Educação ambiental : construção de um processo formativo em educação infantil em uma perspectiva crítica = Environmental education: build up a formative process in childhood education from a critical perspective

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Adriana Regina de Oliveira, 1974-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632476
Resumo: Orientador: Alessandra Aparecida Viveiro
id UNICAMP-30_cba09b248eb21fa766eac6736e38faea
oai_identifier_str oai::989534
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Educação ambiental : construção de um processo formativo em educação infantil em uma perspectiva crítica = Environmental education: build up a formative process in childhood education from a critical perspectiveEnvironmental education : build up a formative process in childhood education from a critical perspectiveEducação ambientalEducação infantilConsumo (Economia)Environmental educationEarly childhood educationConsumption (Economics)Orientador: Alessandra Aparecida ViveiroDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: Na sociedade atual, o discurso sobre o meio ambiente se faz cada vez mais presente nas diversas esferas e segmentos formais e não formais. Muito se discute sobre políticas públicas, ações como consumo consciente, uso desenfreado de recursos naturais, resíduos, desenvolvimento sustentável, Educação Ambiental. No entanto, as discussões sobre Educação Ambiental na Educação Infantil ainda são bem tímidas, uma vez que quase não há pesquisas e publicações articulando os dois campos. Assim, reconhecendo a importância da questão ambiental e a necessidade de realização de um trabalho efetivo de qualidade começando pelos pequenos, a pesquisa teve como objetivo elaborar, desenvolver e avaliar um processo formativo tendo como base uma Educação Ambiental norteada por uma perspectiva crítica na Educação Infantil. Trabalhou-se com uma turma composta por crianças entre 3 e 6 anos de uma escola de Educação Infantil do município de Campinas-SP. Para a viabilização de tal proposta, foi realizada uma sequência didática que teve como eixo central o consumismo infantil, a obsolescência programada e a obsolescência perceptível. A sequência didática recorreu a diferentes estratégias e recursos, como o uso da literatura infantil, de imagens diversas e desenhos, entre outros. O conjunto de atividades, por meio das mediações, possibilitou que as crianças conseguissem realizar suas primeiras reflexões sobre o consumismo e sobre a problemática do lixo. As crianças apontaram como solução ambiental a reutilização e a redução do consumo e, ao se debruçarem sobre as discussões desses conflitos ambientais, parecem ter construído uma lógica de um modelo de sociedade mais sustentável. Dessa forma, acredita-se que as crianças tiveram a oportunidade de pensar sobre diferentes hábitos de consumo, estilos de vida, relação ser humano-natureza e, principalmente, o meio em que vivem e como se relacionam com esse meio. Espera-se que este trabalho contribua para que outros educadores possam refletir sobre possibilidades de práticas educativas no contexto da Educação Ambiental e também se motivar a partilhar seus saberes e práticasAbstract: In the current society, the discourse on the environment becomes more and more present in various spheres and formal and non-formal segments. Much is being discussed about public policies, actions such as environmentally conscious consumption, unrestrained use of natural resources, waste disposal, sustainable development, Environmental Education. However, the discussions about Environmental Education in Early Childhood Education are still very timid, since we have almost no researches and publications articulating the two fields of study. Thus, recognizing the importance of the environmental issue and the necessity to achieve an effective quality work starting with children, this research project aims to elaborate, develop and evaluate a formative process based on Environmental Education, guided by a critical perspective, in Child education. A work has been developed with a group of children from 3 to 6 years old from a kindergarten school in the city of Campinas-SP. In order to make this proposal viable, a didactic sequence was developed, which focused on child consumerism, programmed obsolescence and perceived obsolescence. The didactic sequence resorted to different strategies, as children's literature, images, children's drawings, among others. The set of activities, conducted with mediation, made children able to make their first thoughts over consumerism and waste disposal. The children concluded that the solution would come from the reuse and the reduction of consumption, and when thinking about the discussions about these environmental conflicts, they seem to have constructed a more sustainable society model. Thus, it is believed that children will be able to begin a process of thinking about different habits of consumption, lifestyles, man-nature relation and, mainly, the environment in which they live and how they relate to this environment. It is hoped that this work will contribute to other educators being able to think about possibilities of educational practices in the context of Environmental Education and being motivated to share their knowledge, since researches in this area of knowledge are fewMestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestra em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Viveiro, Alessandra Aparecida, 1980-Zancul, Maria Cristina de SenziTortella, Jussara Cristina BarbozaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCouto, Adriana Regina de Oliveira, 1974-20172017-08-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (178 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632476COUTO, Adriana Regina de Oliveira. Educação ambiental: construção de um processo formativo em educação infantil em uma perspectiva crítica = Environmental education: build up a formative process in childhood education from a critical perspective . 2017. 1 recurso online (178 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632476. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/989534Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-03T14:15:08Zoai::989534Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-01-03T14:15:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental : construção de um processo formativo em educação infantil em uma perspectiva crítica = Environmental education: build up a formative process in childhood education from a critical perspective
Environmental education : build up a formative process in childhood education from a critical perspective
title Educação ambiental : construção de um processo formativo em educação infantil em uma perspectiva crítica = Environmental education: build up a formative process in childhood education from a critical perspective
spellingShingle Educação ambiental : construção de um processo formativo em educação infantil em uma perspectiva crítica = Environmental education: build up a formative process in childhood education from a critical perspective
Couto, Adriana Regina de Oliveira, 1974-
Educação ambiental
Educação infantil
Consumo (Economia)
Environmental education
Early childhood education
Consumption (Economics)
title_short Educação ambiental : construção de um processo formativo em educação infantil em uma perspectiva crítica = Environmental education: build up a formative process in childhood education from a critical perspective
title_full Educação ambiental : construção de um processo formativo em educação infantil em uma perspectiva crítica = Environmental education: build up a formative process in childhood education from a critical perspective
title_fullStr Educação ambiental : construção de um processo formativo em educação infantil em uma perspectiva crítica = Environmental education: build up a formative process in childhood education from a critical perspective
title_full_unstemmed Educação ambiental : construção de um processo formativo em educação infantil em uma perspectiva crítica = Environmental education: build up a formative process in childhood education from a critical perspective
title_sort Educação ambiental : construção de um processo formativo em educação infantil em uma perspectiva crítica = Environmental education: build up a formative process in childhood education from a critical perspective
author Couto, Adriana Regina de Oliveira, 1974-
author_facet Couto, Adriana Regina de Oliveira, 1974-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viveiro, Alessandra Aparecida, 1980-
Zancul, Maria Cristina de Senzi
Tortella, Jussara Cristina Barboza
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto, Adriana Regina de Oliveira, 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Educação infantil
Consumo (Economia)
Environmental education
Early childhood education
Consumption (Economics)
topic Educação ambiental
Educação infantil
Consumo (Economia)
Environmental education
Early childhood education
Consumption (Economics)
description Orientador: Alessandra Aparecida Viveiro
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-08-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632476
COUTO, Adriana Regina de Oliveira. Educação ambiental: construção de um processo formativo em educação infantil em uma perspectiva crítica = Environmental education: build up a formative process in childhood education from a critical perspective . 2017. 1 recurso online (178 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632476. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632476
identifier_str_mv COUTO, Adriana Regina de Oliveira. Educação ambiental: construção de um processo formativo em educação infantil em uma perspectiva crítica = Environmental education: build up a formative process in childhood education from a critical perspective . 2017. 1 recurso online (178 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632476. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/989534
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (178 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189116144779264