A imagem de Lula nas eleições presidênciais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/28857 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho |
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A imagem de Lula nas eleições presidênciaisPersuasãoImagem políticaCampanha eleitoral e Marketing pessoalDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos CoelhoEsta dissertação intitulada “A Imagem de Lula nas Eleições Presidenciais” pretende analisar a importância da imagem pública e política em uma disputa eleitoral. Este estudo falará de imagem, assim como de outras denominações que este termo se correlaciona, assim como identidade e marca. Pretende-se dissertar sobre o perfil da imagem de um político apto a ter êxito nas urnas. Este estudo foi desenvolvido a fim de identificar quais os fatores que atuaram na construção e reconstrução da imagem de Lula, principalmente por meio de suas aparições na mídia por meio da televisão, pelo Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral. (HGPE). Serão explicados os motivos que levavam o eleitor remeter à Lula a imagem de medo e os outros motivos que o ajudaram a conquistar a imagem oposta de outrora, a imagem de esperança e solução para o Brasil. Deve-se mostrar se a eleição é fortemente decidida através da análise que o eleitorado faz da imagem dos candidatos. Será analisada a imagem de Luiz Inácio Lula da Silva, candidato pelo Partido dos Trabalhadores – PT, nas quatro vezes consecutivas que participou das eleições presidenciais da República Federativa do Brasil.O presente estudo pretende identificar as modificações na imagem pessoal, política e pública de Lula no período de 1989 a 2002. O presente estudo discorrerá desde o corte de cabelo/barba do candidato até a escolha de suas vestimentas na época eleitoral, assim como a evolução do discurso e a forma a qual manifestava e passou a manifestar suas propostas para o público. E pretende-se, também, buscar informações pertinentes para que se chegue a uma conclusão se esses recursos de imagem realmente são decisivos na disputa eleitoral. Para esse efeito, como delineamento de pesquisa foi escolhido o Estudo de Caso para verificar as mudanças ocorridas na imagem do candidato petista no quesito discurso e apresentação estética. Falar sobre imagem é importante porque, no que se refere à política, a construção da imagem pública é algo fundamental para que os objetivos de um candidato sejam atingidos com êxito. Os resultados obtidos permitem concluir que diante de sucessivas mudanças positivas na imagem pública, Luiz Inácio Lula da Silva, que havia sido derrotado nas três eleições anteriores (1989, 1994 e 1998) consegue alcançar a vitória nas urnas e ganha seu primeiro diploma e se consagra Presidente do Brasil, no dia vinte e sete de outubro do ano de dois mil e dois.FEUC2015-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/28857http://hdl.handle.net/10316/28857TID:201479036porRodrigues, Angélica de Jesus dos Anjos - A imagem de Lula nas eleições presidenciais, Coimbra, 2015Rodrigues, Angélica de Jesus dos Anjosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:38Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/28857Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:46:49.867939Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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