O corpo (in)visivel nos Parametros Curriculares Nacionais : ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacaz, Cristiane Pessoa da Cunha
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612029
Resumo: Orientador: Maria Helena Salgado Bagnato
id UNICAMP-30_ce9aa19d42915dfa53cddaee349c53a9
oai_identifier_str oai::768028
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O corpo (in)visivel nos Parametros Curriculares Nacionais : ensino fundamentalThe (in)visible body on National Curriculum Parameters : fundamental educationCorposParâmetros curriculares nacionaisEnsino fundamentalCrianças - Cuidado e higieneBodyNational Curriculum ParametersFundamental educationOrientador: Maria Helena Salgado BagnatoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta tese resulta de reflexões e questionamentos sobre a forma pela qual o corpo é entendido e representado nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - para o Ensino Fundamental, à luz, principalmente, de referenciais foucaultianos. Como profissional das áreas de Saúde e de Educação, procurei desenvolver este estudo motivada por reflexões a respeito de como penso o conceito de corpo e de que maneiras gostaria de vê-lo ressignificado na escola. Por intermédio dos indícios que a leitura dos PCN fornece, busquei tornar visível o invisível contido nas recomendações sobre o corpo. As análises dos PCN revelaram diferenças significativas entre as orientações sobre o corpo, nas disciplinas pesquisadas. As verdades sobre o corpo foram construídas por um discurso produzido na confluência entre diversas vertentes pedagógicas e exercem efeitos de poder e saber sobre cada um de nós: alunos, professores, pais, familiares e profissionais de diversas áreas. Conhecer com mais profundidade os escritos de Foucault sobre corpo, poder, saber, disciplina e sujeito, apontou-me possibilidades outras, de resistências, de lutas, de reflexões, frente ao que está posto. Permitiu-me também considerar outros modos de pensar e fazer a educação do corpo e no corpo. No híbrido em que se constituem os PCN, o corpo chega a ser uma questão de opção entre as diversas possibilidades apresentadas aos alunos e, em muitos dos conteúdos, precisa ser mais bem problematizado e reconstruído, indo muito além da materialidade biológica, que prevalece como base no documento oficial.Abstract: This thesis is the result of observations and questions about the way the body is perceived and represented in the National Curriculum Parameters - NCP - for the Fundamental Education in the light of Foucault's references, especially the concepts of body, power, knowledge, discipline and subject. As a professional in the areas of health and education, I sought to develop this study motivated by thoughts about how I think the concept of body and in what ways I would like to see it reframed in school. Through the evidence that the reading of the NCP provides, sought to make visible the invisible recommendations contained in the body. Analysis of NPC revealed significant differences between the guidelines about the body, in the studied fields. The truth about the body were built by a speech made at the confluence of several pedagogical purposes and exerts power and knowledge effects about each one of us: students, teachers, parents, families and professionals from different areas. Knowing more deeply the writings of Foucault on body, power, knowledge, discipline and subject, pointed me other possibilities of resistance, struggles, reflections, against what already exists. It enabled me to also consider other ways of thinking and make the education of the body and in the body. Taking into account the hybrid way of NPC, the body gets to be a matter of choice between the various scenarios presented to students and, in a lot of the contents, needs to be further debated and reconstructed, going far beyond the biological materiality, which prevails as base on the official document.DoutoradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresDoutor em Educação[s.n.]Bagnato, Maria Helena Salgado, 1958-2019Ayoub, ElianaZan, Dirce Djanira Pacheco eSouza, Tania Vignuda deChristoffel, Marialda MoreiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLacaz, Cristiane Pessoa da Cunha20102010-10-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf178 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612029LACAZ, Cristiane Pessoa da Cunha. O corpo (in)visivel nos Parametros Curriculares Nacionais: ensino fundamental. 2010. 178 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612029. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/768028porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:51:56Zoai::768028Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:51:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O corpo (in)visivel nos Parametros Curriculares Nacionais : ensino fundamental
The (in)visible body on National Curriculum Parameters : fundamental education
title O corpo (in)visivel nos Parametros Curriculares Nacionais : ensino fundamental
spellingShingle O corpo (in)visivel nos Parametros Curriculares Nacionais : ensino fundamental
Lacaz, Cristiane Pessoa da Cunha
Corpos
Parâmetros curriculares nacionais
Ensino fundamental
Crianças - Cuidado e higiene
Body
National Curriculum Parameters
Fundamental education
title_short O corpo (in)visivel nos Parametros Curriculares Nacionais : ensino fundamental
title_full O corpo (in)visivel nos Parametros Curriculares Nacionais : ensino fundamental
title_fullStr O corpo (in)visivel nos Parametros Curriculares Nacionais : ensino fundamental
title_full_unstemmed O corpo (in)visivel nos Parametros Curriculares Nacionais : ensino fundamental
title_sort O corpo (in)visivel nos Parametros Curriculares Nacionais : ensino fundamental
author Lacaz, Cristiane Pessoa da Cunha
author_facet Lacaz, Cristiane Pessoa da Cunha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bagnato, Maria Helena Salgado, 1958-2019
Ayoub, Eliana
Zan, Dirce Djanira Pacheco e
Souza, Tania Vignuda de
Christoffel, Marialda Moreira
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Lacaz, Cristiane Pessoa da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Corpos
Parâmetros curriculares nacionais
Ensino fundamental
Crianças - Cuidado e higiene
Body
National Curriculum Parameters
Fundamental education
topic Corpos
Parâmetros curriculares nacionais
Ensino fundamental
Crianças - Cuidado e higiene
Body
National Curriculum Parameters
Fundamental education
description Orientador: Maria Helena Salgado Bagnato
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-10-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612029
LACAZ, Cristiane Pessoa da Cunha. O corpo (in)visivel nos Parametros Curriculares Nacionais: ensino fundamental. 2010. 178 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612029. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612029
identifier_str_mv LACAZ, Cristiane Pessoa da Cunha. O corpo (in)visivel nos Parametros Curriculares Nacionais: ensino fundamental. 2010. 178 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612029. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/768028
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
178 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189029930860544