Narrativas docentes sobre o Programa de Licenciaturas Internacionais : o caso de uma universidade paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Leonardo de Alcântara, 1990-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632559
Resumo: Orientador: Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos Rosa
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spelling Narrativas docentes sobre o Programa de Licenciaturas Internacionais : o caso de uma universidade paulistaTeaching narratives about the International Baccalaureat Program : the case of a paulista universityLicenciaturas internacionais - Narrativas pessoaisCurrículosLicenciatura - MatemáticaInternational baccalaureate - Personal narrativesCurriculumDegree in MathematicsOrientador: Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos RosaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: A presente pesquisa de mestrado tem entre seus objetivos, o propósito de investigar, do ponto de vista do currículo, como a licenciatura é compreendida em diferentes contextos institucionais e internacionais. Para isso, está sendo focalizada a formação de professores de Matemática no contexto de uma importante política pública educacional que é o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), fomentado pela CAPES/MEC. As referências teóricas dessa pesquisa estão no campo do currículo articuladas a estudos sobre formação de professores de Matemática no Brasil. Metodologicamente, foram examinados documentos curriculares como diretrizes de formação de professores de matemática, projetos políticos pedagógicos dos cursos de licenciatura em matemática e narrativas. Para isso, foram ouvidas narrativas de estudantes de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) de diferentes Campi que participaram do PLI e que foram selecionados a partir dos editais de 2011 e 2013. A investigação está organizada em torno da seguinte questão: Qual a compreensão de currículo de licenciatura em Matemática dos estudantes participantes dessa pesquisa, diante da experiência de formação docente em Portugal? Como resultados da pesquisa, foram identificados três aspectos decorrentes da experiência das licenciaturas em Matemática da UNESP no PLI: 1 - a aprendizagem de conhecimentos específicos da Matemática assumiu uma centralidade na experiência dos intercambistas licenciandos; 2 - a aprendizagem narrativa possibilitada pelo contato com professores portugueses comprometidos, solidários e éticos marcou o processo de formação docente no contexto do Programa; 3 - a ampliação de repertório cultural a partir das vivências em contexto português/europeu representou importante aspecto dos processos identitários docentes em curso a partir do ProgramaAbstract: The present master's research has among its objectives the purpose of investigating, from the point of view of the curriculum, how the degree is understood in different institutional and international contexts. For this, the training of Mathematics teachers is being focused in the context of an important public educational policy that is the International Baccalaureate Program (PLI), promoted by CAPES / MEC. The theoretical references of this research are in the field of curriculum articulated to studies about the formation of Mathematics teachers in Brazil. Methodologically, curriculum documents were examined as guidelines for the training of mathematics teachers, political pedagogical projects of undergraduate courses in mathematics and narratives. In order to do so, we listened to narratives from Mathematics undergraduate students of the Paulista Júlio de Mesquita Filho State University (UNESP) of different Campi who participated in the PLI and who were selected from the 2011 and 2013 edicts. The investigation is organized around the Next question: What is the comprehension of the undergraduate curriculum in Mathematics of the students participating in this research, in view of the experience of teacher training in Portugal? As a result of the research, three aspects resulting from the undergraduate experience in Mathematics of UNESP in the PLI were identified: 1 - the learning of specific knowledge of Mathematics assumed a centrality in the experience of the exchange students; 2 - the narrative learning made possible by the contact with committed, sympathetic and ethical Portuguese teachers marked the process of teacher training in the context of the Program; 3 - the expansion of cultural repertoire based on the experiences in Portuguese / European context represented an important aspect of the teaching identity processes underway from the ProgramMestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestre em Ensino de Ciências e Matemática[s.n.]Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962-Gomes, Antônio do NascimentoRibeiro, Carlos Miguel da SilvaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMoreira, Leonardo de Alcântara, 1990-20172017-08-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (114 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632559MOREIRA, Leonardo de Alcântara. Narrativas docentes sobre o Programa de Licenciaturas Internacionais: o caso de uma universidade paulista. 2017. 1 recurso online (114 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632559. 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