O que ha por tras da busca pela melhoria do ensino : um projeto educacional em geologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marteleto, Juliana Chioca Lopes
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591781
Resumo: Orientador: Ivan Amorosino do Amaral
id UNICAMP-30_beb37f08c228a0dff3b61a7aac05ec92
oai_identifier_str oai::229765
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O que ha por tras da busca pela melhoria do ensino : um projeto educacional em geologiaGeologia - Estudo e ensinoInovações educacionaisMetodologiaCiências (Primeiro grau) - Estudo e ensinoEducação não formalOrientador: Ivan Amorosino do AmaralDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A pesquisa analisa criticamente um Projeto de extensão em ensino de Geologia para alunos e professores da escola básica, desenvolvido pelo Museu de Minerais e Rochas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU-MG), de 1994 a 1997, no qual a autora atuou como um dos implementadores. A questão norteadora da investigação é a discussão do teor da melhoria do ensino levada a efeito pelo Projeto, tendo em vista os possíveis significados da inovação educacional e tomando como referencial a concepção de ensino por ele difundida. Esta categoria analítica foi desdobrada em três sub-categorias: prevalência do ensino teórico ou prático; desconsideração ou valorização do cotidiano; adoção da multi ou interdisciplinaridade. As mesmas foram extraídas de um conjunto de controvérsias que marcaram o desenvolvimento histórico dos modelos de ensino de Ciências, cujas inovações sucessivamente introduzidas se configuraram a partir de mudanças em suas respectivas concepções de Ciência, Ambiente e Educação. Concluiu-se que: o Projeto implementou uma inovação de teor eminentemente técnico-operacional e desenvolveu a metodologia de ensino como um conjunto de técnicas, procedimentos e recursos neutros, ahistóricos e apolíticos; valorizou explicitamente o ensino prático mas configurou-se, em essência, como predominantemente teórico. Em síntese, propagou um ensino fundamentalmente tradicional travesti do de modemidade, afastando-se das recomendações recentes para o encaminhamento do ensino de Geologia e de Ciências na escola básica. Concluiu-se, também, que: os conflitos e contradições entre o praticado e o idealizado pelo Projeto refletiam o contexto histórico das condições de formação e de trabalho de seus implementadores, que, nitidamente, atravessavam uma fase de transição entre paradigmas pedagógicosAbstract: The research analyses critically an extension project in Geology teaching for students and teachers of basic school, developed by the MineraIs and Rocks Museum of the Federal University of Uberlândia (UFU-MG), from 1994 to 1997, in which the authoress worked as a founder. The main question of the investigation is the discussion about the teaching improvement achieved by the Project, considering the possible meanings of educational inovation and taking the teaching concept disseminated by it as the principal point of reference. This analytical category was split up into three subcategories - the prevalence of the theoretical teaching or the practical one; the daily life appreciation or depreciation; the adoption of multi or interdisciplinarity. These subcategories were extracted from a list of controversies which appear in the historical development of the Sciences teaching models, whose inovations were sucessively established from changes in their respective conceptions of Science, Environment and Education. It was concluded that the Project has implemented an inovation of highly technical-operational meaning and has developed the teaching methodology as a list of techniques, proceedings and neutral resources, not historical or political. It has cleary valued pratical teaching but, in essence, configured itself as predominantly theorical. Summing up, it has disseminated a traditional education disguised on modemity. It has also concluded that the conflits and contraditions between what was practised and what was idealized by the Project used to reflect the historical context of profissional formation and the founders' work conditions, who certainly had to deal with a transition stage among pedagogical paradigmsMestradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresMestre em Educação[s.n.]Amaral, Ivan Amorosino do, 1942-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMarteleto, Juliana Chioca Lopes20022002-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf272 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591781MARTELETO, Juliana Chioca Lopes. O que ha por tras da busca pela melhoria do ensino: um projeto educacional em geologia. 2002. 272 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591781. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/229765porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T22:47:51Zoai::229765Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T22:47:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O que ha por tras da busca pela melhoria do ensino : um projeto educacional em geologia
title O que ha por tras da busca pela melhoria do ensino : um projeto educacional em geologia
spellingShingle O que ha por tras da busca pela melhoria do ensino : um projeto educacional em geologia
Marteleto, Juliana Chioca Lopes
Geologia - Estudo e ensino
Inovações educacionais
Metodologia
Ciências (Primeiro grau) - Estudo e ensino
Educação não formal
title_short O que ha por tras da busca pela melhoria do ensino : um projeto educacional em geologia
title_full O que ha por tras da busca pela melhoria do ensino : um projeto educacional em geologia
title_fullStr O que ha por tras da busca pela melhoria do ensino : um projeto educacional em geologia
title_full_unstemmed O que ha por tras da busca pela melhoria do ensino : um projeto educacional em geologia
title_sort O que ha por tras da busca pela melhoria do ensino : um projeto educacional em geologia
author Marteleto, Juliana Chioca Lopes
author_facet Marteleto, Juliana Chioca Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaral, Ivan Amorosino do, 1942-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Marteleto, Juliana Chioca Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Geologia - Estudo e ensino
Inovações educacionais
Metodologia
Ciências (Primeiro grau) - Estudo e ensino
Educação não formal
topic Geologia - Estudo e ensino
Inovações educacionais
Metodologia
Ciências (Primeiro grau) - Estudo e ensino
Educação não formal
description Orientador: Ivan Amorosino do Amaral
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002-02-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591781
MARTELETO, Juliana Chioca Lopes. O que ha por tras da busca pela melhoria do ensino: um projeto educacional em geologia. 2002. 272 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591781. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
MARTELETO, Juliana Chioca Lopes. O que ha por tras da busca pela melhoria do ensino: um projeto educacional em geologia. 2002. 272 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591781. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/229765
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
272 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188865254096896