Ensino de história, construção de identidades políticas e práticas cidadãs : resistências e desafios na contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634967 |
Resumo: | Orientador: Josianne Frância Cerasoli |
id |
UNICAMP-30_c3dabed6daff051ead64bdc8247f4a4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1062883 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de história, construção de identidades políticas e práticas cidadãs : resistências e desafios na contemporaneidadeHistory teaching, political identities construction and citizenship practice : resistance and challenges on contemporaneityHistória - Estudo e ensinoCidadaniaIdentidade social - Aspectos políticosTecnologiaProtagonismoHistory - Study and teachingCitzenshipSocial identity - Political aspectsProtagonismOrientador: Josianne Frância CerasoliDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: A educação no Brasil, conforme previsto na Constituição Federal, tem entre seus objetivos principais a promoção da cidadania e incentivo à pluralidade, condições necessárias à participação do indivíduo na esfera coletiva de um estado democrático. Entretanto, observa-se na prática que a política frequentemente é associada a algo apartado do cotidiano, no qual a participação do cidadão parece restringir-se ao voto, distanciando-se das decisões tomadas quase que exclusivamente pelos representantes eleitos. A partir de uma análise do tempo presente, são perceptíveis, entretanto, os limites e as fragilidades dessa ideia de desinteresse, uma vez que releva o papel da ampliação dos espaços para o debate político, especialmente por conta das novas tecnologias digitais. Apesar da cautela necessária em relação às novas tecnologias, elas potencializam formas de interação social tornando-as mais acessíveis e velozes. São por isso capazes de escancarar as contradições de uma sociedade cindida por tensões ideológicas que dificultam uma busca produtiva por soluções e a superação de formas sociais e políticas de exclusão. Diante de tal realidade, o ensino de história voltado à formação de cidadãos críticos encontra-se frequentemente ameaçado e o exercício do direito constitucional da educação torna-se um ato de resistência. O incentivo ao protagonismo dos estudantes e a apropriação criativa dos recursos tecnológicos torna-se imprescindível como estratégia de enfrentamento de uma realidade excludente e que prioriza aspectos conteudistas ou as necessidades do mercado de trabalho. Ao desenvolver um aplicativo voltado ao debate político no ensino de história, o presente estudo considera a importância de uma formação holística que oportunize experiências significativas e contribuam para a construção cidadã de cada indivíduo, gerando impacto positivo em sua atuação coletivaAbstract: Education in Brazil, as foreseen in the Federal Constitution, has among its main goals the promotion of citizenship and incentive to plurality, necessary conditions for the participation of the individuals at the collective scope of a democratic state. However, it is observed that, in practice, politics is often associated with something detached from the quotidian, in which citizen's participation seems to be restricted by vote, thus, distancing from decisions taken almost exclusively by the elected representatives. Starting from a present time analysis, however, the limits and fragilities of this idea of lack of interest are noticeable, as it reveals the importance of enlargement of the space for political debate, especially due to the new digital technologies. Despite of the required caution related to the new technologies, they potentialize the ways of social interaction by making them more accessible and faster. Hence, they are capable of showing very clearly the contradictions of a Society which is divided by ideological tensions which make difficult a productive search for solutions and the overcome of social and political ways of exclusion. In face of this reality, History teaching aimed at the development of critical citizens is often threatened and the practice of the constitutional right of education become a resistance act. The incentive for the students to take the protagonism and the creative appropriation of the technological sources become indispensable as a strategy to confront an excluding reality which prioritizes content aspects or job market's demands. By developing an application focusing on the political debate at History teaching, this present study considers the importance of a holistic education capable of providing meaningful experiences and contributing for the citizen building of each individual, creating a positive impact at its collective participationMestradoEnsino de HistóriaMestra em Ensino de HistóriaCAPES5628988[s.n.]Cerasoli, Josianne Francia, 1972-Fester, Helenice Ciampi RibeiroRodrigues, Aldair CarlosUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVieira, Flávia Jacober Colar, 1981-20182018-09-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (140 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634967VIEIRA, Flávia Jacober Colar. Ensino de história, construção de identidades políticas e práticas cidadãs: resistências e desafios na contemporaneidade. 2018. 1 recurso online (140 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634967. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1062883Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-21T13:03:27Zoai::1062883Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-01-21T13:03:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de história, construção de identidades políticas e práticas cidadãs : resistências e desafios na contemporaneidade History teaching, political identities construction and citizenship practice : resistance and challenges on contemporaneity |
title |
Ensino de história, construção de identidades políticas e práticas cidadãs : resistências e desafios na contemporaneidade |
spellingShingle |
Ensino de história, construção de identidades políticas e práticas cidadãs : resistências e desafios na contemporaneidade Vieira, Flávia Jacober Colar, 1981- História - Estudo e ensino Cidadania Identidade social - Aspectos políticos Tecnologia Protagonismo History - Study and teaching Citzenship Social identity - Political aspects Protagonism |
title_short |
Ensino de história, construção de identidades políticas e práticas cidadãs : resistências e desafios na contemporaneidade |
title_full |
Ensino de história, construção de identidades políticas e práticas cidadãs : resistências e desafios na contemporaneidade |
title_fullStr |
Ensino de história, construção de identidades políticas e práticas cidadãs : resistências e desafios na contemporaneidade |
title_full_unstemmed |
Ensino de história, construção de identidades políticas e práticas cidadãs : resistências e desafios na contemporaneidade |
title_sort |
Ensino de história, construção de identidades políticas e práticas cidadãs : resistências e desafios na contemporaneidade |
author |
Vieira, Flávia Jacober Colar, 1981- |
author_facet |
Vieira, Flávia Jacober Colar, 1981- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cerasoli, Josianne Francia, 1972- Fester, Helenice Ciampi Ribeiro Rodrigues, Aldair Carlos Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Ensino de História UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Flávia Jacober Colar, 1981- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História - Estudo e ensino Cidadania Identidade social - Aspectos políticos Tecnologia Protagonismo History - Study and teaching Citzenship Social identity - Political aspects Protagonism |
topic |
História - Estudo e ensino Cidadania Identidade social - Aspectos políticos Tecnologia Protagonismo History - Study and teaching Citzenship Social identity - Political aspects Protagonism |
description |
Orientador: Josianne Frância Cerasoli |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-09-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634967 VIEIRA, Flávia Jacober Colar. Ensino de história, construção de identidades políticas e práticas cidadãs: resistências e desafios na contemporaneidade. 2018. 1 recurso online (140 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634967. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634967 |
identifier_str_mv |
VIEIRA, Flávia Jacober Colar. Ensino de história, construção de identidades políticas e práticas cidadãs: resistências e desafios na contemporaneidade. 2018. 1 recurso online (140 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634967. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1062883 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (140 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189134651097088 |