A formação de cantores crossover de alta performance no Brasil : um estudo sobre práticas e trajetórias de especialistas em ópera e teatro musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/17831 |
Resumo: | Orientador: Angelo José Fernandes |
id |
UNICAMP-30_cc7fa2f68c1893f8fa522aeb6e16bd17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1386500 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação de cantores crossover de alta performance no Brasil : um estudo sobre práticas e trajetórias de especialistas em ópera e teatro musicalThe training of high performance crossover singers in Brazil : a study on the practices and trajectories of specialists in opera an musical theaterCanto crossoverCanto - Instrução e estudoÓperaTeatro musicalHibridismoCrossover singingVocal techniqueOperaMusical theaterHybridismOrientador: Angelo José FernandesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Este estudo considerou a necessidade que cantores possuem de executar repertórios de estilos diversos como forma de sustento, debruçando-se sobre a formação de cantores brasileiros crossover de renome que atuam tanto na ópera, quanto no teatro musical. Nessa proposta, buscou-se compreender quais denominações o termo crossover implica dentro do contexto musical e quais suas diferenças. Ademais, investigaram-se as particularidades específicas do crossover vocal e as trajetórias de cantores que foram reconhecidos pela crítica especializada como bem-sucedidos em Ópera e Teatro Musical. Por meio de uma revisão bibliográfica, o método utilizado nesta pesquisa voltou-se à pesquisa do que a literatura de pedagogia vocal sugere como ajustes anatomofisiológicos da voz nos dois estilos selecionados como recorte (Canto Lírico Ocidental e Teatro Musical com sonoridade belting). Em seguida, realizou-se a seleção de cantores considerados experts nos dois campos, mediante o reconhecimento da crítica especializada, inclusive entre pares, haja vista as entrevistas retrospectivas sobre suas trajetórias de aprendizado e profissão. A partir das entrevistas, cruzaram-se os dados coletados com o arcabouço teórico dos capítulos anteriores para compreender os ajustes vocais empregados pelos entrevistados, bem como suas percepções sobre o fenômeno. Como resultado, observaram-se pontos comuns em todas as trajetórias, como musicalização contendo canto coral, influência familiar, seleção de professores considerados de alto nível e também determinados comportamentos descritos na teoria social cognitiva, como processos cognitivos de autorregulação, metacognição e agência humanaAbstract: This study considered the necessity for singers to perform repertoires of different styles as a way of making a living, looking at the training of renowned Brazilian crossover singers who perform in both opera and musical theatre. In this proposal, we sought to understand what denominations the term crossover implies within the musical context and what their differences are. In addition, we investigated the specific characteristics of vocal crossover and the careers of singers who have been recognized by specialized critics as successful in opera and musical theatre. By means of a bibliographical review, this research used a method focused on investigating what the vocal pedagogy literature suggests as the anatomophysiological adjustments of the voice in the two styles selected as a cross-section (Western Lyrical Singing and Musical Theater with belting sonority). Next, we selected singers who were considered experts in both fields, through the recognition of specialized critics, including peers, given the retrospective interviews about their learning and professional careers. Based on the interviews, the data collected was cross-referenced with the theoretical framework of the previous chapters to understand the vocal adjustments used by the interviewees, as well as their perceptions of the phenomenon. As a result, common points were observed in all the trajectories, such as musicalization containing choral singing, family influence, selection of teachers considered to be of a high level and also certain behaviors described in social cognitive theory, such as cognitive processes of self-regulation, metacognition and human agencyAbertoMestradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaMestra em MúsicaCAPES88887.596406/2020-00[s.n.]Fernandes, Angelo José, 1973-Sousa, Joana Mariz deKubo, Viviane AlvesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTormina, Helen Bovo, 1984-20232023-06-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (343 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/17831TORMINA, Helen Bovo. A formação de cantores crossover de alta performance no Brasil: um estudo sobre práticas e trajetórias de especialistas em ópera e teatro musical. 2023. 1 recurso online (343 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17831. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1386500Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1386500Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-03T16:33:52Zoai::1386500Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-06-03T16:33:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de cantores crossover de alta performance no Brasil : um estudo sobre práticas e trajetórias de especialistas em ópera e teatro musical The training of high performance crossover singers in Brazil : a study on the practices and trajectories of specialists in opera an musical theater |
title |
A formação de cantores crossover de alta performance no Brasil : um estudo sobre práticas e trajetórias de especialistas em ópera e teatro musical |
spellingShingle |
A formação de cantores crossover de alta performance no Brasil : um estudo sobre práticas e trajetórias de especialistas em ópera e teatro musical Tormina, Helen Bovo, 1984- Canto crossover Canto - Instrução e estudo Ópera Teatro musical Hibridismo Crossover singing Vocal technique Opera Musical theater Hybridism |
title_short |
A formação de cantores crossover de alta performance no Brasil : um estudo sobre práticas e trajetórias de especialistas em ópera e teatro musical |
title_full |
A formação de cantores crossover de alta performance no Brasil : um estudo sobre práticas e trajetórias de especialistas em ópera e teatro musical |
title_fullStr |
A formação de cantores crossover de alta performance no Brasil : um estudo sobre práticas e trajetórias de especialistas em ópera e teatro musical |
title_full_unstemmed |
A formação de cantores crossover de alta performance no Brasil : um estudo sobre práticas e trajetórias de especialistas em ópera e teatro musical |
title_sort |
A formação de cantores crossover de alta performance no Brasil : um estudo sobre práticas e trajetórias de especialistas em ópera e teatro musical |
author |
Tormina, Helen Bovo, 1984- |
author_facet |
Tormina, Helen Bovo, 1984- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, Angelo José, 1973- Sousa, Joana Mariz de Kubo, Viviane Alves Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Música UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tormina, Helen Bovo, 1984- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Canto crossover Canto - Instrução e estudo Ópera Teatro musical Hibridismo Crossover singing Vocal technique Opera Musical theater Hybridism |
topic |
Canto crossover Canto - Instrução e estudo Ópera Teatro musical Hibridismo Crossover singing Vocal technique Opera Musical theater Hybridism |
description |
Orientador: Angelo José Fernandes |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-06-23T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/17831 TORMINA, Helen Bovo. A formação de cantores crossover de alta performance no Brasil: um estudo sobre práticas e trajetórias de especialistas em ópera e teatro musical. 2023. 1 recurso online (343 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17831. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/17831 |
identifier_str_mv |
TORMINA, Helen Bovo. A formação de cantores crossover de alta performance no Brasil: um estudo sobre práticas e trajetórias de especialistas em ópera e teatro musical. 2023. 1 recurso online (343 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17831. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1386500 Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1386500 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (343 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189198236745728 |