Qualidade em serviços e em manufatura : analise dos fatores criticos para implementação, semelhanças e diferenças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Maria Aparecida Bernardo de
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589418
Resumo: Orientador: Marcos Augusto Vasconcellos
id UNICAMP-30_c76c6f96be67f682518e30d0e2642698
oai_identifier_str oai::202124
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Qualidade em serviços e em manufatura : analise dos fatores criticos para implementação, semelhanças e diferençasControle de qualidadeGestão da qualidade totalServiço ao clienteLiderançaMedição - Controle de qualidadeOrientador: Marcos Augusto VasconcellosDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Computação CientificaResumo: A implementação do programa da qualidade é a chave para as organizações obterem vantagem competitiva em seu ramo de negócio, uma vez que melhora a qualidade dos produtos e serviços, aumenta a produtividade e reduz os custos pela eliminação contínua dos desperdícios. É objetivo desta dissertação observar o comportamento dos fatores críticos necessários à implementação da qualidade, quando aplicados em empresas nas quais o pacote de valor oferecido a seus clientes tem predominância de serviços ou manufatura, e determinar as semelhanças e diferenças que ocorrem e em que momento se fazem presentes, significativas. Para tanto, determinamos um rol de fatores críticos, que representam uma estrutura, uma espinha dorsal, a saber: o papel da liderança e das pessoas no processo; o sistema da qualidade, a estrutura de custos da qualidade e a estrutura organizacional; a estratégia, o planejamento, o melhoramento, o controle da qualidade e as relações com os fornecedores; a importância da cultura organizacional, da educação, do treinamento e das equipes de melhoria e, finalmente, as medições da qualidade. Esta estrutura foi sendo examinada durante todo o desenvolvimento da dissertação para observar a sua adequação. Estudos, análises e comparações das posições dos pioneiros da qualidade e dos autores mais conceituados, na atualidade, em manufatura e serviços, foi a metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho.Abstract: Not informed.MestradoMestre em Qualidade[s.n.]Vasconcellos, Marcos Augusto deVasconcellos, Marcos AugustoBacic, Miguel JuanHeloani, José Roberto MontesUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação CientíficaPrograma de Pós-Graduação em QualidadeUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Maria Aparecida Bernardo de2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf198p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589418SOUZA, Maria Aparecida Bernardo de. Qualidade em serviços e em manufatura: analise dos fatores criticos para implementação, semelhanças e diferenças. 2001. 198p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Computação Cientifica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589418. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/202124porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-08T11:07:08Zoai::202124Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-09-08T11:07:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade em serviços e em manufatura : analise dos fatores criticos para implementação, semelhanças e diferenças
title Qualidade em serviços e em manufatura : analise dos fatores criticos para implementação, semelhanças e diferenças
spellingShingle Qualidade em serviços e em manufatura : analise dos fatores criticos para implementação, semelhanças e diferenças
Souza, Maria Aparecida Bernardo de
Controle de qualidade
Gestão da qualidade total
Serviço ao cliente
Liderança
Medição - Controle de qualidade
title_short Qualidade em serviços e em manufatura : analise dos fatores criticos para implementação, semelhanças e diferenças
title_full Qualidade em serviços e em manufatura : analise dos fatores criticos para implementação, semelhanças e diferenças
title_fullStr Qualidade em serviços e em manufatura : analise dos fatores criticos para implementação, semelhanças e diferenças
title_full_unstemmed Qualidade em serviços e em manufatura : analise dos fatores criticos para implementação, semelhanças e diferenças
title_sort Qualidade em serviços e em manufatura : analise dos fatores criticos para implementação, semelhanças e diferenças
author Souza, Maria Aparecida Bernardo de
author_facet Souza, Maria Aparecida Bernardo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcellos, Marcos Augusto de
Vasconcellos, Marcos Augusto
Bacic, Miguel Juan
Heloani, José Roberto Montes
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica
Programa de Pós-Graduação em Qualidade
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Maria Aparecida Bernardo de
dc.subject.por.fl_str_mv Controle de qualidade
Gestão da qualidade total
Serviço ao cliente
Liderança
Medição - Controle de qualidade
topic Controle de qualidade
Gestão da qualidade total
Serviço ao cliente
Liderança
Medição - Controle de qualidade
description Orientador: Marcos Augusto Vasconcellos
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589418
SOUZA, Maria Aparecida Bernardo de. Qualidade em serviços e em manufatura: analise dos fatores criticos para implementação, semelhanças e diferenças. 2001. 198p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Computação Cientifica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589418. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589418
identifier_str_mv SOUZA, Maria Aparecida Bernardo de. Qualidade em serviços e em manufatura: analise dos fatores criticos para implementação, semelhanças e diferenças. 2001. 198p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Computação Cientifica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589418. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/202124
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
198p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188842232610816