Arte na relação entre sujeitos no cotidiano escolar : narrativas de um professor bakhtiniano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/15668 |
Resumo: | Orientador: Liana Arrais Serodio |
id |
UNICAMP-30_c76804a85428bd561a62f734ced2c712 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1375226 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Arte na relação entre sujeitos no cotidiano escolar : narrativas de um professor bakhtinianoArt in the relationship between subjetcs in everyday school's life : narratives of a bakhtinian teacherBakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975AutoriaContemplaçãoEnunciaçãoArte - Estudo e ensinoAuthorshipContemplationEnunciationArt - Study and teachingOrientador: Liana Arrais SerodioDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: No presente trabalho, tenho o objetivo de compreender a arte na relação entre sujeitos em um circunscrito cotidiano escolar, buscando responder à questão "Como compreender a concepção de uma estética outra nas obras/enunciados dos estudantes?". Para tanto, se apoia em conceitos apresentados na filosofia da linguagem proposta pelo filósofo russo Mikhail Bakhtin e assume como outra a estética que se centraliza na interindividualidade da produção de conhecimento, ou seja, que ocorre na interação entre sujeitos e através das linguagens. A estética que busco se contrapõe àquela associada a outros sistemas ideológicos dominantes e a outras correntes filosóficas que se ocupam e se orientam pelo objeto, cujo resultado produzido é sua condição de contemplação. Esta estética que busco construir bases, enquanto pesquiso, não é voltada exclusivamente para o estudo dos elementos que constituem a obra, composição, a forma, o material, o estilo, mas para estes elementos como produtos da relação com o outro. E assim, aposto em uma perspectiva voltada para pensar e fazer arte a partir de um olhar para os sujeitos e para as relações na escola onde trabalho, em Campinas, São Paulo. Compreendendo as obras/enunciados como materialidades possíveis de serem interpretadas e a narrativa pedagógica como um modo de gerar uma visão hetero-auto-consciente da produção de conhecimento na escola, lança-se a hipótese de que inter-relacionar as obras, explicitando a relação do próprio autor com os enunciados artísticos ao longo da pesquisa poderia promover uma prática artística na escola mais produtiva nos campos estético, cognitivo e ético a partir das três dimensões propostas por Bakhtin em sua arquitetônica: outro-para-mim, eu-para-outro, eu-para-mim. A abordagem metodológica se caracteriza pela Metodologia Narrativa de Pesquisa em Educação desenvolvida pelo GruBakh (Unicamp), em especial pelo conceito de escrita-evento, que considera a produção de conhecimento científico-narrativo na relação com as interpelações dos participantes, seja pelo contato com as materialidades produzidas pelos mesmos e interpretadas pelo autor, seja com a própria escrita e processo de pesquisa, tomando a expressão como ato que constitui o pensamento. O interesse da pesquisa é olhar para as obras artísticas dos estudantes como enunciados, potencialmente alteritários e buscar aproximar as experiências com os conceitos para responder a questão da pesquisaAbstract: In the present work, I aim to understand art in the relationship between subjects in a limited daily school life, seeking to answer the question "How to understand the conception of another aesthetic in the students’ works/utterances?". To this end, it relies on concepts presented in the philosophy of language proposed by the Russian philosopher Mikhail Bakhtin and assumes as another the aesthetics that center on the interindividuality of knowledge production, that is, that occurs in the interaction between subjects and through languages. The aesthetics I seek contrast with those associated with other dominant ideological systems and other philosophical currents that are concerned with and guided by the object, the result of which is its condition of contemplation. This aesthetic that I seek to build bases, while researching, is not exclusively focused on the study of the elements that constitute the work, composition, form, material, style, but on these elements as products of the relationship with the other. And so, I believe in a perspective focused on thinking and making art from a perspective of the subjects and the relationships at the school where I work, in Campinas, São Paulo. Understanding the works/statements as materialities that can be interpreted and the pedagogical narrative as a way of generating a hetero-self-conscious view of the production of knowledge in school, the hypothesis is launched that inter-relating the works, making the relationship explicit by the author himself with the artistic statements throughout the research could promote a more productive artistic practice at school in the aesthetic, cognitive and ethical fields based on the three dimensions proposed by Bakhtin in his architecture: other-for-me, self-for-other , I-for-me. The methodological approach is characterized by the Narrative Methodology of Research in Education developed by GruBakh (Unicamp), in particular by the concept of writing-event, which considers the production of scientific-narrative knowledge in relation to the interpellations of the participants, whether through contact with the materialities produced by them and interpreted by the author, whether through their own writing and research process, taking expression as an act that constitutes thought. The interest of the research is to look at students' artistic works as statements, potentially alteritarian, and seek to bring experiences closer to concepts to answer the research questionAbertoMestradoEducação EscolarMestre em Educação Escolar[s.n.]Serodio, Liana Arrais, 1959-Mello, Marisol Barenco dePrado, Guilherme do Val ToledoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCampos, Paulo Cesar de, 1986-20232023-11-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (140 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/15668CAMPOS, Paulo Cesar de. Arte na relação entre sujeitos no cotidiano escolar: narrativas de um professor bakhtiniano. 2023. 1 recurso online (140 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15668. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1375226porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T10:53:57Zoai::1375226Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-03-06T10:53:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arte na relação entre sujeitos no cotidiano escolar : narrativas de um professor bakhtiniano Art in the relationship between subjetcs in everyday school's life : narratives of a bakhtinian teacher |
title |
Arte na relação entre sujeitos no cotidiano escolar : narrativas de um professor bakhtiniano |
spellingShingle |
Arte na relação entre sujeitos no cotidiano escolar : narrativas de um professor bakhtiniano Campos, Paulo Cesar de, 1986- Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975 Autoria Contemplação Enunciação Arte - Estudo e ensino Authorship Contemplation Enunciation Art - Study and teaching |
title_short |
Arte na relação entre sujeitos no cotidiano escolar : narrativas de um professor bakhtiniano |
title_full |
Arte na relação entre sujeitos no cotidiano escolar : narrativas de um professor bakhtiniano |
title_fullStr |
Arte na relação entre sujeitos no cotidiano escolar : narrativas de um professor bakhtiniano |
title_full_unstemmed |
Arte na relação entre sujeitos no cotidiano escolar : narrativas de um professor bakhtiniano |
title_sort |
Arte na relação entre sujeitos no cotidiano escolar : narrativas de um professor bakhtiniano |
author |
Campos, Paulo Cesar de, 1986- |
author_facet |
Campos, Paulo Cesar de, 1986- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Serodio, Liana Arrais, 1959- Mello, Marisol Barenco de Prado, Guilherme do Val Toledo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Paulo Cesar de, 1986- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975 Autoria Contemplação Enunciação Arte - Estudo e ensino Authorship Contemplation Enunciation Art - Study and teaching |
topic |
Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975 Autoria Contemplação Enunciação Arte - Estudo e ensino Authorship Contemplation Enunciation Art - Study and teaching |
description |
Orientador: Liana Arrais Serodio |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-11-17T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/15668 CAMPOS, Paulo Cesar de. Arte na relação entre sujeitos no cotidiano escolar: narrativas de um professor bakhtiniano. 2023. 1 recurso online (140 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15668. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/15668 |
identifier_str_mv |
CAMPOS, Paulo Cesar de. Arte na relação entre sujeitos no cotidiano escolar: narrativas de um professor bakhtiniano. 2023. 1 recurso online (140 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15668. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1375226 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (140 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189195519885312 |