Educação no ambiente da industria 4.0 : análise das competências dos cursos de graduação em Engenharia de Produção com base nas novas diretrizes curriculares nacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sacilotto, Gustavo Delgado, 1993-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/20200
Resumo: Orientadores: Alessandro Lucas da Silva, Francisco Ignácio Giocondo Cesar
id UNICAMP-30_d28fbb7d9f6cbfa764c98b9ce350b24b
oai_identifier_str oai::1396339
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Educação no ambiente da industria 4.0 : análise das competências dos cursos de graduação em Engenharia de Produção com base nas novas diretrizes curriculares nacionaisEducation in the industry 4.0 environment : analysis of competencies of undergraduate courses in Production Engineering based on the new national curricular guidelinesEducaçãoCompetênciasIndústria 4.0EducationCompetenceIndustry 4.0Orientadores: Alessandro Lucas da Silva, Francisco Ignácio Giocondo CesarDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências AplicadasResumo: Ao longo dos últimos séculos a sociedade se transformou com as Revoluções Industriais, afim de atender as necessidades de cada época, sendo que a mais recente, a 4º. Revolução Industrial (4º.RI), também chamada de Indústria 4.0 (I.4.0), nasce diante de um cenário de grandes transformações sociais, tecnológicas e econômicas, trazendo consigo uma visão mais de futuro. E surge com o objetivo de manter a competitividade nas industrias, porém percebe-se que é um conceito mais amplo e complexo, em constante evolução, tendo impactos notáveis em diferentes áreas, provocando profundas mudanças, rompendo a barreira do setor industrial. Nesse contexto a área da educação tem sofrido inúmeras alterações, inclusive no ensino de Engenharia. Com estas transformações o trabalho tem como objetivo analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais, atualizadas e aprovadas em 2019, propostas para a formação em graduação de engenheira, na área de engenharia de produção. A pesquisa teve como método uma análise bibliometrica exploratória sobre o tema, com a finalidade de explorar os principais desafios da I.4.0 na formação do engenheiro. E através de um survey com foco no perfil do egresso e nas competências, com os coordenadores, foi possível identificar e analisar os diferentes cenários que estão ocorrendo para se adequar as novas DCNs. Diante deste cenário, no egresso do estudante, do curso de engenharia de produção, ele tem que ser capaz proativo, conseguindo enfrentar novos e diferentes desafios de forma rápida, respeitando sempre a multiplicidade das pessoas e a diversidade cultural, de forma crítica e criativa. Lidando sempre com o desenvolvimento das tecnologias e o avanço da ciência. Participando de uma maneira proativa no cenário do trabalho e na sociedadeAbstract: Over the last century, society has changed with the Industrial Revolutions, in order to meet the needs of each era, the most recent being the 4th. The Industrial Revolution (4ª.IR), also called Industry 4.0 (I.4.0), was born in a scenario of great social, technological and economic transformations, bringing with it a vision of the future. And it appears with the aim of maintaining competitiveness in industries, but it is perceived that it is a broader concept and in constant evolution, having notable impacts in several areas, causing profound changes, breaking the barrier of the industrial sector. In this context, the area of education has undergone numerous changes, including the teaching of Engineering. And in view of these transformations, the work aims to analyze the National Curriculum Guidelines, updated and approved in 2019, proposals for undergraduate engineering training in the field of production engineering. The research method was an exploratory bibliometric analysis on the subject, with the aim of exploring the main challenges of I.4.0 in engineering education. possible to identify and analyze the different scenarios that are taking place to adapt to the new DCNs. Thus, in the production engineering student, he has to be able to be a professional, who can quickly face new and different challenges, always respecting the multiplicity of people and cultural diversity, in a critical and creative way. Always dealing with the development of technologies and the advancement of science. Participate proactively in the workplace and societyAbertoMestradoPesquisa Operacional e Gestão de ProcessosMestre em Engenharia de Produção e de Manufatura[s.n.]Silva, Alessandro Lucas, 1976-Cesar, Francisco Ignácio Giocondo, 1958-Ignácio, Paulo Sérgio de ArrudaLima, André deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências AplicadasPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e de ManufaturaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSacilotto, Gustavo Delgado, 1993-20232023-09-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (157 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/20200SACILOTTO, Gustavo Delgado. Educação no ambiente da industria 4.0: análise das competências dos cursos de graduação em Engenharia de Produção com base nas novas diretrizes curriculares nacionais. 2023. 1 recurso online (157 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/20200. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1396339Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1396339Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-16T17:38:05Zoai::1396339Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-08-16T17:38:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação no ambiente da industria 4.0 : análise das competências dos cursos de graduação em Engenharia de Produção com base nas novas diretrizes curriculares nacionais
Education in the industry 4.0 environment : analysis of competencies of undergraduate courses in Production Engineering based on the new national curricular guidelines
title Educação no ambiente da industria 4.0 : análise das competências dos cursos de graduação em Engenharia de Produção com base nas novas diretrizes curriculares nacionais
spellingShingle Educação no ambiente da industria 4.0 : análise das competências dos cursos de graduação em Engenharia de Produção com base nas novas diretrizes curriculares nacionais
Sacilotto, Gustavo Delgado, 1993-
Educação
Competências
Indústria 4.0
Education
Competence
Industry 4.0
title_short Educação no ambiente da industria 4.0 : análise das competências dos cursos de graduação em Engenharia de Produção com base nas novas diretrizes curriculares nacionais
title_full Educação no ambiente da industria 4.0 : análise das competências dos cursos de graduação em Engenharia de Produção com base nas novas diretrizes curriculares nacionais
title_fullStr Educação no ambiente da industria 4.0 : análise das competências dos cursos de graduação em Engenharia de Produção com base nas novas diretrizes curriculares nacionais
title_full_unstemmed Educação no ambiente da industria 4.0 : análise das competências dos cursos de graduação em Engenharia de Produção com base nas novas diretrizes curriculares nacionais
title_sort Educação no ambiente da industria 4.0 : análise das competências dos cursos de graduação em Engenharia de Produção com base nas novas diretrizes curriculares nacionais
author Sacilotto, Gustavo Delgado, 1993-
author_facet Sacilotto, Gustavo Delgado, 1993-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Alessandro Lucas, 1976-
Cesar, Francisco Ignácio Giocondo, 1958-
Ignácio, Paulo Sérgio de Arruda
Lima, André de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Aplicadas
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e de Manufatura
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Sacilotto, Gustavo Delgado, 1993-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Competências
Indústria 4.0
Education
Competence
Industry 4.0
topic Educação
Competências
Indústria 4.0
Education
Competence
Industry 4.0
description Orientadores: Alessandro Lucas da Silva, Francisco Ignácio Giocondo Cesar
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-09-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/20200
SACILOTTO, Gustavo Delgado. Educação no ambiente da industria 4.0: análise das competências dos cursos de graduação em Engenharia de Produção com base nas novas diretrizes curriculares nacionais. 2023. 1 recurso online (157 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/20200. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/20200
identifier_str_mv SACILOTTO, Gustavo Delgado. Educação no ambiente da industria 4.0: análise das competências dos cursos de graduação em Engenharia de Produção com base nas novas diretrizes curriculares nacionais. 2023. 1 recurso online (157 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/20200. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1396339
Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1396339
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (157 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189200343334912