Literatura infantil e desenvolvimento moral : a construção da noção de justiça em crianças pre-escolares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581525 |
Resumo: | Orientador : Orly Zucatto Mantovani de Assis |
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Literatura infantil e desenvolvimento moral : a construção da noção de justiça em crianças pre-escolaresLiteratura e moralLivros e leitura para criançasTextos infantis - Aspectos morais e éticosLiteratura infantojuvenil - Aspectos morais e éticosValores sociaisOrientador : Orly Zucatto Mantovani de AssisTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho de pesquisa teve por objetivo demonstrar a importância de uma intervenção pedagógica, no processo de construção da moralidade infantil, por intermédio da Literatura Infantil como elemento desencadeador da reflexão moral. Foram criadas duas situações experimentais: a dramatização e a apresentação posterior das imagens gravadas em vídeo. A finalidade dessas situações experimentais foi a de propiciar às crianças as oportunidades de compreenderem as diferenças entre os seus valores individuais e os valores que permeiam as atitudes sociais. Ao discutir, refletir e questionar a conduta das personagens, os sujeitos desta pesquisa tiveram que julgar as ações das mesmas, procurando solucionar os conflitos existentes, sem o receio de virem a ser punidos e sem a intenção de virem a ser recompensados. A preocupação fundamental deste estudo foi evidenciar que a educação moral não se constitui em um fator isolado, no currículo escolar, razão pela qual é necessário que se reflita sobre este tema, considerando-o um exercício legítimo de democracia, favorecendo o processo de construção da autonomia, do raciocínio e da cooperação. A Escola e os educadores devem preocupar-se com a formação de indivíduos capazes de refletir, discutir e solucionar os conflitos sociais e morais, por meio do diálogo, da busca de alternativas viáveis, da exposição de idéias, da coordenação de pontos de vista divergentes e da elaboração e reelaboração dos princípios e normas que regem a vida social. No atual contexto histórico-político-social, é de grande importância que haja uma preocupação central em criar condições, para que os sujeitos, em fase de escolarização, vivenciem o processo de construção dos seus próprios valores, pois isso lhes possibilitará a formação de uma consciência crítica, transformando-os em elementos capazes de compreender e coordenar as várias concepções de valor existentes dentro de uma sociedade. Neste momento histórico-político-social, está ocorrendo uma tentativa de transformação social, na qual os princípios éticos universais estão sendo questionados. Está ocorrendo uma busca pela redefinição dos princípios éticos que deveriam reger os valores sociais, morais, políticos, econômicos, jurídicos e religiosos. Entretanto, a concretização de uma transformação social e a compreensão dos princípios éticos universais estão diretamente relacionadas à construção e à clarificação dos valores morais e sociais do indivíduo, caracterizando a elaboração de um nível de justiça: cada vez -mais, complexo e elaboradoDoutoradoPsicologia EducacionalDoutor em Educação[s.n.]Assis, Orly Zucatto Mantovani de, 1939-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Aurea Maria de1994info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf[135]f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581525OLIVEIRA, Aurea Maria de. Literatura infantil e desenvolvimento moral: a construção da noção de justiça em crianças pre-escolares. 1994. [135]f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581525. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/76712porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T03:23:15Zoai::76712Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T03:23:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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