Entrando no clima : alfabetização científica em climatologia e mudanças climáticas orientadas pelos pressupostos da pedagogia crítica e do desenho universal para a aprendizagem (DUA)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/14628 |
Resumo: | Orientador: Priscila Pereira Coltri |
id |
UNICAMP-30_c67585c0361a1eeb7780ec91af5a8564 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1372159 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Entrando no clima : alfabetização científica em climatologia e mudanças climáticas orientadas pelos pressupostos da pedagogia crítica e do desenho universal para a aprendizagem (DUA)Entering the climate : Scientific literacy in climatology and climate change by the assumptions of critical pedagogy and universal desing for learning (UDL)Dialogismo (Análise literária)Estratégias de aprendizagemExtensão universitáriaDialogism (Literary analysis)Learning strategiesUniversity extensionOrientador: Priscila Pereira ColtriDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: O ensino tradicional de Geografia, com base positivista, limita os jovens do Ensino Médio a descrever, quantificar, memorizar e classificar os fenômenos climatológicos, sem um entendimento crítico e aprofundado do assunto. Essa limitação tem respostas em diferentes escalas na sociedade, que vão desde o desconhecimento dos fenômenos atmosféricos do cotidiano, até uma inação em relação à emergência climática da atualidade. Nesse sentido, ações dentro e fora do ambiente escolar com assuntos da climatologia e mudanças climáticas podem auxiliar no entendimento e em atitudes relacionadas ao clima. Uma das formas de trabalhar os conceitos climatológicos com os jovens do Ensino Médio é por meio de projetos de extensão da Universidade. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho foi propor, tendo como referencial teórico-metodológico a pedagogia crítica de Paulo Freire e o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), uma sequência didática, para ser construídas no contexto do programa Ciências e Artes nas Férias (da Unicamp) com os alunos do Ensino Médio de escolas públicas da região de Campinas. O projeto procurou estimular a aprendizagem sobre climatologia e mudanças climáticas por meio de materiais e atividades pedagógicas para a comunicação do conhecimento científico em climatologia e mudanças climáticas. Para isso foram desenvolvidas seis oficinas direcionadas a alunos do Ensino Médio que participaram do CAF nos anos de 2020 e 2023. Em 2020, participaram 178 alunos e em 2023, 89 alunos. Como resultado, as oficinas do projeto "Entrando no Clima" foram avaliadas, em 2020, como "excelente" ou "muito interessante" por 45,2% dos alunos. Em 2023, 41,2% dos alunos classificaram as oficinas como "excelentes" ou "muito interessantes". Qualitativamente as atividades desenvolvidas são capazes de produzir diálogo, problematização e temas geradores. Os alunos participantes relataram que conseguiram compreender e relacionar com maior facilidade os conceitos referentes ao clima. No entanto, não foram classificadas como totalmente inclusivas dentro da proposta do DUA, porque são limitadas para pessoas cegas ou com baixa visão. Nesse sentido, as atividades desenvolvidas para o programa de extensão "Entrando no Clima", no contexto das metodologias da pedagogia crítica e do DUA, promoveram a construção do conhecimento de forma participativa e contextualizada a situações reais de vida dos alunos, promovendo a reflexão crítica sobre o clima e a emergência climáticaAbstract: Traditional Geography teaching, with a positivist basis, limits high school students to discover, quantify, memorize and classify climatological phenomena, without a critical and in-depth understanding of the subject. This limitation is the response on different scales in society, ranging from ignorance of everyday atmospheric phenomena to inaction in relation to the current climate emergency. In this sense, actions inside and outside the school environment with climate and climate change issues can help with understanding and attitudes related to climate. One of the ways to work on climatological concepts with young people in high school and through University extension projects. In this context, or objective of this work, I have as a theoretical-methodological reference the critical pedagogy of Paulo Freire and the Universal Development for Learning (UDL), a didactic sequence, to be built in the context of Sciences and Arts on Holiday (SAH) program (from Unicamp) with students from public high schools in the Campinas region. The project seeks to stimulate learning about climatology and climate change through teaching materials and activities to communicate scientific knowledge in climatology and climate change. For this forum, six rooms were developed for high school students who will participate in SAH in 2020 and 2023. In 2020, 178 students will participate and in 2023, 89 students will participate. As a result, the offices of the "Entrando no Clima" project were evaluated, in 2020, as "excellent" or "very interesting" by 45.2% of two students. In 2023, 41.2% of students will rate offices as "excellent" or "very interesting". Qualitatively, the activities carried out are only capable of producing dialogue, problematization and generation of themes. Some participants will report that they will be able to understand and relate concepts related to climate more easily. However, they are not classified as fully inclusive in the UDL proposal, because they are limited only to people who are blind or have low visibility. In this sense, the activities carried out for the "Entrando no Clima" extension program, in the context of critical pedagogy and UDL methodologies, promote the construction of knowledge in a participatory and contextualized way to students' real life situations, promoting critical reflection on climate and the climate emergencyMestradoEnsino e Historia de Ciencias da TerraMestra em Ensino e História de Ciências da TerraCAPES88882435274/2019-01[s.n.]Coltri, Priscila Pereira, 1980-Pascoalino, AlineZullo Junior, JurandirGonçalves, Renata Ribeiro do ValleSantos, Vânia Maria Nunes dosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da TerraUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Jéssica Patricia de, 1990-20232023-08-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (88 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/14628OLIVEIRA, Jéssica Patricia de. Entrando no clima: alfabetização científica em climatologia e mudanças climáticas orientadas pelos pressupostos da pedagogia crítica e do desenho universal para a aprendizagem (DUA). 2023. 1 recurso online (88 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14628. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372159Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-05T17:38:28Zoai::1372159Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-01-05T17:38:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entrando no clima : alfabetização científica em climatologia e mudanças climáticas orientadas pelos pressupostos da pedagogia crítica e do desenho universal para a aprendizagem (DUA) Entering the climate : Scientific literacy in climatology and climate change by the assumptions of critical pedagogy and universal desing for learning (UDL) |
title |
Entrando no clima : alfabetização científica em climatologia e mudanças climáticas orientadas pelos pressupostos da pedagogia crítica e do desenho universal para a aprendizagem (DUA) |
spellingShingle |
Entrando no clima : alfabetização científica em climatologia e mudanças climáticas orientadas pelos pressupostos da pedagogia crítica e do desenho universal para a aprendizagem (DUA) Oliveira, Jéssica Patricia de, 1990- Dialogismo (Análise literária) Estratégias de aprendizagem Extensão universitária Dialogism (Literary analysis) Learning strategies University extension |
title_short |
Entrando no clima : alfabetização científica em climatologia e mudanças climáticas orientadas pelos pressupostos da pedagogia crítica e do desenho universal para a aprendizagem (DUA) |
title_full |
Entrando no clima : alfabetização científica em climatologia e mudanças climáticas orientadas pelos pressupostos da pedagogia crítica e do desenho universal para a aprendizagem (DUA) |
title_fullStr |
Entrando no clima : alfabetização científica em climatologia e mudanças climáticas orientadas pelos pressupostos da pedagogia crítica e do desenho universal para a aprendizagem (DUA) |
title_full_unstemmed |
Entrando no clima : alfabetização científica em climatologia e mudanças climáticas orientadas pelos pressupostos da pedagogia crítica e do desenho universal para a aprendizagem (DUA) |
title_sort |
Entrando no clima : alfabetização científica em climatologia e mudanças climáticas orientadas pelos pressupostos da pedagogia crítica e do desenho universal para a aprendizagem (DUA) |
author |
Oliveira, Jéssica Patricia de, 1990- |
author_facet |
Oliveira, Jéssica Patricia de, 1990- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coltri, Priscila Pereira, 1980- Pascoalino, Aline Zullo Junior, Jurandir Gonçalves, Renata Ribeiro do Valle Santos, Vânia Maria Nunes dos Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Jéssica Patricia de, 1990- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dialogismo (Análise literária) Estratégias de aprendizagem Extensão universitária Dialogism (Literary analysis) Learning strategies University extension |
topic |
Dialogismo (Análise literária) Estratégias de aprendizagem Extensão universitária Dialogism (Literary analysis) Learning strategies University extension |
description |
Orientador: Priscila Pereira Coltri |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-08-11T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/14628 OLIVEIRA, Jéssica Patricia de. Entrando no clima: alfabetização científica em climatologia e mudanças climáticas orientadas pelos pressupostos da pedagogia crítica e do desenho universal para a aprendizagem (DUA). 2023. 1 recurso online (88 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14628. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/14628 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Jéssica Patricia de. Entrando no clima: alfabetização científica em climatologia e mudanças climáticas orientadas pelos pressupostos da pedagogia crítica e do desenho universal para a aprendizagem (DUA). 2023. 1 recurso online (88 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14628. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372159 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (88 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189194026713088 |