Análise experiemental da estabilidade direcional de veículos agrícolas de rodas em terrenos declivosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Neto, Carlos Rodrigues dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618786
Resumo: Orientadores: Oscar A. Braunbeck, Paulo Sérgio G. Magalhães
id UNICAMP-30_fe5bd0f70685d36a4b9f3eb8e5f0a206
oai_identifier_str oai::880107
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Análise experiemental da estabilidade direcional de veículos agrícolas de rodas em terrenos declivososExperimental analysis of the directional stability of wheeled agricultural vehicles on sloping terrainsDinâmicaEstabilidadeDeformação (Mecânica)Veículos a motor - DinâmicaDynamicsStabilityDeformation (Mechanics)Vehicles - DynamicsMotor vehicles - DynamicsOrientadores: Oscar A. Braunbeck, Paulo Sérgio G. MagalhãesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia AgrícolaResumo: A deficiência direcional de equipamentos agrícolas autopropelidos restringe o seu uso em terrenos onde a declividade é superior a 12%, inibindo um processo de mecanização agrícola adequado.Partindo-se de um veículo equipado com um sistema de direção e propulsão atuando nas quatro rodas foi desenvolvido um estudo sobre o comportamento do ângulo de esterçamento nas rodas dianteiras e traseiras necessário para manter o veículo em sua trajetória desejada. Para tanto, as forças que agem no movimento do veículo foram determinadas, principalmente as forças laterais geradas no contato do pneu com o solo. Estas forças foram medidas com o auxílio de uma roda dinamométrica em diversas condições de carregamento, superfície, ângulo de esterçamento e pressão de inflação do pneu.Os resultados obtidos revelam que o aumento do ângulo de esterçamento da roda direcional aumenta a força transversal que atua sobre o pneu e que o tipo de piso de tráfego e de cobertura tem grande influência na deformação transversal do pneumático, pisos mais firmes permitem aumento mais linear da força transversal, a variação de pressão e de carga vertical também causa alteração neste comportamento principalmente quando se trata de pisos macios com e sem cobertura. A ação de uma força longitudinal no rodado oriunda do torque aumenta a rigidez ocasionando uma diminuição na deformação da linha equatorial do pneu, minimizando a deriva. Com o intuito de contribuir com o aprimoramento do desempenho direcional de veículos agrícolas foi desenvolvido um modelo para predizer a força transversal desenvolvida na interfase pneu-solo em função do ângulo de esterçamento, o tipo de piso, a pressão de inflação e a carga vertical aplicada ao pneuAbstract: Directional disability of self-propelled vehicles restricts their use in agricultural land where the slope exceeds 12%, inhibiting a process of appropriate agricultural mechanization. A study was conducted on the steering ability of a vehicle having four wheel drive and four wheel steering. For that purpose the forces acting on the vehicle were determined, especially the lateral forces generated by the tire in contact with the ground. These forces were measured with the aid of a gage wheel under varying conditions of loading, surface type, steering angle and internal pressure. The results show that the increase of the steering angle of the wheel increases the lateral force acting on the tire. The type of traffic ground and its coverage have great influence on the lateral deformation of the tire; firmer soils allowed more linear increase of the transversal force under the increase of the steering angle. The variation of the tire pressure and vertical load applied to it also causes changes in steering behavior especially when it comes to soft soils with and without coverage. The action of a longitudinal force coming from the torque applied to the wheel increases the stiffness of the tire causing a decrease in the deformation of the equatorial line of the tire, minimizing the drift. In order to contribute for the improvement of the steering performance of agricultural vehicles a model was developed to predict the lateral force developed at the tire-soil interphase depending on the steering angle, the floor type, inflation pressure and vertical load applied to the tyreDoutoradoMáquinas AgrícolasDoutor em Engenharia Agrícola[s.n.]Braunbeck, Oscar Antonio, 1943-Magalhães, Paulo Sergio Graziano, 1957-Costa, Argemiro Luis de AragãoCorrêa, Ila MariaDedini, Franco GiuseppeCappelli, Nelson LuisUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia AgrícolaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia AgrícolaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos Neto, Carlos Rodrigues dos2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf129 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618786SANTOS NETO, Carlos Rodrigues dos. Análise experiemental da estabilidade direcional de veículos agrícolas de rodas em terrenos declivosos. 2012. 129 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Agrícola, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618786. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/880107porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:47:13Zoai::880107Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:47:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise experiemental da estabilidade direcional de veículos agrícolas de rodas em terrenos declivosos
Experimental analysis of the directional stability of wheeled agricultural vehicles on sloping terrains
title Análise experiemental da estabilidade direcional de veículos agrícolas de rodas em terrenos declivosos
spellingShingle Análise experiemental da estabilidade direcional de veículos agrícolas de rodas em terrenos declivosos
Santos Neto, Carlos Rodrigues dos
Dinâmica
Estabilidade
Deformação (Mecânica)
Veículos a motor - Dinâmica
Dynamics
Stability
Deformation (Mechanics)
Vehicles - Dynamics
Motor vehicles - Dynamics
title_short Análise experiemental da estabilidade direcional de veículos agrícolas de rodas em terrenos declivosos
title_full Análise experiemental da estabilidade direcional de veículos agrícolas de rodas em terrenos declivosos
title_fullStr Análise experiemental da estabilidade direcional de veículos agrícolas de rodas em terrenos declivosos
title_full_unstemmed Análise experiemental da estabilidade direcional de veículos agrícolas de rodas em terrenos declivosos
title_sort Análise experiemental da estabilidade direcional de veículos agrícolas de rodas em terrenos declivosos
author Santos Neto, Carlos Rodrigues dos
author_facet Santos Neto, Carlos Rodrigues dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Braunbeck, Oscar Antonio, 1943-
Magalhães, Paulo Sergio Graziano, 1957-
Costa, Argemiro Luis de Aragão
Corrêa, Ila Maria
Dedini, Franco Giuseppe
Cappelli, Nelson Luis
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Agrícola
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Neto, Carlos Rodrigues dos
dc.subject.por.fl_str_mv Dinâmica
Estabilidade
Deformação (Mecânica)
Veículos a motor - Dinâmica
Dynamics
Stability
Deformation (Mechanics)
Vehicles - Dynamics
Motor vehicles - Dynamics
topic Dinâmica
Estabilidade
Deformação (Mecânica)
Veículos a motor - Dinâmica
Dynamics
Stability
Deformation (Mechanics)
Vehicles - Dynamics
Motor vehicles - Dynamics
description Orientadores: Oscar A. Braunbeck, Paulo Sérgio G. Magalhães
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618786
SANTOS NETO, Carlos Rodrigues dos. Análise experiemental da estabilidade direcional de veículos agrícolas de rodas em terrenos declivosos. 2012. 129 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Agrícola, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618786. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618786
identifier_str_mv SANTOS NETO, Carlos Rodrigues dos. Análise experiemental da estabilidade direcional de veículos agrícolas de rodas em terrenos declivosos. 2012. 129 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Agrícola, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618786. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/880107
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
129 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138502269468672