Educação ambiental : construção de um processo formativo em educação infantil em uma perspectiva crítica = Environmental education: build up a formative process in childhood education from a critical perspective
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632476 |
Resumo: | Orientador: Alessandra Aparecida Viveiro |
id |
UNICAMP-30_cba09b248eb21fa766eac6736e38faea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::989534 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ambiental : construção de um processo formativo em educação infantil em uma perspectiva crítica = Environmental education: build up a formative process in childhood education from a critical perspectiveEnvironmental education : build up a formative process in childhood education from a critical perspectiveEducação ambientalEducação infantilConsumo (Economia)Environmental educationEarly childhood educationConsumption (Economics)Orientador: Alessandra Aparecida ViveiroDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: Na sociedade atual, o discurso sobre o meio ambiente se faz cada vez mais presente nas diversas esferas e segmentos formais e não formais. Muito se discute sobre políticas públicas, ações como consumo consciente, uso desenfreado de recursos naturais, resíduos, desenvolvimento sustentável, Educação Ambiental. No entanto, as discussões sobre Educação Ambiental na Educação Infantil ainda são bem tímidas, uma vez que quase não há pesquisas e publicações articulando os dois campos. Assim, reconhecendo a importância da questão ambiental e a necessidade de realização de um trabalho efetivo de qualidade começando pelos pequenos, a pesquisa teve como objetivo elaborar, desenvolver e avaliar um processo formativo tendo como base uma Educação Ambiental norteada por uma perspectiva crítica na Educação Infantil. Trabalhou-se com uma turma composta por crianças entre 3 e 6 anos de uma escola de Educação Infantil do município de Campinas-SP. Para a viabilização de tal proposta, foi realizada uma sequência didática que teve como eixo central o consumismo infantil, a obsolescência programada e a obsolescência perceptível. A sequência didática recorreu a diferentes estratégias e recursos, como o uso da literatura infantil, de imagens diversas e desenhos, entre outros. O conjunto de atividades, por meio das mediações, possibilitou que as crianças conseguissem realizar suas primeiras reflexões sobre o consumismo e sobre a problemática do lixo. As crianças apontaram como solução ambiental a reutilização e a redução do consumo e, ao se debruçarem sobre as discussões desses conflitos ambientais, parecem ter construído uma lógica de um modelo de sociedade mais sustentável. Dessa forma, acredita-se que as crianças tiveram a oportunidade de pensar sobre diferentes hábitos de consumo, estilos de vida, relação ser humano-natureza e, principalmente, o meio em que vivem e como se relacionam com esse meio. Espera-se que este trabalho contribua para que outros educadores possam refletir sobre possibilidades de práticas educativas no contexto da Educação Ambiental e também se motivar a partilhar seus saberes e práticasAbstract: In the current society, the discourse on the environment becomes more and more present in various spheres and formal and non-formal segments. Much is being discussed about public policies, actions such as environmentally conscious consumption, unrestrained use of natural resources, waste disposal, sustainable development, Environmental Education. However, the discussions about Environmental Education in Early Childhood Education are still very timid, since we have almost no researches and publications articulating the two fields of study. Thus, recognizing the importance of the environmental issue and the necessity to achieve an effective quality work starting with children, this research project aims to elaborate, develop and evaluate a formative process based on Environmental Education, guided by a critical perspective, in Child education. A work has been developed with a group of children from 3 to 6 years old from a kindergarten school in the city of Campinas-SP. In order to make this proposal viable, a didactic sequence was developed, which focused on child consumerism, programmed obsolescence and perceived obsolescence. The didactic sequence resorted to different strategies, as children's literature, images, children's drawings, among others. The set of activities, conducted with mediation, made children able to make their first thoughts over consumerism and waste disposal. The children concluded that the solution would come from the reuse and the reduction of consumption, and when thinking about the discussions about these environmental conflicts, they seem to have constructed a more sustainable society model. Thus, it is believed that children will be able to begin a process of thinking about different habits of consumption, lifestyles, man-nature relation and, mainly, the environment in which they live and how they relate to this environment. It is hoped that this work will contribute to other educators being able to think about possibilities of educational practices in the context of Environmental Education and being motivated to share their knowledge, since researches in this area of knowledge are fewMestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestra em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Viveiro, Alessandra Aparecida, 1980-Zancul, Maria Cristina de SenziTortella, Jussara Cristina BarbozaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCouto, Adriana Regina de Oliveira, 1974-20172017-08-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (178 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632476COUTO, Adriana Regina de Oliveira. Educação ambiental: construção de um processo formativo em educação infantil em uma perspectiva crítica = Environmental education: build up a formative process in childhood education from a critical perspective . 2017. 1 recurso online (178 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632476. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/989534Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-03T14:15:08Zoai::989534Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-01-03T14:15:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental : construção de um processo formativo em educação infantil em uma perspectiva crítica = Environmental education: build up a formative process in childhood education from a critical perspective Environmental education : build up a formative process in childhood education from a critical perspective |
title |
Educação ambiental : construção de um processo formativo em educação infantil em uma perspectiva crítica = Environmental education: build up a formative process in childhood education from a critical perspective |
spellingShingle |
Educação ambiental : construção de um processo formativo em educação infantil em uma perspectiva crítica = Environmental education: build up a formative process in childhood education from a critical perspective Couto, Adriana Regina de Oliveira, 1974- Educação ambiental Educação infantil Consumo (Economia) Environmental education Early childhood education Consumption (Economics) |
title_short |
Educação ambiental : construção de um processo formativo em educação infantil em uma perspectiva crítica = Environmental education: build up a formative process in childhood education from a critical perspective |
title_full |
Educação ambiental : construção de um processo formativo em educação infantil em uma perspectiva crítica = Environmental education: build up a formative process in childhood education from a critical perspective |
title_fullStr |
Educação ambiental : construção de um processo formativo em educação infantil em uma perspectiva crítica = Environmental education: build up a formative process in childhood education from a critical perspective |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental : construção de um processo formativo em educação infantil em uma perspectiva crítica = Environmental education: build up a formative process in childhood education from a critical perspective |
title_sort |
Educação ambiental : construção de um processo formativo em educação infantil em uma perspectiva crítica = Environmental education: build up a formative process in childhood education from a critical perspective |
author |
Couto, Adriana Regina de Oliveira, 1974- |
author_facet |
Couto, Adriana Regina de Oliveira, 1974- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Viveiro, Alessandra Aparecida, 1980- Zancul, Maria Cristina de Senzi Tortella, Jussara Cristina Barboza Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Couto, Adriana Regina de Oliveira, 1974- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Educação infantil Consumo (Economia) Environmental education Early childhood education Consumption (Economics) |
topic |
Educação ambiental Educação infantil Consumo (Economia) Environmental education Early childhood education Consumption (Economics) |
description |
Orientador: Alessandra Aparecida Viveiro |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-08-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632476 COUTO, Adriana Regina de Oliveira. Educação ambiental: construção de um processo formativo em educação infantil em uma perspectiva crítica = Environmental education: build up a formative process in childhood education from a critical perspective . 2017. 1 recurso online (178 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632476. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632476 |
identifier_str_mv |
COUTO, Adriana Regina de Oliveira. Educação ambiental: construção de um processo formativo em educação infantil em uma perspectiva crítica = Environmental education: build up a formative process in childhood education from a critical perspective . 2017. 1 recurso online (178 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632476. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/989534 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (178 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189116144779264 |