No avesso do problema de aprendizagem : por uma clinica do aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palhares, Odana
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611984
Resumo: Orientador: Luci Banks-Leite
id UNICAMP-30_d0ebf030835ae8eff78a5d93c4ef4df5
oai_identifier_str oai::767755
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling No avesso do problema de aprendizagem : por uma clinica do aprenderThe converse of learning problems : for a learning clinicPsicanálise e educaçãoProblemas de aprendizagemClínicaPsicologia educacionalEspecialistaPsychoanalysis and educationLearning problemsClinicPsychopedagogyThe converse of specialistsOrientador: Luci Banks-LeiteTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho inscreve-se no campo das relações entre psicanálise e educação. Tem como objetivo refletir sobre a posição do especialista que atende crianças com problemas de aprendizagem. Na primeira parte, apresentamos os problemas de aprendizagem no cenário psicopedagógico e, em seguida, na perspectiva psicanalítica, que coloca o olhar na singularidade do sujeito e retira o enfoque de doença que tem tratado como distúrbio aquilo que não é um problema funcional. Na segunda parte, abordamos as noções psicanalíticas de sujeito, sintoma e estilo, para formalizar as bases conceituais que organizam e estruturam uma clínica do aprender. Por fim, por meio da teoria dos quatro discursos, de Lacan, consideramos que o especialista que pretende fazer uma clínica do aprender precisa colocar-se no avesso do lugar classicamente ocupado pelo psicopedagogo, ou seja, sair da posição daquele que detém o saber sobre o sujeito para o lugar do não-saber. Articulamos esse giro na posição discursiva com o conceito de mestre não-todo, que leva em conta o sujeito do inconsciente, tempera seu gozo e pode operar uma transformação subjetiva naquele que padece as vicissitudes na aprendizagem.Resumè: Le présent travail s'inscrit dans le champ des relations entre la psychanalyse et l'éducation. Son objectif est de réfléchir sur la position de l'expert accueillant dês enfants avec des problèmes d'apprentissage. Dans la première partie, nous présentons les problèmes d'apprentissage sur la scène pédagogique, ensuite dans une perspective psychanalitique. Cette dernière oriente son regard vers la singularité du sujet sans considérer comme trouble ce qui n'est pas um problème fonctionnel. Dans La deuxième partie, nous présentons les notions psychanalytiques de sujet, de symptôme et de style, pour formaliser les bases conceptuelles qui organisent et structurent une clinique de l'apprentissage. Finalement, fondés sur la théorie des quatre discours de Lacan, nous considérons que l'expert qui a l'intention de pratiquer une clinique du " apprendre " doit se situer à l'envers du lieu occupé traditionnellement par le psychopedagogue, c'estè- dire, sortir de la position de celui qui detient le savoir sur le sujet vers le lieu du non-savoir. Nous articulons ce tour dans la position discursive par le concept de maître non-tout, qui tient compte du sujet de l'inconscient, calme sa jouissance et peut opérer une transformation subjective sur celui qui subit les vicissitudes dans l'apprentissage.Abstract: This is study in the field of relations between psychoanalysis and education. It is aimed at fostering a reflection on the role of specialists assisting children with learning problems. For such, we firstly present learning problems in a psychopedagogical context and, then, from a psychoanalytical perspective. The latter focuses on subjects' singularity instead of treating their problems as kinds of illnesses or disorders when they are not functional problems. In the second part, we approach psychoanalytical notions of subject, symptom and style, in order to formalize the conceptual bases that organize and structure a learning clinic. Last, with the use of Lacan's theory of the four discourses, we consider that a specialist intending to establish a learning clinic must see himself or herself on the opposite position to the role traditionally played by a psychopedagogue, that is, he or she must leave the position of someone who knows everything about a subject to occupy the position of someone who ignores things about him a subject. We promote this discursive shift with the unexclusive master concept, which considers the unconsciuos subject, fulfills his or her desires and can operate a subjective change in people who suffer with learning challenges.DoutoradoPsicologia, Desenvolvimento Humano e EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Banks-Leite, Luci, 1944-Kupfer, Maria Cristina MachadoVoltolini, RinaldoGrant, Walkiria HelenaPino, AngelUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPalhares, Odana2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf201 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611984PALHARES, Odana. No avesso do problema de aprendizagem: por uma clinica do aprender. 2010. 201 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611984. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/767755porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:51:46Zoai::767755Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:51:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv No avesso do problema de aprendizagem : por uma clinica do aprender
The converse of learning problems : for a learning clinic
title No avesso do problema de aprendizagem : por uma clinica do aprender
spellingShingle No avesso do problema de aprendizagem : por uma clinica do aprender
Palhares, Odana
Psicanálise e educação
Problemas de aprendizagem
Clínica
Psicologia educacional
Especialista
Psychoanalysis and education
Learning problems
Clinic
Psychopedagogy
The converse of specialists
title_short No avesso do problema de aprendizagem : por uma clinica do aprender
title_full No avesso do problema de aprendizagem : por uma clinica do aprender
title_fullStr No avesso do problema de aprendizagem : por uma clinica do aprender
title_full_unstemmed No avesso do problema de aprendizagem : por uma clinica do aprender
title_sort No avesso do problema de aprendizagem : por uma clinica do aprender
author Palhares, Odana
author_facet Palhares, Odana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Banks-Leite, Luci, 1944-
Kupfer, Maria Cristina Machado
Voltolini, Rinaldo
Grant, Walkiria Helena
Pino, Angel
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Palhares, Odana
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise e educação
Problemas de aprendizagem
Clínica
Psicologia educacional
Especialista
Psychoanalysis and education
Learning problems
Clinic
Psychopedagogy
The converse of specialists
topic Psicanálise e educação
Problemas de aprendizagem
Clínica
Psicologia educacional
Especialista
Psychoanalysis and education
Learning problems
Clinic
Psychopedagogy
The converse of specialists
description Orientador: Luci Banks-Leite
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611984
PALHARES, Odana. No avesso do problema de aprendizagem: por uma clinica do aprender. 2010. 201 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611984. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611984
identifier_str_mv PALHARES, Odana. No avesso do problema de aprendizagem: por uma clinica do aprender. 2010. 201 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611984. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/767755
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
201 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189029878431744