Políticas de educação inclusiva : análise das condições de desenvolvimento dos alunos com deficiência na instituição escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Flávia Faissal de, 1971-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620804
Resumo: Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka
id UNICAMP-30_cd061949079b0cedc73551c6399f46e6
oai_identifier_str oai::910647
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Políticas de educação inclusiva : análise das condições de desenvolvimento dos alunos com deficiência na instituição escolarInclusive education policies : analysis of the development conditions of students with disabilities at a schoolDesenvolvimento humanoDeficiênciaEducação inclusivaPerspectiva histórico-culturalEducação e EstadoHuman developmentDisabilityInclusive educationHistorico-cultural perspectiveEducational policiesOrientador: Ana Luiza Bustamante SmolkaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo deste estudo é analisar as condições de desenvolvimento de alunos com deficiência, em uma escola da rede pública de ensino do Município de Campinas, considerando as diretrizes e as estratégias para implementação das políticas de Educação Inclusiva. Integrando um projeto coletivo de pesquisa ancorado na perspectiva histórico-cultural, o estudo envolveu uma equipe de pesquisadores que acompanhou o trabalho de uma professora em uma turma de 5o ano, durante um ano letivo. Paralelamente ao estudo de campo, efetuou-se uma análise dos pressupostos e das diretrizes que orientam as políticas no âmbito internacional, nacional e municipal. Dos registros feitos em diário de campo e videogravações foi destacada a análise de uma aula, que dá visibilidade analítica às profundas contradições que caracterizam tanto as concepções das políticas como as prescrições para sua efetivação e as condições para realização do trabalho no interior da sala de aula, que marcam o desenvolvimento dos alunos com deficiência.Abstract: The objective of this study is to analyze the development conditions of students with disabilities at a school within the public education board of the Municipality of Campinas, considering the guidelines and the strategies to implement the policies on Inclusive Education. Integrating a collective research project anchored to a historical-cultural perspective, the study involved a team of researchers that accompanied the work of a teacher in a grade 5 class during a school year. In parallel to the field study, an analysis was done on the prerequisites and guidelines that lead policies within an international, national and municipal scope. From the records made in a field diary and video recordings, an a class analysis was highlighted, which gives analytical visibility to the profound contradictions that characterize both the conceptions on policies as well as the prescriptions for effectuation and the conditions to perform the work inside the classroom, which frame the development of students with disabilities.DoutoradoPsicologia EducacionalDoutora em Educação[s.n.]Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-Kassar, Mônica de Carvalho MagalhãesGarcia, Rosalba Maria CardosoLaplane, Adriana Lia Friszman deAyoub, ElianaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Flávia Faissal de, 1971-20132013-02-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf277 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620804SOUZA, Flávia Faissal de. Políticas de educação inclusiva: análise das condições de desenvolvimento dos alunos com deficiência na instituição escolar. 2013. 277 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620804. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/910647porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-07T12:58:08Zoai::910647Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-11-07T12:58:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas de educação inclusiva : análise das condições de desenvolvimento dos alunos com deficiência na instituição escolar
Inclusive education policies : analysis of the development conditions of students with disabilities at a school
title Políticas de educação inclusiva : análise das condições de desenvolvimento dos alunos com deficiência na instituição escolar
spellingShingle Políticas de educação inclusiva : análise das condições de desenvolvimento dos alunos com deficiência na instituição escolar
Souza, Flávia Faissal de, 1971-
Desenvolvimento humano
Deficiência
Educação inclusiva
Perspectiva histórico-cultural
Educação e Estado
Human development
Disability
Inclusive education
Historico-cultural perspective
Educational policies
title_short Políticas de educação inclusiva : análise das condições de desenvolvimento dos alunos com deficiência na instituição escolar
title_full Políticas de educação inclusiva : análise das condições de desenvolvimento dos alunos com deficiência na instituição escolar
title_fullStr Políticas de educação inclusiva : análise das condições de desenvolvimento dos alunos com deficiência na instituição escolar
title_full_unstemmed Políticas de educação inclusiva : análise das condições de desenvolvimento dos alunos com deficiência na instituição escolar
title_sort Políticas de educação inclusiva : análise das condições de desenvolvimento dos alunos com deficiência na instituição escolar
author Souza, Flávia Faissal de, 1971-
author_facet Souza, Flávia Faissal de, 1971-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-
Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães
Garcia, Rosalba Maria Cardoso
Laplane, Adriana Lia Friszman de
Ayoub, Eliana
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Flávia Faissal de, 1971-
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento humano
Deficiência
Educação inclusiva
Perspectiva histórico-cultural
Educação e Estado
Human development
Disability
Inclusive education
Historico-cultural perspective
Educational policies
topic Desenvolvimento humano
Deficiência
Educação inclusiva
Perspectiva histórico-cultural
Educação e Estado
Human development
Disability
Inclusive education
Historico-cultural perspective
Educational policies
description Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-02-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620804
SOUZA, Flávia Faissal de. Políticas de educação inclusiva: análise das condições de desenvolvimento dos alunos com deficiência na instituição escolar. 2013. 277 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620804. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620804
identifier_str_mv SOUZA, Flávia Faissal de. Políticas de educação inclusiva: análise das condições de desenvolvimento dos alunos com deficiência na instituição escolar. 2013. 277 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620804. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/910647
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
277 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189101798162432