Epistemologia da Educação Física : análise da produção científica do Programa de Pós-graduação da Faculdade da Educação Física da UNICAMP (1991-2008)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Júlia Paula Motta de, 1970-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617248
Resumo: Orientador: Sílvio Ancizar Sánches Gamboa
id UNICAMP-30_ccfcd4974eaaa8b6e53246a3aa90e1fb
oai_identifier_str oai::849120
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Epistemologia da Educação Física : análise da produção científica do Programa de Pós-graduação da Faculdade da Educação Física da UNICAMP (1991-2008)Epistemology of Physical Education : analysis of scientific production of the Post-graduated School of Physical Education of the UNICAMP (1991-2008)EpistemologiaAnálise (Filosofia)Produção científicaEducação física - PesquisaProdução de conhecimentoEpistemologyAnalysis (Philosophy)Scientific productionPhysical education - ResearchKnowledge productionOrientador: Sílvio Ancizar Sánches GamboaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente pesquisa realizou uma análise epistemológica da produção científica (teses de doutorado e dissertações de mestrado) do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) de 1991 a 2008. Pautou-se pela questão: quais as características epistemológicas da produção deste Programa, com atenção especial a articulação lógica entre técnicas, métodos e teorias utilizados nas pesquisas e os pressupostos gnosiológicos e ontológicos e qual a sua relação com as condições institucionais dessa produção? Foram identificadas e analisadas as tendências temáticas, as formas de tratamentos teórico-metodológicas e as linhas de desenvolvimento dessa produção. Para a compreensão dessa produção foram recuperadas suas relações com as condições históricas, tais como: história da educação física, da pós-graduação no Brasil, políticas nacionais para ciência e tecnologia e histórico do programa onde as pesquisas foram realizadas. Para o registro e análise da produção foi utilizada uma matriz epistemológica que ajudou a reconstituir a lógica interna de cada pesquisa, interrelacionando seus diversos níveis (técnico, metodológico, teórico, epistemológico) e pressupostos (lógico-gnosiológicos e ontológicos). A articulação entre a lógica reconstituída e as condições históricas da produção (método lógico-histórico) permitiu chegar aos resultados, dentre os quais se destacam: a) a maior parte das pesquisas utiliza a abordagem empírico-analítica, seguida pela abordagem fenomenológico-hermenêutica, essas duas abordagens geram uma tensão no campo científico, explicitando uma manifestação interna das 'guerras da ciência' entre as biológicas e as humanas; b) com alguma distância encontra-se a abordagem dialética e recentemente a abordagem pósmoderna, abordagens que apontam perspectivas críticas e anunciam epistemologias alternativas; c) confirma-se a contribuição da investigação epistemológica, ou a pesquisa sobre a pesquisa, que possibilita caracterizar e problematizar a formação de um campo científico específico. Nesse sentido, espera-se que esta pesquisa ofereça um mapeamento e análise da produção de um dos programas de pós-graduação mais produtivos do país e contribua para um processo de auto-reflexão e auto-crítica no campo científico da educação física.Abstract: This research conducted an epistemological analysis of the production (theses and dissertations) of Post-graduate School of Physical Education at UNICAMP, 1991 to 2088. Was guide by the question: what are the epistemological characteristics of the production of this program, with special attention to logical articulation of techniques, methods and theories in research and epistemological and ontological assumptions and what its relation with the institutional conditions of its production? Were identified and analyzed trends thematic, forms of theoretical and methodological treatments of the developmental lines of production. To understand this production were restored its relation with the historical conditions, such as: history of physical education in Brazil, post-graduate studies in Brazil, national policies for science and technology, history of the program were the research has been done and training of its faculty. For recording and analysis of production was used an organizer instrument called Matrix Epistemological, who helped to reconstruct the internal logic of each survey, interrelating different levels (technical, methodological, theoretical, epistemological) and assumptions (the ontological and epistemological). The logical link between the reconstituted and historical conditions of production (logical-historical method) allowed to get the results, among which were: a) most research uses the empiricalanalytic approach, followed by the phenomenological-hermeneutic approach, these two approaches generate a voltage in the scientific field explaining an internal manifestation of 'science war' between biological and human; b) with some distance is the dialectical approach and recently the postmodern approach, approaches that link the critical perspectives and announce alternative epistemologies; c) confirms the contribution of epistemological inquiry, or research of the research, which enables to characterize and discuss the formation of a specific field. In this sense, it is expected that this research provides a mapping and analyses of production of one of the graduated programs more productive to contribute to a process of self-reflection and self-criticism in the scientific field of physical education.DoutoradoDoutor em Educação[s.n.]Sanchez Gamboa, Silvio Ancisar, 1949-Fensterseifer, Paulo EvaldoLamar, Adolfo RamosRodrigo, Lidia MariaCastellani Filho, LinoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Júlia Paula Motta de, 1970-2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf213 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617248SOUZA, Júlia Paula Motta de. Epistemologia da Educação Física: análise da produção científica do Programa de Pós-graduação da Faculdade da Educação Física da UNICAMP (1991-2008). 2011. 213 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617248. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/849120porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:32:51Zoai::849120Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:32:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Epistemologia da Educação Física : análise da produção científica do Programa de Pós-graduação da Faculdade da Educação Física da UNICAMP (1991-2008)
Epistemology of Physical Education : analysis of scientific production of the Post-graduated School of Physical Education of the UNICAMP (1991-2008)
title Epistemologia da Educação Física : análise da produção científica do Programa de Pós-graduação da Faculdade da Educação Física da UNICAMP (1991-2008)
spellingShingle Epistemologia da Educação Física : análise da produção científica do Programa de Pós-graduação da Faculdade da Educação Física da UNICAMP (1991-2008)
Souza, Júlia Paula Motta de, 1970-
Epistemologia
Análise (Filosofia)
Produção científica
Educação física - Pesquisa
Produção de conhecimento
Epistemology
Analysis (Philosophy)
Scientific production
Physical education - Research
Knowledge production
title_short Epistemologia da Educação Física : análise da produção científica do Programa de Pós-graduação da Faculdade da Educação Física da UNICAMP (1991-2008)
title_full Epistemologia da Educação Física : análise da produção científica do Programa de Pós-graduação da Faculdade da Educação Física da UNICAMP (1991-2008)
title_fullStr Epistemologia da Educação Física : análise da produção científica do Programa de Pós-graduação da Faculdade da Educação Física da UNICAMP (1991-2008)
title_full_unstemmed Epistemologia da Educação Física : análise da produção científica do Programa de Pós-graduação da Faculdade da Educação Física da UNICAMP (1991-2008)
title_sort Epistemologia da Educação Física : análise da produção científica do Programa de Pós-graduação da Faculdade da Educação Física da UNICAMP (1991-2008)
author Souza, Júlia Paula Motta de, 1970-
author_facet Souza, Júlia Paula Motta de, 1970-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanchez Gamboa, Silvio Ancisar, 1949-
Fensterseifer, Paulo Evaldo
Lamar, Adolfo Ramos
Rodrigo, Lidia Maria
Castellani Filho, Lino
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Júlia Paula Motta de, 1970-
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia
Análise (Filosofia)
Produção científica
Educação física - Pesquisa
Produção de conhecimento
Epistemology
Analysis (Philosophy)
Scientific production
Physical education - Research
Knowledge production
topic Epistemologia
Análise (Filosofia)
Produção científica
Educação física - Pesquisa
Produção de conhecimento
Epistemology
Analysis (Philosophy)
Scientific production
Physical education - Research
Knowledge production
description Orientador: Sílvio Ancizar Sánches Gamboa
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617248
SOUZA, Júlia Paula Motta de. Epistemologia da Educação Física: análise da produção científica do Programa de Pós-graduação da Faculdade da Educação Física da UNICAMP (1991-2008). 2011. 213 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617248. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617248
identifier_str_mv SOUZA, Júlia Paula Motta de. Epistemologia da Educação Física: análise da produção científica do Programa de Pós-graduação da Faculdade da Educação Física da UNICAMP (1991-2008). 2011. 213 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617248. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/849120
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
213 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189072098295808