A tentativa do impossível : a arte mágica como matéria poética da cena teatral = Attempting the impossible : the art of conjuring as poetic material of the theatrical scene

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Harada, Ricardo Godoy
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618657
Resumo: Orientador: Verônica Fabrini Machado de Almeida
id UNICAMP-30_bf9a05027bcdbfb747a18e377ecfc2f0
oai_identifier_str oai::878077
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A tentativa do impossível : a arte mágica como matéria poética da cena teatral = Attempting the impossible : the art of conjuring as poetic material of the theatrical sceneAttempting the impossible : the art of conjuring as poetic material of the theatrical sceneMagia - ArteTeatroTeatralidadePerformance (Arte)PoéticaMagic - ArtTheatreTheatricalityPerformance artPoeticsOrientador: Verônica Fabrini Machado de AlmeidaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A presente pesquisa objetivou estudar, fundamentar e desenvolver uma poética cênica singular, resultante da articulação de duas formas espetaculares distintas: a arte mágica e a arte teatral. Para isto, foi necessário realizar um estudo introdutório da arte mágica, com o fim de identificar seus traços específicos, recorrentes em sua gênese ao longo da história, bem como estabelecer sua especificidade enquanto uma forma espetacular autônoma. Esta tese analisa a problemática decorrente do encontro e da articulação entre ambas as artes, centrada na incompatibilidade entre os aspectos específicos de cada uma. Partindo dos conceitos discutidos, são apresentados exemplos concretos, visando superar a dicotomia entre a performatividade da arte mágica e a teatralidade do teatro, levando em consideração a complexidade e heterogeneidade de ambas as artes. O percurso artístico do autor é utilizado como estudo de caso, expondo os procedimentos e as soluções de ordem poética encontradas no decorrer de dez anos de experimentações. Esta poética singular é resultante do deslocamento da finalidade da arte mágica tradicional - centrada no entreter por meio da simulação do impossível - para a produção da suspensão estética no espectador. O acontecimento teatral deixa de ser um espaço de representação, tornando-se símbolo, ou seja, uma matriz de intelecçõesAbstract: The purpose of this thesis is to study and develop a singular theatrical poetic, based on the articulation between the art of conjuring and theatre. Both are independent and complexes forms of arts, with inner characteristics that are incompatible when brought together. The first part of this research presents the genesis and the specificity of the art of conjuring by identifying its recurrent specific traces. After establish the specificity of both arts, we analyse the status queastionis of the proposition, regarding the mixture of procedures from the art of conjuring and theatrical art. Its not possible to establish a general theoretical answer to the problem presented by this research. Only by the analysis of singular cases, based on the concepts established on the first part of the thesis, is possible to contemplate the multiple dynamics and potentialities of the proposition. The singular poetical approach of the author is taken as case of study, being analysed by a descriptive method. This new form of performance, product of the mixture of conjuring and theatre is possible only because of the approach of its author, regarding the finality of his art: its not entertaining by creating effects of impossibilities, but provoke the aesthetical arrest in the spectator. In this new proposition, the theatrical scene is not a space of representation anymore, but is presented as symbol it selfDoutoradoArtes CênicasDoutor em Artes[s.n.]Almeida, Veronica Fabrini Machado de, 1960-Miranda, Evaristo Eduardo deYagyu, Alice KiyomiQuilici, Cassiano SydowPassos, Antônio Fernando da ConceiçãoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em ArtesUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASHarada, Ricardo Godoy2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf298 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618657HARADA, Ricardo Godoy. A tentativa do impossível: a arte mágica como matéria poética da cena teatral = Attempting the impossible : the art of conjuring as poetic material of the theatrical scene. 2012. 298 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618657. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/878077porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:45:53Zoai::878077Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:45:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A tentativa do impossível : a arte mágica como matéria poética da cena teatral = Attempting the impossible : the art of conjuring as poetic material of the theatrical scene
Attempting the impossible : the art of conjuring as poetic material of the theatrical scene
title A tentativa do impossível : a arte mágica como matéria poética da cena teatral = Attempting the impossible : the art of conjuring as poetic material of the theatrical scene
spellingShingle A tentativa do impossível : a arte mágica como matéria poética da cena teatral = Attempting the impossible : the art of conjuring as poetic material of the theatrical scene
Harada, Ricardo Godoy
Magia - Arte
Teatro
Teatralidade
Performance (Arte)
Poética
Magic - Art
Theatre
Theatricality
Performance art
Poetics
title_short A tentativa do impossível : a arte mágica como matéria poética da cena teatral = Attempting the impossible : the art of conjuring as poetic material of the theatrical scene
title_full A tentativa do impossível : a arte mágica como matéria poética da cena teatral = Attempting the impossible : the art of conjuring as poetic material of the theatrical scene
title_fullStr A tentativa do impossível : a arte mágica como matéria poética da cena teatral = Attempting the impossible : the art of conjuring as poetic material of the theatrical scene
title_full_unstemmed A tentativa do impossível : a arte mágica como matéria poética da cena teatral = Attempting the impossible : the art of conjuring as poetic material of the theatrical scene
title_sort A tentativa do impossível : a arte mágica como matéria poética da cena teatral = Attempting the impossible : the art of conjuring as poetic material of the theatrical scene
author Harada, Ricardo Godoy
author_facet Harada, Ricardo Godoy
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Veronica Fabrini Machado de, 1960-
Miranda, Evaristo Eduardo de
Yagyu, Alice Kiyomi
Quilici, Cassiano Sydow
Passos, Antônio Fernando da Conceição
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Artes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Harada, Ricardo Godoy
dc.subject.por.fl_str_mv Magia - Arte
Teatro
Teatralidade
Performance (Arte)
Poética
Magic - Art
Theatre
Theatricality
Performance art
Poetics
topic Magia - Arte
Teatro
Teatralidade
Performance (Arte)
Poética
Magic - Art
Theatre
Theatricality
Performance art
Poetics
description Orientador: Verônica Fabrini Machado de Almeida
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618657
HARADA, Ricardo Godoy. A tentativa do impossível: a arte mágica como matéria poética da cena teatral = Attempting the impossible : the art of conjuring as poetic material of the theatrical scene. 2012. 298 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618657. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618657
identifier_str_mv HARADA, Ricardo Godoy. A tentativa do impossível: a arte mágica como matéria poética da cena teatral = Attempting the impossible : the art of conjuring as poetic material of the theatrical scene. 2012. 298 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618657. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/878077
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
298 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189085319790592