Políticas de educação inclusiva : análise das condições de desenvolvimento dos alunos com deficiência na instituição escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620804 |
Resumo: | Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka |
id |
UNICAMP-30_cd061949079b0cedc73551c6399f46e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::910647 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas de educação inclusiva : análise das condições de desenvolvimento dos alunos com deficiência na instituição escolarInclusive education policies : analysis of the development conditions of students with disabilities at a schoolDesenvolvimento humanoDeficiênciaEducação inclusivaPerspectiva histórico-culturalEducação e EstadoHuman developmentDisabilityInclusive educationHistorico-cultural perspectiveEducational policiesOrientador: Ana Luiza Bustamante SmolkaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo deste estudo é analisar as condições de desenvolvimento de alunos com deficiência, em uma escola da rede pública de ensino do Município de Campinas, considerando as diretrizes e as estratégias para implementação das políticas de Educação Inclusiva. Integrando um projeto coletivo de pesquisa ancorado na perspectiva histórico-cultural, o estudo envolveu uma equipe de pesquisadores que acompanhou o trabalho de uma professora em uma turma de 5o ano, durante um ano letivo. Paralelamente ao estudo de campo, efetuou-se uma análise dos pressupostos e das diretrizes que orientam as políticas no âmbito internacional, nacional e municipal. Dos registros feitos em diário de campo e videogravações foi destacada a análise de uma aula, que dá visibilidade analítica às profundas contradições que caracterizam tanto as concepções das políticas como as prescrições para sua efetivação e as condições para realização do trabalho no interior da sala de aula, que marcam o desenvolvimento dos alunos com deficiência.Abstract: The objective of this study is to analyze the development conditions of students with disabilities at a school within the public education board of the Municipality of Campinas, considering the guidelines and the strategies to implement the policies on Inclusive Education. Integrating a collective research project anchored to a historical-cultural perspective, the study involved a team of researchers that accompanied the work of a teacher in a grade 5 class during a school year. In parallel to the field study, an analysis was done on the prerequisites and guidelines that lead policies within an international, national and municipal scope. From the records made in a field diary and video recordings, an a class analysis was highlighted, which gives analytical visibility to the profound contradictions that characterize both the conceptions on policies as well as the prescriptions for effectuation and the conditions to perform the work inside the classroom, which frame the development of students with disabilities.DoutoradoPsicologia EducacionalDoutora em Educação[s.n.]Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-Kassar, Mônica de Carvalho MagalhãesGarcia, Rosalba Maria CardosoLaplane, Adriana Lia Friszman deAyoub, ElianaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Flávia Faissal de, 1971-20132013-02-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf277 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620804SOUZA, Flávia Faissal de. Políticas de educação inclusiva: análise das condições de desenvolvimento dos alunos com deficiência na instituição escolar. 2013. 277 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620804. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/910647porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-07T12:58:08Zoai::910647Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-11-07T12:58:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas de educação inclusiva : análise das condições de desenvolvimento dos alunos com deficiência na instituição escolar Inclusive education policies : analysis of the development conditions of students with disabilities at a school |
title |
Políticas de educação inclusiva : análise das condições de desenvolvimento dos alunos com deficiência na instituição escolar |
spellingShingle |
Políticas de educação inclusiva : análise das condições de desenvolvimento dos alunos com deficiência na instituição escolar Souza, Flávia Faissal de, 1971- Desenvolvimento humano Deficiência Educação inclusiva Perspectiva histórico-cultural Educação e Estado Human development Disability Inclusive education Historico-cultural perspective Educational policies |
title_short |
Políticas de educação inclusiva : análise das condições de desenvolvimento dos alunos com deficiência na instituição escolar |
title_full |
Políticas de educação inclusiva : análise das condições de desenvolvimento dos alunos com deficiência na instituição escolar |
title_fullStr |
Políticas de educação inclusiva : análise das condições de desenvolvimento dos alunos com deficiência na instituição escolar |
title_full_unstemmed |
Políticas de educação inclusiva : análise das condições de desenvolvimento dos alunos com deficiência na instituição escolar |
title_sort |
Políticas de educação inclusiva : análise das condições de desenvolvimento dos alunos com deficiência na instituição escolar |
author |
Souza, Flávia Faissal de, 1971- |
author_facet |
Souza, Flávia Faissal de, 1971- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948- Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães Garcia, Rosalba Maria Cardoso Laplane, Adriana Lia Friszman de Ayoub, Eliana Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Flávia Faissal de, 1971- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento humano Deficiência Educação inclusiva Perspectiva histórico-cultural Educação e Estado Human development Disability Inclusive education Historico-cultural perspective Educational policies |
topic |
Desenvolvimento humano Deficiência Educação inclusiva Perspectiva histórico-cultural Educação e Estado Human development Disability Inclusive education Historico-cultural perspective Educational policies |
description |
Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-02-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620804 SOUZA, Flávia Faissal de. Políticas de educação inclusiva: análise das condições de desenvolvimento dos alunos com deficiência na instituição escolar. 2013. 277 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620804. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620804 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Flávia Faissal de. Políticas de educação inclusiva: análise das condições de desenvolvimento dos alunos com deficiência na instituição escolar. 2013. 277 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620804. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/910647 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 277 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189101798162432 |