Ensino de história, construção de identidades políticas e práticas cidadãs : resistências e desafios na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Flávia Jacober Colar, 1981-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634967
Resumo: Orientador: Josianne Frância Cerasoli
id UNICAMP-30_c3dabed6daff051ead64bdc8247f4a4f
oai_identifier_str oai::1062883
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Ensino de história, construção de identidades políticas e práticas cidadãs : resistências e desafios na contemporaneidadeHistory teaching, political identities construction and citizenship practice : resistance and challenges on contemporaneityHistória - Estudo e ensinoCidadaniaIdentidade social - Aspectos políticosTecnologiaProtagonismoHistory - Study and teachingCitzenshipSocial identity - Political aspectsProtagonismOrientador: Josianne Frância CerasoliDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: A educação no Brasil, conforme previsto na Constituição Federal, tem entre seus objetivos principais a promoção da cidadania e incentivo à pluralidade, condições necessárias à participação do indivíduo na esfera coletiva de um estado democrático. Entretanto, observa-se na prática que a política frequentemente é associada a algo apartado do cotidiano, no qual a participação do cidadão parece restringir-se ao voto, distanciando-se das decisões tomadas quase que exclusivamente pelos representantes eleitos. A partir de uma análise do tempo presente, são perceptíveis, entretanto, os limites e as fragilidades dessa ideia de desinteresse, uma vez que releva o papel da ampliação dos espaços para o debate político, especialmente por conta das novas tecnologias digitais. Apesar da cautela necessária em relação às novas tecnologias, elas potencializam formas de interação social tornando-as mais acessíveis e velozes. São por isso capazes de escancarar as contradições de uma sociedade cindida por tensões ideológicas que dificultam uma busca produtiva por soluções e a superação de formas sociais e políticas de exclusão. Diante de tal realidade, o ensino de história voltado à formação de cidadãos críticos encontra-se frequentemente ameaçado e o exercício do direito constitucional da educação torna-se um ato de resistência. O incentivo ao protagonismo dos estudantes e a apropriação criativa dos recursos tecnológicos torna-se imprescindível como estratégia de enfrentamento de uma realidade excludente e que prioriza aspectos conteudistas ou as necessidades do mercado de trabalho. Ao desenvolver um aplicativo voltado ao debate político no ensino de história, o presente estudo considera a importância de uma formação holística que oportunize experiências significativas e contribuam para a construção cidadã de cada indivíduo, gerando impacto positivo em sua atuação coletivaAbstract: Education in Brazil, as foreseen in the Federal Constitution, has among its main goals the promotion of citizenship and incentive to plurality, necessary conditions for the participation of the individuals at the collective scope of a democratic state. However, it is observed that, in practice, politics is often associated with something detached from the quotidian, in which citizen's participation seems to be restricted by vote, thus, distancing from decisions taken almost exclusively by the elected representatives. Starting from a present time analysis, however, the limits and fragilities of this idea of lack of interest are noticeable, as it reveals the importance of enlargement of the space for political debate, especially due to the new digital technologies. Despite of the required caution related to the new technologies, they potentialize the ways of social interaction by making them more accessible and faster. Hence, they are capable of showing very clearly the contradictions of a Society which is divided by ideological tensions which make difficult a productive search for solutions and the overcome of social and political ways of exclusion. In face of this reality, History teaching aimed at the development of critical citizens is often threatened and the practice of the constitutional right of education become a resistance act. The incentive for the students to take the protagonism and the creative appropriation of the technological sources become indispensable as a strategy to confront an excluding reality which prioritizes content aspects or job market's demands. By developing an application focusing on the political debate at History teaching, this present study considers the importance of a holistic education capable of providing meaningful experiences and contributing for the citizen building of each individual, creating a positive impact at its collective participationMestradoEnsino de HistóriaMestra em Ensino de HistóriaCAPES5628988[s.n.]Cerasoli, Josianne Francia, 1972-Fester, Helenice Ciampi RibeiroRodrigues, Aldair CarlosUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVieira, Flávia Jacober Colar, 1981-20182018-09-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (140 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634967VIEIRA, Flávia Jacober Colar. Ensino de história, construção de identidades políticas e práticas cidadãs: resistências e desafios na contemporaneidade. 2018. 1 recurso online (140 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634967. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1062883Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-21T13:03:27Zoai::1062883Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-01-21T13:03:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de história, construção de identidades políticas e práticas cidadãs : resistências e desafios na contemporaneidade
History teaching, political identities construction and citizenship practice : resistance and challenges on contemporaneity
title Ensino de história, construção de identidades políticas e práticas cidadãs : resistências e desafios na contemporaneidade
spellingShingle Ensino de história, construção de identidades políticas e práticas cidadãs : resistências e desafios na contemporaneidade
Vieira, Flávia Jacober Colar, 1981-
História - Estudo e ensino
Cidadania
Identidade social - Aspectos políticos
Tecnologia
Protagonismo
History - Study and teaching
Citzenship
Social identity - Political aspects
Protagonism
title_short Ensino de história, construção de identidades políticas e práticas cidadãs : resistências e desafios na contemporaneidade
title_full Ensino de história, construção de identidades políticas e práticas cidadãs : resistências e desafios na contemporaneidade
title_fullStr Ensino de história, construção de identidades políticas e práticas cidadãs : resistências e desafios na contemporaneidade
title_full_unstemmed Ensino de história, construção de identidades políticas e práticas cidadãs : resistências e desafios na contemporaneidade
title_sort Ensino de história, construção de identidades políticas e práticas cidadãs : resistências e desafios na contemporaneidade
author Vieira, Flávia Jacober Colar, 1981-
author_facet Vieira, Flávia Jacober Colar, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cerasoli, Josianne Francia, 1972-
Fester, Helenice Ciampi Ribeiro
Rodrigues, Aldair Carlos
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Flávia Jacober Colar, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv História - Estudo e ensino
Cidadania
Identidade social - Aspectos políticos
Tecnologia
Protagonismo
History - Study and teaching
Citzenship
Social identity - Political aspects
Protagonism
topic História - Estudo e ensino
Cidadania
Identidade social - Aspectos políticos
Tecnologia
Protagonismo
History - Study and teaching
Citzenship
Social identity - Political aspects
Protagonism
description Orientador: Josianne Frância Cerasoli
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-09-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634967
VIEIRA, Flávia Jacober Colar. Ensino de história, construção de identidades políticas e práticas cidadãs: resistências e desafios na contemporaneidade. 2018. 1 recurso online (140 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634967. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634967
identifier_str_mv VIEIRA, Flávia Jacober Colar. Ensino de história, construção de identidades políticas e práticas cidadãs: resistências e desafios na contemporaneidade. 2018. 1 recurso online (140 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634967. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1062883
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (140 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189134651097088