Campanhas eleitorais em foco : a construção das imagens : estrategias de comunicação nas eleições presidenciais de 1994

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebello, Monica Machado Cardoso
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583538
Resumo: Orientador: Nelly de Camargo
id UNICAMP-30_cf7ff38e124a0ee18507224249556343
oai_identifier_str oai::106601
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Campanhas eleitorais em foco : a construção das imagens : estrategias de comunicação nas eleições presidenciais de 1994Politica de comunicação de massaMarketing políticoCampanha eleitoralTática políticaOrientador: Nelly de CamargoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta dissertação objetiva ressaltar o quanto as ações comunicativas integram os quadros eleitorais contemporâneos das sociedades democráticas. No Brasil, o marketing político e os meios de comunicação de massa são determinantes na construção das representações políticas: os candidatos aos cargos públícos elegem" sua máscaras", ajustam perfis adequados aos interesses dos eleitores, comunicam seus projetos e plataformas de governo por intermédio dos aparatos técnicos. A nova condição da atividade política acabaria por dar visibilidadea um cenário onde predomina a propaganda política; estando esta, modemamente, sendo administrada pelo marketing eleitoral. Assim, outras clássicas variáveis de influênciaperderiam poder de persuasão e convencimento no ato CÍvico do voto: o jogo de identificações partidárias, as atividades de militância, o engajamento e a trajetória histórico-política do candidato. É lícito supor que, a entrada das modernas tecnologias de comunicação no universo político contribuem na exploração do campo de subjetividades e superexposição das qualidades pessoais dos candidatos. Cuidam de articular narrativas simbólicaspara vender ao mercado eleitoral uma " imagem" cuidadosamente construida do candidato. Contribuem assim, para desqualificar o voto do eleitor consciente: conprometido com as plataformas, pautas e programas de governo dos candidatos e dos seus partidos. Promovem uma certa despolitização dos eleitores que agora enxergam a política como um jogo integrado a lógica da cultura dos meios de comunicação de massa. É objeto de estudo desta dissertação uma análise do sistema de produção do marketing nas eleições de 1994. Procurou-se compreender as regras que movem o discurso da atividade e como ela se adequa a discussão da representatividade política. Procurou-se demonstrar que a utilização das sondagens do comportamento do eleitorado brasileiro contribui para a ratificação da importância do marketing nos cenários de representação política neste final do século. E ainda, através de uma análise dos discursos dos agentes envolvidos na produção da campanha à sucessão presidencial de 1994 coube salientar que o marketing ocupa a posição de centralidade na dinâmica eleitoral no BrasilAbstract: The objective of this dissertation is to point out that media communication of today integrates democratic society. In Brazil, political marketing and mass communication are of utmost importance in the building of political representation. Candidates to governament offices build their "masks", meaning that they adjust their behaviour and intentions to what they think to be the voters interest, explain their future activities, projects and intentions in speeches prepared beforehand by experts in the subject. The new political actitity creates a situation where political propaganda stands out as everything in modem life; it is being administered by electoral marketing. Being so, other sources of influencewould lose their power of persuasion among the voters: political tricks, activitiesand políticalhistory ofthe candidates would also be less relevant. We naturally verify that the entrance of modem technology in the field of communication is important to over emphasise qualities of the candidates. Special care is taken preparing messages in order to seUthe image of a candidate or qualify it at will. This practice contributes to disqualifythe honest voter who will never be able to see the candidate as he really is. They promote a kind of despolitization of the voters, who are lead to see politics as a gamethat is integrated in the culture ofmedia industry. The dissertation aim to offer an analysis of the marketing system in the elections of 1994, as an atempt to understand which are the marketing rules and how they adjusts to the activities of political representation. It is also an attempt to explain how the voters behavior research are relevant to markeitng strategics of polítical representation mainly at this last decade. Through the analysis of the variables involved in the 1994 political campaing, it is possible to verifythe most relevant role played by the marketing on the Brasilian electionsMestradoMestre em Multimeios[s.n.]Camargo, Nelly de, 1930-Universidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MultimeiosUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRebello, Monica Machado Cardoso19961996-06-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf144f., [120]f. de anexos : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583538REBELLO, Monica Machado Cardoso. Campanhas eleitorais em foco: a construção das imagens : estrategias de comunicação nas eleições presidenciais de 1994. 1996. 144f., [120]f. de anexos Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583538. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/106601porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-11T14:51:42Zoai::106601Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-05-11T14:51:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Campanhas eleitorais em foco : a construção das imagens : estrategias de comunicação nas eleições presidenciais de 1994
title Campanhas eleitorais em foco : a construção das imagens : estrategias de comunicação nas eleições presidenciais de 1994
spellingShingle Campanhas eleitorais em foco : a construção das imagens : estrategias de comunicação nas eleições presidenciais de 1994
Rebello, Monica Machado Cardoso
Politica de comunicação de massa
Marketing político
Campanha eleitoral
Tática política
title_short Campanhas eleitorais em foco : a construção das imagens : estrategias de comunicação nas eleições presidenciais de 1994
title_full Campanhas eleitorais em foco : a construção das imagens : estrategias de comunicação nas eleições presidenciais de 1994
title_fullStr Campanhas eleitorais em foco : a construção das imagens : estrategias de comunicação nas eleições presidenciais de 1994
title_full_unstemmed Campanhas eleitorais em foco : a construção das imagens : estrategias de comunicação nas eleições presidenciais de 1994
title_sort Campanhas eleitorais em foco : a construção das imagens : estrategias de comunicação nas eleições presidenciais de 1994
author Rebello, Monica Machado Cardoso
author_facet Rebello, Monica Machado Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camargo, Nelly de, 1930-
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Multimeios
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebello, Monica Machado Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Politica de comunicação de massa
Marketing político
Campanha eleitoral
Tática política
topic Politica de comunicação de massa
Marketing político
Campanha eleitoral
Tática política
description Orientador: Nelly de Camargo
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996
1996-06-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583538
REBELLO, Monica Machado Cardoso. Campanhas eleitorais em foco: a construção das imagens : estrategias de comunicação nas eleições presidenciais de 1994. 1996. 144f., [120]f. de anexos Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583538. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583538
identifier_str_mv REBELLO, Monica Machado Cardoso. Campanhas eleitorais em foco: a construção das imagens : estrategias de comunicação nas eleições presidenciais de 1994. 1996. 144f., [120]f. de anexos Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583538. Acesso em: 14 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/106601
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
144f., [120]f. de anexos : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138318716239872