Reforma universitaria e formação em psicologia : o caso da psicologia escolar e educacional na universidade de Padua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Riedo, Cassio Ricardo Fares, 1965-
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604135
Resumo: Orientador: Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira
id UNICAMP-30_c8237563a5304ea4987ee8af3b052d0a
oai_identifier_str oai::391339
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Reforma universitaria e formação em psicologia : o caso da psicologia escolar e educacional na universidade de PaduaUniversity reform and psychology formation: a case study of school and educational psychology in the Padua UniversityUniversidades e faculdadesReforma universitariaPsicologia - Formação profissionalMétodo de estudo de casosUniversities and collegesUniversity reformPsychology, professional formationCase studiesOrientador: Elisabete Monteiro de Aguiar PereiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta dissertação discute como a reforma universitária italiana, implantada através do Decreto Ministerial n°509/99, influenciou a formação em psicologia, focalizando principalmente a psicologia educacional. Certa debilidade no ensino superior italiano e acordos entre os países membros da Comunidade Européia, ensejando a formação de uma Área Européia de Educação Superior, serviram como justificativa para a reforma. Um dos principais objetivos declarados foi o reconhecimento profissional entre os países e, para compatibilizar os sistemas de cada país, foi implantado um modelo baseado em dois ciclos e créditos formativos, com preocupações profissionalizantes desde o ciclo inicial. O processo de reestruturação didática que aconteceu na Universidade de Pádua durante a pesquisa foi estudado num enfoque contextual; tendo sido optado pelo estudo de caso como alternativa metodológica. Foram entrevistados o Presidente da Faculdade de Psicologia, o Assessor da Presidência para Assuntos Discentes, o Diretor do Departamento de Desenvolvimento e Socialização e quatro professoras deste departamento. Além das entrevistas, currículos do ciclo inicial e reportagens publicadas em jornais italianos foram usados para auxiliar a reflexão. De maneira geral, o modelo implantado não foi bem recebido pelos estudantes, pelos docentes e nem por outros segmentos sociais, tendo recebido várias críticas, sendo a falta de uma formação geral mais ampla uma das principaisAbstract: This dissertation is about the Italian reform of universities, implemented by Ministerial Law n°509/99, concerned with psychology graduation courses and educational psychology in special. A supposedly weak Italian Higher Education and agreements for building a European Area of Higher Education were used to justify the reform. A model with two cycles and credits for a professional formation were proposed to overlap the educational systems from each nation. A case study was used to understand the new didactic structure in Padova University and its social context. News, curriculum and interviews with the President of the Faculty of Psychology, the President-Assessor for Student Matters, the Director and four teachers from Development and Socialization Department served as data information. Meanwhile, students, teachers, and another social segments didn¿t approve the implemented formation¿s model. Many critics appeared and the main was a failed general educationMestradoEnsino e Práticas CulturaisMestre em Educação[s.n.]Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar, 1949-Bernardes, Jefferson de SouzaMercuri, Elizabeth Nogueira Gomes da SilvaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRiedo, Cassio Ricardo Fares, 1965-20062006-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf349p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604135RIEDO, Cassio Ricardo Fares. Reforma universitaria e formação em psicologia: o caso da psicologia escolar e educacional na universidade de Padua. 2006. 349p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604135. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/391339porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:44:51Zoai::391339Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:44:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reforma universitaria e formação em psicologia : o caso da psicologia escolar e educacional na universidade de Padua
University reform and psychology formation: a case study of school and educational psychology in the Padua University
title Reforma universitaria e formação em psicologia : o caso da psicologia escolar e educacional na universidade de Padua
spellingShingle Reforma universitaria e formação em psicologia : o caso da psicologia escolar e educacional na universidade de Padua
Riedo, Cassio Ricardo Fares, 1965-
Universidades e faculdades
Reforma universitaria
Psicologia - Formação profissional
Método de estudo de casos
Universities and colleges
University reform
Psychology, professional formation
Case studies
title_short Reforma universitaria e formação em psicologia : o caso da psicologia escolar e educacional na universidade de Padua
title_full Reforma universitaria e formação em psicologia : o caso da psicologia escolar e educacional na universidade de Padua
title_fullStr Reforma universitaria e formação em psicologia : o caso da psicologia escolar e educacional na universidade de Padua
title_full_unstemmed Reforma universitaria e formação em psicologia : o caso da psicologia escolar e educacional na universidade de Padua
title_sort Reforma universitaria e formação em psicologia : o caso da psicologia escolar e educacional na universidade de Padua
author Riedo, Cassio Ricardo Fares, 1965-
author_facet Riedo, Cassio Ricardo Fares, 1965-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar, 1949-
Bernardes, Jefferson de Souza
Mercuri, Elizabeth Nogueira Gomes da Silva
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Riedo, Cassio Ricardo Fares, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Universidades e faculdades
Reforma universitaria
Psicologia - Formação profissional
Método de estudo de casos
Universities and colleges
University reform
Psychology, professional formation
Case studies
topic Universidades e faculdades
Reforma universitaria
Psicologia - Formação profissional
Método de estudo de casos
Universities and colleges
University reform
Psychology, professional formation
Case studies
description Orientador: Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-02-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604135
RIEDO, Cassio Ricardo Fares. Reforma universitaria e formação em psicologia: o caso da psicologia escolar e educacional na universidade de Padua. 2006. 349p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604135. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
RIEDO, Cassio Ricardo Fares. Reforma universitaria e formação em psicologia: o caso da psicologia escolar e educacional na universidade de Padua. 2006. 349p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604135. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/391339
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
349p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188957832871936