Produção de conhecimentos históricos educacionais : diálogos entrecruzados entre estudantes, professor e documentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641961 |
Resumo: | Orientador: Adriana Carvalho Koyama |
id |
UNICAMP-30_cb7e979755406d9b3d683cadb8d60e48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1166630 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Produção de conhecimentos históricos educacionais : diálogos entrecruzados entre estudantes, professor e documentosProduction of educacional historical knowledge : intercrossed dialogues between students, teacher and documentsEducação das sensibilidadesHistória - Estudo e ensinoMemóriaNarrativasDocumentosEducation of sensibilitiesHistory teachingMemoryNarrativesDocumentsOrientador: Adriana Carvalho KoyamaDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Pesquisa relativa ao Ensino de História na Educação Básica, produzida a partir de uma metodologia de pesquisa narrativa, foi realizada com duas classes de Ensino Fundamental II que o pesquisador lecionou História em 2019, em uma escola da rede particular de ensino de um município da Grande São Paulo. Ao longo de 2019, foram promovidas atividades educacionais colocando em diálogo os estudantes, documentos de arquivo e o professor/pesquisador. Inspirada nas proposições do filósofo alemão Walter Benjamin relativas ao tempo histórico, a pesquisa buscou romper com as narrativas históricas hegemônicas; compreender como os estudantes e o professor se aproximam de sujeitos históricos que emergem nas aulas de História a partir do trabalho com documentos históricos; compreender se e como o professor e os alunos se reconhecem como sujeitos históricos, à medida que significam os documentos e tecem diálogos com outros sujeitosAbstract: This research studies History Teaching in Middle/Secondary Schools in Brazil. It was done by using a narrative research methodology and conducted with two classes of Middle/Secondary students (ages 11-14) to which the researcher taught History in 2019 at a private school in a city in the metropolitan area of São Paulo. Educational activities promoted throughout 2019 put the students, archive documents and the teacher/researcher in contact. Inspired by Walter Benjamin’s propositions about historical time, this research sought to break with hegemonic historical narratives; to understand how students and teacher approach historical subjects who emerge from work with historical documents in History classes; and to understand how and if teacher and students understand themselves as historical subjects as they study and assimilate documents and enter into dialogue with other peopleMestradoEducação EscolarMestre em Educação Escolar[s.n.]Koyama, Adriana Carvalho, 1962-Finocchio, SilviaCunha, Nara Rúbia de CarvalhoPereira, Marcemino BernardoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCardoso, Rafael Fonseca, 1992-20212021-05-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (217 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641961CARDOSO, Rafael Fonseca. Produção de conhecimentos históricos educacionais: diálogos entrecruzados entre estudantes, professor e documentos. 2021. 1 recurso online (217 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641961. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1166630Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-20T11:20:53Zoai::1166630Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-09-20T11:20:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção de conhecimentos históricos educacionais : diálogos entrecruzados entre estudantes, professor e documentos Production of educacional historical knowledge : intercrossed dialogues between students, teacher and documents |
title |
Produção de conhecimentos históricos educacionais : diálogos entrecruzados entre estudantes, professor e documentos |
spellingShingle |
Produção de conhecimentos históricos educacionais : diálogos entrecruzados entre estudantes, professor e documentos Cardoso, Rafael Fonseca, 1992- Educação das sensibilidades História - Estudo e ensino Memória Narrativas Documentos Education of sensibilities History teaching Memory Narratives Documents |
title_short |
Produção de conhecimentos históricos educacionais : diálogos entrecruzados entre estudantes, professor e documentos |
title_full |
Produção de conhecimentos históricos educacionais : diálogos entrecruzados entre estudantes, professor e documentos |
title_fullStr |
Produção de conhecimentos históricos educacionais : diálogos entrecruzados entre estudantes, professor e documentos |
title_full_unstemmed |
Produção de conhecimentos históricos educacionais : diálogos entrecruzados entre estudantes, professor e documentos |
title_sort |
Produção de conhecimentos históricos educacionais : diálogos entrecruzados entre estudantes, professor e documentos |
author |
Cardoso, Rafael Fonseca, 1992- |
author_facet |
Cardoso, Rafael Fonseca, 1992- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Koyama, Adriana Carvalho, 1962- Finocchio, Silvia Cunha, Nara Rúbia de Carvalho Pereira, Marcemino Bernardo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Rafael Fonseca, 1992- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação das sensibilidades História - Estudo e ensino Memória Narrativas Documentos Education of sensibilities History teaching Memory Narratives Documents |
topic |
Educação das sensibilidades História - Estudo e ensino Memória Narrativas Documentos Education of sensibilities History teaching Memory Narratives Documents |
description |
Orientador: Adriana Carvalho Koyama |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-05-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641961 CARDOSO, Rafael Fonseca. Produção de conhecimentos históricos educacionais: diálogos entrecruzados entre estudantes, professor e documentos. 2021. 1 recurso online (217 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641961. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641961 |
identifier_str_mv |
CARDOSO, Rafael Fonseca. Produção de conhecimentos históricos educacionais: diálogos entrecruzados entre estudantes, professor e documentos. 2021. 1 recurso online (217 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641961. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1166630 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (217 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189175907319808 |