Desenho como processo de compreensão da arquitetura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Raissa Araujo, 1995-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15287
Resumo: Orientador: Daniel de Carvalho Moreira
id UNICAMP-30_c9c445a4a0743563f358a039e3b0fedb
oai_identifier_str oai::1374228
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Desenho como processo de compreensão da arquiteturaDrawing as a process of understanding architectureDesenho arquitetônicoAnálise gráficaAtividades de ensino-aprendizagemArchitectural drawingGraphical analysisTeaching-learning activitiesOrientador: Daniel de Carvalho MoreiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoResumo: O desenho é considerado, dentre suas inúmeras funções, um importante meio de comunicação para o arquiteto. Desde o auxílio na concepção dos projetos, até a representação final, é capaz de interpretar ideias mentais e externalizá-las. Por ser adotado como meio de comunicação, a presente pesquisa pretende enfatizá-lo como um processo para compreensão da arquitetura e partiu de uma revisão bibliográfica que buscou apresentar o panorama dos seus conceitos e funções e aproximá-lo à disciplina arquitetônica. Com base nas dimensões de análise delimitadas na fundamentação teórica e com o objetivo de explorar métodos de introdução do desenho à mão nas práticas de ensino da disciplina, foi apresentado o método utilizado pelo professor Joaquín Lorda Iñarra (1955-2016), que partia do desenho como instrumento ativo de investigação. Com base nesse método, foi desenvolvido o exercício que conformou o estudo de caso desta pesquisa: o Glossário. Aplicado nas disciplinas teóricas "AU091 - Fundamentos da Arquitetura I" e "AU092 - Fundamentos da Arquitetura II" da Universidade Estadual de Campinas, durante os anos de 2020 e 2021, tinha o objetivo de não só fornecer alternativas de ensino e avaliação ao período de pandemia mundial devido ao Covid-19 em que estavam inseridas as disciplinas, mas também de utilizar o desenho à mão como instrumento de investigação e análise dos elementos arquitetônicos estudados. A partir de um enunciado textual fornecido pelo docente, e do conteúdo didático transmitido durantes as aulas, os alunos tinham de representar graficamente os elementos em questão. Obteve-se um conjunto de desenhos produzidos durantes as disciplinas, no qual foi aplicado uma ferramenta de análise com o intuito de investigar a influência do desenho no processo de aprendizagem, que se baseou na análise e nas inter-relações entre os aspectos isolados e contextualizados dos desenhos. Como resultado, obteve-se uma análise gráfica qualitativa, com o desenvolvimento de fichas resumo, que auxiliaram na compreensão da evolução dos alunos no decorrer das disciplinas e em um diagrama de fluxos, que possibilitou representar graficamente as suas escolhas para a execução do conjunto de desenhos obtidoAbstract: Architectural drawing is considered an important means of communication for the architect, among its many functions. From assisting in the conception of projects to the design development, drawing is capable of interpreting mental ideas and externalizing them. As a means of communication, this research aims to emphasize it as a process of understanding architecture and started from a bibliographical review that aims to present an overview of its concepts and functions and bring it closer to the architectural discipline. Based on the dimensions of analysis delimited in this research and with the aim of exploring methods of introducing hand drawing into architectural teaching practices, the method used by Professor Joaquín Lorda Iñarra (1955-2016) was presented, which started from drawing as an active instrument of investigation. Based on this method, the exercise that constituted the case study of this research was developed: the Glossary. During the years 2020 and 2021, it was applied in the theoretical disciplines "AU091 - Fundamentals of Architecture I" and "AU092 - Fundamentals of Architecture II" at Universidade Estadual de Campinas, with the aim not only of providing teaching and evaluation alternatives for the period of global pandemic due to Covid-19, but also of using hand-drawing as a tool for investigating and analyzing the architectural elements studied. Based on a textual statement provided by the teacher, and the didactic content transmitted during classes, students had to graphically represent the elements requested. Was obtained a set of drawings produced during the disciplines, to which an analysis tool was applied with the aim of investigating the influence of drawing on the learning process and which was based on the analysis and interrelationships between isolated and contextualized aspects of the drawings. With the development of summary sheets and a flow diagram, a qualitative graphical analysis was obtained, which helped in understanding the students' evolution throughout the discipline and made it possible to graphically represent their choices for executing the set of drawings obtainedMestradoArquitetura, Tecnologia e CidadeMestra em Arquitetura, Tecnologia e Cidade[s.n.]Moreira, Daniel de Carvalho, 1971-Bernardi, NubiaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e CidadeUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRodrigues, Raissa Araujo, 1995-20232023-10-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (172 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/15287RODRIGUES, Raissa Araujo. Desenho como processo de compreensão da arquitetura. 2023. 1 recurso online (172 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15287. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1374228Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-16T16:26:23Zoai::1374228Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-02-16T16:26:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenho como processo de compreensão da arquitetura
Drawing as a process of understanding architecture
title Desenho como processo de compreensão da arquitetura
spellingShingle Desenho como processo de compreensão da arquitetura
Rodrigues, Raissa Araujo, 1995-
Desenho arquitetônico
Análise gráfica
Atividades de ensino-aprendizagem
Architectural drawing
Graphical analysis
Teaching-learning activities
title_short Desenho como processo de compreensão da arquitetura
title_full Desenho como processo de compreensão da arquitetura
title_fullStr Desenho como processo de compreensão da arquitetura
title_full_unstemmed Desenho como processo de compreensão da arquitetura
title_sort Desenho como processo de compreensão da arquitetura
author Rodrigues, Raissa Araujo, 1995-
author_facet Rodrigues, Raissa Araujo, 1995-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Daniel de Carvalho, 1971-
Bernardi, Nubia
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Raissa Araujo, 1995-
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho arquitetônico
Análise gráfica
Atividades de ensino-aprendizagem
Architectural drawing
Graphical analysis
Teaching-learning activities
topic Desenho arquitetônico
Análise gráfica
Atividades de ensino-aprendizagem
Architectural drawing
Graphical analysis
Teaching-learning activities
description Orientador: Daniel de Carvalho Moreira
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-10-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/15287
RODRIGUES, Raissa Araujo. Desenho como processo de compreensão da arquitetura. 2023. 1 recurso online (172 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15287. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/15287
identifier_str_mv RODRIGUES, Raissa Araujo. Desenho como processo de compreensão da arquitetura. 2023. 1 recurso online (172 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15287. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1374228
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (172 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189194785882112