A mediação do professor na construção do conceito de natureza : uma experiencia de educação ambiental na Serra da Cantareira e Favela do Flamengo - São Paulo/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tamaio, Irineu
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588186
Resumo: Orientador: Mauricio Compiani
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spelling A mediação do professor na construção do conceito de natureza : uma experiencia de educação ambiental na Serra da Cantareira e Favela do Flamengo - São Paulo/SPEducação ambiental - São Paulo (SP)Geociencias - Ensino de primeiro grauOrientador: Mauricio CompianiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeocienciasResumo: Essa pesquisa desenvolve uma análise do papel mediador do professor e da construção coletiva do conceito de natureza, conceito-chave em educação ambiental, em uma sala de aula de sa série na disciplina de História. Atuando como professor e pesquisador, os dados foram obtidos através de observações de campo, aulas-debate, registros orais e desenhos. Considerando que as atividades de educação ambiental, de uma forma geral, desenvolvem um aprendizado centrado em uma visão romântica de natureza, dois foram os problemas colocados pela pesquisa: como dar o salto para uma visão em que o contexto seja compreendido e incorporado como históricosocial? Como o entorno da escola contribui para a construção do conceito de natureza? Essa pesquisa tem uma abordagem qualitativa e para a análise da mediação e o seu papel no desenvolvimento conceitual, foram utilizadas as contribuições de VYGOTSKY e alguns de seus seguidores. Para a análise da interação verbal, foram adotadas como fundamento as três formas de conversar e pensar de MERCER: conversação de discussão, conversação acumulativa e a conversação exploratória. Com a análise das produções dos alunos (textos, desenhos e diálogos) foram formuladas as seguintes categorias: romântica, utilitarista, científica, generalizante, naturalista e sócio-ambiental, que me permitiram acompanhar o processo de desenvolvimento conceitual. Foi feita uma análise do grau de conhecimento e desenvolvimento do conceito de natureza a partir de uma situação problema - a leitura do campo - para demonstrar que as observações da natureza em educação ambiental são instrumentos relevantes para desenvolver a "oficina de construção de conhecimentos". O trabalho procura mostrar como um grupo de alunos que possui uma visão romântica de natureza, através da mediação do professor/pesquisador em aulas-debate e das atividades de campo, na Favela do Flamengo e na Serra da Cantareira, construiu sentidos para elaborar uma visão sócio-ambiental de natureza. Dessa forma, demonstrase que a relação criança/natureza e o papel do entorno foram elementos de desenvolvimento cognitivo, indicando que o contexto contém vários conceitos que são elaborados historicamente e remetem à relação indivíduo-entorno, reforçando dessa forma a necessidade de levar-se em conta a inter-relação das crianças com o mundo socialAbstract: This research analyzes the teacher' s mediating role and the collective construction of the concept of nature, a key concept in environmental education, in a 5th grade History c1assroom. Acting as teacher and researcher, data were collected by field observation, class debates, oral registers and drawings. Considering that environmental education activities, in general, centers learning on a romantic vision of nature, two problems were identified for the research: how to advance to a vision in which the historical-social context is understood and incorporated? how do the surroundings of the school contribute to the construction of this key concept, nature? This research takes a qualitative approach, and to analyze the mediation and its role in conceptual development I used the contributions of VYGOTSKY and some of his followers. For the analysis of verbal interaction I used MERCER'S three forros of conversation and thinking as a basis: discussion conversation, accumulative conversation and exploratory conversation. By analyzing the students' products (texts, drawings and dialogues), I formed the following categories: romantic, utilitarian, scientific, generalizing, naturalist and socio-environmental, that enabled me to follow the process of conceptual development. I analyze the degree of awareness and development of the concept of nature based on a problem situation - reading of the place and attempt to show that observation of nature is a relevant instrument in environmental education to develop the "knowledge construction workshop". I show how a group of my students that had a romantic vision of nature, through my mediation in class debates and in field activities, in the Flamengo Shantytown and in the Cantareira Mountains, developed perceptions to elaborate a socio-environmental vision of nature. In this way, I show that the childlnature relationship and the role of the surroundings were elements in cognitive development, indicating that the context has various concepts that develop historically and remit to the individual surroundings relationship, reinforcing in this way the importance of taking into account the mutual relationship of the children with the social worldMestradoEducação Aplicada as GeociênciasMestre em Geociências[s.n.]Compiani, Mauricio, 1956-Figueirôa, Silvia Fernanda de MendonçaFontana, Roseli Aparecida CaçãoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTamaio, Irineu20002000-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf141p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588186TAMAIO, Irineu. A mediação do professor na construção do conceito de natureza: uma experiencia de educação ambiental na Serra da Cantareira e Favela do Flamengo - São Paulo/SP. 2000. 141p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588186. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/182775porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:02:30Zoai::182775Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:02:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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