O projeto político-pedagógico-linguístico do trabalho com o campo jornalístico proposto no componente de língua portuguesa da base nacional comum curricular (6º a 9º ano)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Pedro Henrique de Oliveira, 1992-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1756
Resumo: Orientador: Márcia Rodrigues de Souza Mendonça
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spelling O projeto político-pedagógico-linguístico do trabalho com o campo jornalístico proposto no componente de língua portuguesa da base nacional comum curricular (6º a 9º ano)The political-pedagogical-linguistic project for working with the journalistic field proposed in the portuguese language component of the common national curricular base (6th to 9th grades)Política de educação linguísticaJornalismoLíngua portuguesaBase Nacional Comum CurricularLanguage education policyJournalistic fieldPortuguese language componentCommon National Curricular BaseOrientador: Márcia Rodrigues de Souza MendonçaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Nesta dissertação, analisamos projeto político-pedagógico-linguístico do trabalho com o campo jornalístico proposto no Componente de Língua Portuguesa (CLP) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dos anos finais do Ensino Fundamental (6º a 9º ano). A BNCC foi produzida em contexto de crise política e econômica no país, instituindo-se numa transição de governos – do Governo Dilma Rousseff (2011-2016) para o Governo Michel Temer (2016-2018) –, que operaram diretamente sobre a elaboração do texto. Entendemos que a BNCC é, através do CLP, uma Política de Educação Linguística (PEL), cf. Bagno e Rangel (2005); e que, por isso, é uma força do Estado que incide sobre a pedagogia de língua (cf. SIMÕES, 2006; GERALDI, 2010, 1997a, 1997b, 1996) e letramentos (STREET, 2014; BUCKINGHAM, 2003; KELLNER; SHARE, 2005) instituída na cultura escolar (cf. JULIA, 2001; PETITAT, 1994). A fim de alcançar seus objetivos pedagógicos, o CLP da BNCC é composto por Campos de Atuação, dentre os quais se situa o Campo Jornalístico-Midiático (CJM), fundamentalmente centrado no texto jornalístico materialmente expresso em língua de prestígio (CAVALCANTI, 2013); e em letramentos midiáticos (BUCKINGHAM, 2003) sob a força do letramento único (STREET; STREET, J., 2014). Ao situarmos nosso objeto de pesquisa em torno do CJM entendemos que a BNCC relaciona este campo com a comunicação social instituída na esfera pública brasileira, marcada por oligopolização e contradições entre interesses públicos e privados (FONSECA, 2004). Diante disso, entendemos que as contradições da esfera pública e sua escolarização no seio normativo da escola e do ensino de Português (GERALDI, 2010) precisam ser criticamente problematizadas, no sentido de se denunciar possíveis movimentos reprodutores de desigualdades e injustiças. Adotando a perspectiva indisciplinar e crítica de Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006), interpretamos, no CLP-BNCC, o projeto político-pedagógico-linguístico do trabalho com o campo jornalístico para o ensino de Português. Usamos o método sociológico de análise (cf. VOLÓCHINOV, 2017), em diálogo com uma perspectiva ético-cultural de linguagem (BAKHTIN, 2015), mobilizando centralmente categorias éticas, políticas e ideológicas (BAKHTIN, 1997, 2010, 2016; VOLÓCHINOV, 2017; STREET, 2014; MILROY, 2011; SIMÕES, 2006). A interpretação dos dados leva-nos a alguns resultados, que apontam para a instituição de uma autonomia do texto jornalístico e dos letramentos midiáticos em relação a uma formação para participação social e desenvolvimento de cidadania; o debate superficial de Educação de Mídia; a manutenção do espírito pedagógico normativo de diálogo com a herança cultural-linguística em torno de língua de prestígio e letramento único; a pacificação da participação em letramentos da mídia jornalística na esfera pública. Assim, defendemos uma PEL, em torno do trabalho pedagógico com o campo jornalístico, de compromisso com o aluno, sua língua (seu discurso e ideologia) e seu lugar de comunicador social; o que envolve, a nosso ver, a definição de uma outra ética para o ensino de Português, e uma perspectiva de letramentos midiáticos críticosAbstract: In this dissertation, we analyze the political-pedagogical-linguistic project for working with the journalistic field proposed in the Portuguese Language Component (PLC) of the Common National Curricular Base (CNCB) in the final years of elementary school (6th to 9th grades). The BNCC was produced in a context of political and economic crisis in the country, instituted in a transition of governments - from the Dilma Rousseff Government (2011-2016) to the Michel Temer Government (2016-2018) -, which operated directly on the elaboration of the text. We understand that the CNCB is, through the PLC, a Language Education Policy (LEP), cf. Bagno and Rangel (2005); and that, therefore, it is a force of the state that focuses on the pedagogy of language (cf. SIMÕES, 2006; GERALDI, 2010, 1997a, 1997b, 1996) and literacies (STREET, 2014; BUCKINGHAM, 2003; KELLNER; SHARE, 2005) instituted in school culture (cf. JULIA, 2001; PETITAT, 1994). To achieve its pedagogical goals, the PLC of the CNCB is composed of Fields of Performance, among which is the Journalistic-Media Field (JMF), fundamentally centered on the journalistic text materially expressed in prestigious language (CAVALCANTI, 2013); and on media literacies (BUCKINGHAM, 2003) under the strength of a singular literacy (STREET; STREET, J., 2014). By situating our research object around the JMF we understand that the CNCB relates this field to the social communication instituted in the Brazilian public sphere, marked by oligopolization and contradictions between public and private interests (FONSECA, 2004). Therefore, we understand that the contradictions of the public sphere and its schooling in the normative bosom of the school and the teaching of Portuguese (GERALDI, 2010) need to be critically problematized, to denounce possible movements that reproduce inequalities and injustices. Adopting the undisciplinary and critical perspective of Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006), we interpret, in the PLC-CNCB, the political-pedagogical-linguistic project of the work with the journalistic field for the teaching of Portuguese. We use the sociological method of analysis (cf. VOLÓCHINOV, 2017), in dialogue with an ethical-cultural perspective of language (BAKHTIN, 2015), centrally mobilizing ethical, political, and ideological categories (BAKHTIN, 1997, 2010, 2016; VOLÓCHINOV, 2017; STREET, 2014; MILROY, 2011; SIMÕES, 2006). The interpretation of the data leads us to some results, which point to the institution of an autonomy of the journalistic text and media literacies in relation to an education for social participation and citizenship development; the superficial debate of Media Education; the maintenance of the normative pedagogical spirit of dialogue with the cultural-linguistic heritage around prestigious language and singular literacy; the pacification of participation in news media literacies in the public sphere. Thus, we advocate an LEP, around the pedagogical work with the journalistic field, of commitment to the student, his language (his discourse and ideology), and his place as a social communicator, which involves, in our view, the definition of another ethic for the teaching of Portuguese, and a perspective of critical media literacyMestradoLinguagem e EducaçãoMestre em Linguística AplicadaCAPES0[s.n.]Mendonça, Márcia Rodrigues de Souza, 1968-Rodrigues, Rosângela HammesBarbosa, Jacqueline PeixotoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSimões, Pedro Henrique de Oliveira, 1992-20212021-09-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (216 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1756SIMÕES, Pedro Henrique de Oliveira. O projeto político-pedagógico-linguístico do trabalho com o campo jornalístico proposto no componente de língua portuguesa da base nacional comum curricular (6º a 9º ano). 2021. 1 recurso online (216 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1756. 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