Arte na relação entre sujeitos no cotidiano escolar : narrativas de um professor bakhtiniano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Paulo Cesar de, 1986-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15668
Resumo: Orientador: Liana Arrais Serodio
id UNICAMP-30_c76804a85428bd561a62f734ced2c712
oai_identifier_str oai::1375226
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Arte na relação entre sujeitos no cotidiano escolar : narrativas de um professor bakhtinianoArt in the relationship between subjetcs in everyday school's life : narratives of a bakhtinian teacherBakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975AutoriaContemplaçãoEnunciaçãoArte - Estudo e ensinoAuthorshipContemplationEnunciationArt - Study and teachingOrientador: Liana Arrais SerodioDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: No presente trabalho, tenho o objetivo de compreender a arte na relação entre sujeitos em um circunscrito cotidiano escolar, buscando responder à questão "Como compreender a concepção de uma estética outra nas obras/enunciados dos estudantes?". Para tanto, se apoia em conceitos apresentados na filosofia da linguagem proposta pelo filósofo russo Mikhail Bakhtin e assume como outra a estética que se centraliza na interindividualidade da produção de conhecimento, ou seja, que ocorre na interação entre sujeitos e através das linguagens. A estética que busco se contrapõe àquela associada a outros sistemas ideológicos dominantes e a outras correntes filosóficas que se ocupam e se orientam pelo objeto, cujo resultado produzido é sua condição de contemplação. Esta estética que busco construir bases, enquanto pesquiso, não é voltada exclusivamente para o estudo dos elementos que constituem a obra, composição, a forma, o material, o estilo, mas para estes elementos como produtos da relação com o outro. E assim, aposto em uma perspectiva voltada para pensar e fazer arte a partir de um olhar para os sujeitos e para as relações na escola onde trabalho, em Campinas, São Paulo. Compreendendo as obras/enunciados como materialidades possíveis de serem interpretadas e a narrativa pedagógica como um modo de gerar uma visão hetero-auto-consciente da produção de conhecimento na escola, lança-se a hipótese de que inter-relacionar as obras, explicitando a relação do próprio autor com os enunciados artísticos ao longo da pesquisa poderia promover uma prática artística na escola mais produtiva nos campos estético, cognitivo e ético a partir das três dimensões propostas por Bakhtin em sua arquitetônica: outro-para-mim, eu-para-outro, eu-para-mim. A abordagem metodológica se caracteriza pela Metodologia Narrativa de Pesquisa em Educação desenvolvida pelo GruBakh (Unicamp), em especial pelo conceito de escrita-evento, que considera a produção de conhecimento científico-narrativo na relação com as interpelações dos participantes, seja pelo contato com as materialidades produzidas pelos mesmos e interpretadas pelo autor, seja com a própria escrita e processo de pesquisa, tomando a expressão como ato que constitui o pensamento. O interesse da pesquisa é olhar para as obras artísticas dos estudantes como enunciados, potencialmente alteritários e buscar aproximar as experiências com os conceitos para responder a questão da pesquisaAbstract: In the present work, I aim to understand art in the relationship between subjects in a limited daily school life, seeking to answer the question "How to understand the conception of another aesthetic in the students’ works/utterances?". To this end, it relies on concepts presented in the philosophy of language proposed by the Russian philosopher Mikhail Bakhtin and assumes as another the aesthetics that center on the interindividuality of knowledge production, that is, that occurs in the interaction between subjects and through languages. The aesthetics I seek contrast with those associated with other dominant ideological systems and other philosophical currents that are concerned with and guided by the object, the result of which is its condition of contemplation. This aesthetic that I seek to build bases, while researching, is not exclusively focused on the study of the elements that constitute the work, composition, form, material, style, but on these elements as products of the relationship with the other. And so, I believe in a perspective focused on thinking and making art from a perspective of the subjects and the relationships at the school where I work, in Campinas, São Paulo. Understanding the works/statements as materialities that can be interpreted and the pedagogical narrative as a way of generating a hetero-self-conscious view of the production of knowledge in school, the hypothesis is launched that inter-relating the works, making the relationship explicit by the author himself with the artistic statements throughout the research could promote a more productive artistic practice at school in the aesthetic, cognitive and ethical fields based on the three dimensions proposed by Bakhtin in his architecture: other-for-me, self-for-other , I-for-me. The methodological approach is characterized by the Narrative Methodology of Research in Education developed by GruBakh (Unicamp), in particular by the concept of writing-event, which considers the production of scientific-narrative knowledge in relation to the interpellations of the participants, whether through contact with the materialities produced by them and interpreted by the author, whether through their own writing and research process, taking expression as an act that constitutes thought. The interest of the research is to look at students' artistic works as statements, potentially alteritarian, and seek to bring experiences closer to concepts to answer the research questionAbertoMestradoEducação EscolarMestre em Educação Escolar[s.n.]Serodio, Liana Arrais, 1959-Mello, Marisol Barenco dePrado, Guilherme do Val ToledoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCampos, Paulo Cesar de, 1986-20232023-11-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (140 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/15668CAMPOS, Paulo Cesar de. Arte na relação entre sujeitos no cotidiano escolar: narrativas de um professor bakhtiniano. 2023. 1 recurso online (140 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15668. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1375226porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-06T10:53:57Zoai::1375226Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-03-06T10:53:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Arte na relação entre sujeitos no cotidiano escolar : narrativas de um professor bakhtiniano
Art in the relationship between subjetcs in everyday school's life : narratives of a bakhtinian teacher
title Arte na relação entre sujeitos no cotidiano escolar : narrativas de um professor bakhtiniano
spellingShingle Arte na relação entre sujeitos no cotidiano escolar : narrativas de um professor bakhtiniano
Campos, Paulo Cesar de, 1986-
Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975
Autoria
Contemplação
Enunciação
Arte - Estudo e ensino
Authorship
Contemplation
Enunciation
Art - Study and teaching
title_short Arte na relação entre sujeitos no cotidiano escolar : narrativas de um professor bakhtiniano
title_full Arte na relação entre sujeitos no cotidiano escolar : narrativas de um professor bakhtiniano
title_fullStr Arte na relação entre sujeitos no cotidiano escolar : narrativas de um professor bakhtiniano
title_full_unstemmed Arte na relação entre sujeitos no cotidiano escolar : narrativas de um professor bakhtiniano
title_sort Arte na relação entre sujeitos no cotidiano escolar : narrativas de um professor bakhtiniano
author Campos, Paulo Cesar de, 1986-
author_facet Campos, Paulo Cesar de, 1986-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serodio, Liana Arrais, 1959-
Mello, Marisol Barenco de
Prado, Guilherme do Val Toledo
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Paulo Cesar de, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975
Autoria
Contemplação
Enunciação
Arte - Estudo e ensino
Authorship
Contemplation
Enunciation
Art - Study and teaching
topic Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovitch), 1895-1975
Autoria
Contemplação
Enunciação
Arte - Estudo e ensino
Authorship
Contemplation
Enunciation
Art - Study and teaching
description Orientador: Liana Arrais Serodio
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-11-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/15668
CAMPOS, Paulo Cesar de. Arte na relação entre sujeitos no cotidiano escolar: narrativas de um professor bakhtiniano. 2023. 1 recurso online (140 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15668. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/15668
identifier_str_mv CAMPOS, Paulo Cesar de. Arte na relação entre sujeitos no cotidiano escolar: narrativas de um professor bakhtiniano. 2023. 1 recurso online (140 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15668. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1375226
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (140 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189195519885312