Modelagem e controle de estabilidade aplicada a veículo de tração integral
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634708 |
Resumo: | Orientador: Ludmila Corrêa de Alkmin e Silva |
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Modelagem e controle de estabilidade aplicada a veículo de tração integralModelling and stability control applied to all wheel driveModelagem e simulaçãoVeículos a motor - EstabilidadeVeículos a motor - DinâmicaMotores de corrente contínua sem escovasLógica fuzzyModeling and simulationMotor vehicles - StabilityVehicles - DynamicsBrushless DC MotorsFuzzy LogicOrientador: Ludmila Corrêa de Alkmin e SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecânicaResumo: Este trabalho tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas à estabilidade de veículos elétricos/híbridos. Este tipo de veículo possibilita o uso de motorização independente nas rodas e a implementação do conceito de diferencial eletrônico. Estas tecnologias geram altos ganhos de controlabilidade e foram aplicadas e avaliadas. Desta forma, a estratégia de controle proposta atua apenas nas rodas traseiras do veículo a fim de evitar grandes alterações nos veículos fabricados atualmente. O objetivo deste controlador é promover o mesmo comportamento em manobras para veículos com condições de operação diferentes, em específico a condição de carregamento com as baterias localizadas na região traseira do veículo. Para tal, a modelagem newtoniana do veículo presente na literatura foi utilizada neste trabalho. Além das forças longitudinais como resistência à rolagem, as forças laterais foram contabilizadas por meio da modelagem semiempírica do pneu utilizando o equacionamento da fórmula mágica. Com o modelo determinado, foram propostos dois tipos de controle, o linear PID e o não linear fuzzy. Os parâmetros de controle deste segundo tipo de controlador foram ajustados e otimizados por meio do algoritmo genético que possui grande robustez à funções não lineares. Os resultados se mostraram promissores na aplicação deste tipo de controlador e também com a simulação desenvolvida foi possível visualizar o torque necessário dos motores elétricos para atender a condição de diferencial eletrônico propostoAbstract: This work aims to contribute to the development of new technologies related to the electric or hybrid vehicle stability. This type of vehicle permits the use of independent drives in each wheel and the implementation of electronic differential. These technologies provide high gains on controllability and were applied and studied. Thus, the proposal of the strategy control acts only on the rear wheels to avoid huge modifications on the vehicles that is already manufactured. The aim of the controller is to provide the same behavior on maneuvers for vehicles with different operational conditions, more specifically the condition of batteries loaded on the rear region of the vehicle. In order to do this, the vehicle Newtonian model present on the literature was used in this work. Besides the longitudinal forces as rolling resistance, the lateral forces were accounted by means the semiempirical tire model called magic formula. With the model, two types of controller were proposed, the linear one, PID, and the nonlinear one, fuzzy. The controlled parameters of the second one were set and optimized by the genetic algorithm that has high robustness to the nonlinear function. The results showed that the usage of this controller is profitable, and the simulation developed showed the requisition of torque of the electric drivers in a future electronic differentialMestradoMecânica de Sólidos e Projeto MecânicoMestre em Engenharia MecânicaCAPES33003017FAPESP[s.n.]Silva, Ludmila Corrêa de Alkmin e, 1981-Becker, MarceloMastelari, NiederauerUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASYamashita, Rodrigo Yassuda, 1993-20182018-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (103 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634708YAMASHITA, Rodrigo Yassuda. Modelagem e controle de estabilidade aplicada a veículo de tração integral. 2018. 1 recurso online (103 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634708. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1061212Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-07T12:48:33Zoai::1061212Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-06-07T12:48:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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