituras de imagens como documentos históricos na prática diária dos professores de História de ensino fundamental. Utiliza como referencias teóricos os estudos desenvolvidos por Walter Benjamin e Edward Palmer Thompson, no que respeita, particularmente, às suas concepções de tempo, de investigação e de narração histórica.Abstract: This thesis studies the proposed uses of reading and visual images as historical documents printed in the textbooks of history, published between the 1970 and 2000. It analyzes the textbooks for the use of students of upper secondary school. It studies how the methodologies of reading visual images presented in textbooks, are within school cultures within a process of amalgamation of knowledge from the Academy of the authors and editors and teachers' knowledge. Seeks to understand how to read the proposals focus on a method to prioritize the written text in relation to the visual text. Scales as the forms of control exercised by public policies related to the textbook, they direct the use of certain methods of reading images over others. From there, looks at ways of publishing of visual images in relation to written texts, within chapters of textbooks and focusing exercises for the students, trying to catch plural representations concerning the iconography of reading methodologies. Objective, ultimately reframing the meanings of the readings of images as historical documents in the daily practice of History teachers from elementary school. Used as theoretical studies developed by Walter Benjamin and Edward Palmer Thompson, regarding in particular, their conceptions of time, research and historical narration.DoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteDoutor em Educação[s.n.]Galzerani, Maria Carolina Bovério, 1949-2015Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBueno, João Batista Gonçalves2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf290 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616419BUENO, João Batista Gonçalves. Imagens visuais nos livros didáticos: permanências e rupturas nas propostas de leitura (Brasil, décadas de 1970 a 2000). 2003. 290 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616419. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/831490porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-08T10:37:46Zoai::831490Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-08-08T10:37:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagens visuais nos livros didáticos : permanências e rupturas nas propostas de leitura (Brasil, décadas de 1970 a 2000)
Visual images in textbooks : permanencies and ruptures in the proposed reading (Brazil, decades from 1970 to 2000)
title Imagens visuais nos livros didáticos : permanências e rupturas nas propostas de leitura (Brasil, décadas de 1970 a 2000)
spellingShingle Imagens visuais nos livros didáticos : permanências e rupturas nas propostas de leitura (Brasil, décadas de 1970 a 2000)
Bueno, João Batista Gonçalves
Livros didáticos
Imagens fotográficas
História (Ensino fundamental)
Leitura
Ilustrações
Images
Textbooks
History
Iconography
Reading
title_short Imagens visuais nos livros didáticos : permanências e rupturas nas propostas de leitura (Brasil, décadas de 1970 a 2000)
title_full Imagens visuais nos livros didáticos : permanências e rupturas nas propostas de leitura (Brasil, décadas de 1970 a 2000)
title_fullStr Imagens visuais nos livros didáticos : permanências e rupturas nas propostas de leitura (Brasil, décadas de 1970 a 2000)
title_full_unstemmed Imagens visuais nos livros didáticos : permanências e rupturas nas propostas de leitura (Brasil, décadas de 1970 a 2000)
title_sort Imagens visuais nos livros didáticos : permanências e rupturas nas propostas de leitura (Brasil, décadas de 1970 a 2000)
author Bueno, João Batista Gonçalves
author_facet Bueno, João Batista Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Galzerani, Maria Carolina Bovério, 1949-2015
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, João Batista Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didáticos
Imagens fotográficas
História (Ensino fundamental)
Leitura
Ilustrações
Images
Textbooks
History
Iconography
Reading
topic Livros didáticos
Imagens fotográficas
História (Ensino fundamental)
Leitura
Ilustrações
Images
Textbooks
History
Iconography
Reading
description Orientador: Maria Carolina Bovério Galzerani
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616419
BUENO, João Batista Gonçalves. Imagens visuais nos livros didáticos: permanências e rupturas nas propostas de leitura (Brasil, décadas de 1970 a 2000). 2003. 290 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616419. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616419
identifier_str_mv BUENO, João Batista Gonçalves. Imagens visuais nos livros didáticos: permanências e rupturas nas propostas de leitura (Brasil, décadas de 1970 a 2000). 2003. 290 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616419. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/831490
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
290 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189063808253952