Ciências da terra em cursos superiores de ciências biológicas que habilitam ao magistério de ciências naturais para o ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bressane, Elias Araujo, 1965-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618938
Resumo: Orientador: Maria Cristina Motta de Toledo
id UNICAMP-30_d2f5518d071d51c7b7d103d2e42668c4
oai_identifier_str oai::882046
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Ciências da terra em cursos superiores de ciências biológicas que habilitam ao magistério de ciências naturais para o ensino fundamentalEarth science in higher education biological science courses that enable the teaching of natural science for elementary students educationsFormação de professoresGeociências - Estudo e ensinoCiencias biologicas - Estudo e ensinoLicenciaturaTeacher trainingGeoscience - Study and teachingBiologial sciences - Study and teachingGraduationOrientador: Maria Cristina Motta de ToledoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: Esta pesquisa teve como principal objetivo analisar o desenvolvimento de temas de Ciências da Terra em cursos de Ciências Biológicas que habilitam ao ensino de Ciências Naturais na educação básica, a fim de compreender a preparação desses acadêmicos para o ensino de Ciências da Terra, ao assumirem seus cargos de professores, além de propor ações que aprimorem essa formação. No Brasil, os cursos de Ciências Biológicas destinam-se a formar a) profissionais que exercerão atividades técnicas nas áreas biológicas e b) professores de Biologia ou Ciências Naturais. A atual preparação de professores de Ciências Naturais para o ensino fundamental de escolas da cidade de São Paulo, a partir de cursos de Ciências Biológicas de universidades do mesmo município, não se mostra apropriada em conteúdos de Ciências da Terra, conforme resultados desta pesquisa. Os currículos dos cursos de Ciências Biológicas analisados dedicam apenas 1% das suas cargas horárias à disciplina de Geologia, enquanto as provas de conhecimentos específicos, de recentes concursos de admissão de professores para a rede municipal de ensino da citada cidade, realizados pela Fundação Carlos Chagas, nos anos de 2009 e 2011, são compostas por pelo menos 10% de questões relacionadas às Ciências da Terra, além de abordarem também temas de Astronomia, que não são desenvolvidos nos cursos de Ciências Biológicas. Para identificar o conhecimento em Ciências da Terra dos acadêmicos de Ciências Biológicas, foram aplicadas provas com questões relacionadas ao eixo temático Terra e Universo, previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais, de Ciências Naturais para o terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental, tendo sido essas questões elaboradas durante esta pesquisa e também selecionadas das citadas provas de admissão de professores para a rede de ensino da cidade de São Paulo. O desempenho insatisfatório obtido pelo grupo de universitários nessa prova, de 46,7%, indica conhecimento insuficiente em Ciências da Terra e sugere a revisão dos currículos dos cursos de Ciências Biológicas e dos métodos e planos de ensino das suas disciplinas de Geologia. A preparação ou seleção dos professores universitários de Geologia também merece destaque. Seus conhecimentos não foram avaliados, mas constatou-se que são formados em Geografia ou Biologia, cursos que não possuem, necessariamente, o interesse em preparar professores de Geologia, mas sim profissionais das suas áreas específicasAbstract: This research aimed to analyze the development of themes of Earth Science in Biological Sciences courses that enable the teaching of Natural Sciences in basic education, in order to understand the academic preparation of these professionals in teaching Earth Sciences, when assuming their positions as teachers, and proposing actions that will improve their training, either. In Brazil, the Biological Sciences courses are intended to form: a) professionals who will be dealing with technical activities in biological areas, b) teachers of Biology and natural sciences. The current preparation of teachers in natural sciences for elementary schools in the city of São Paulo, considering courses of Biology from universities in the same town, considering its contents, is not suitable in terms of Earth Sciences, according to the results of this study. The syllabus of Biological Science analyzed dedicated only 1% of their contents to the Geology subjects, meanwhile, the evidence of expertise in recent selections for teacher's admission in public schools in this city, conducted by Carlos Chagas Foundation in 2009 and 2011 involved at least 10% of questions related to Earth Sciences, and also focused on Astronomy, which are not a part of Biological Science courses. In order to identify the applicants' knowledge in Earth Sciences, they were asked to answer questions about thematic issues related to the earth and the universe, set out in the "PCN's" - The National Curriculum Parameters of Natural Sciences for the third and fourth cycles of basic education, and these questions were elaborated while this research was being developed, being also selected from the previous mentioned test of selection of new teachers to the school employment system in the city of São Paulo. The poor performance obtained by the group of university students evaluated was 46.7%, indicating insufficient knowledge in Earth Sciences and suggesting a revision of the Biological Science syllabus and also in the teaching plans and methodologies of their subjects in Geology, indeed. The training and selection of university professors of Geology is also relevant. Their levels of expertise weren't evaluated, but it's a fact they have got degrees in Geography or Biology courses, in which there aren't any interest in preparing teachers of Geology, but professionals in their specific areasMestradoEnsino e Historia de Ciencias da TerraMestre em Ensino e História de Ciências da Terra[s.n.]Toledo, Maria Cristina Motta de, 1955-Bacci, Denise de La CorteGonçalves, Pedro WagnerUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBressane, Elias Araujo, 1965-20122012-07-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf146 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618938BRESSANE, Elias Araujo. Ciências da terra em cursos superiores de ciências biológicas que habilitam ao magistério de ciências naturais para o ensino fundamental. 2012. 146 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618938. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/882046porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:48:44Zoai::882046Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:48:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciências da terra em cursos superiores de ciências biológicas que habilitam ao magistério de ciências naturais para o ensino fundamental
Earth science in higher education biological science courses that enable the teaching of natural science for elementary students educations
title Ciências da terra em cursos superiores de ciências biológicas que habilitam ao magistério de ciências naturais para o ensino fundamental
spellingShingle Ciências da terra em cursos superiores de ciências biológicas que habilitam ao magistério de ciências naturais para o ensino fundamental
Bressane, Elias Araujo, 1965-
Formação de professores
Geociências - Estudo e ensino
Ciencias biologicas - Estudo e ensino
Licenciatura
Teacher training
Geoscience - Study and teaching
Biologial sciences - Study and teaching
Graduation
title_short Ciências da terra em cursos superiores de ciências biológicas que habilitam ao magistério de ciências naturais para o ensino fundamental
title_full Ciências da terra em cursos superiores de ciências biológicas que habilitam ao magistério de ciências naturais para o ensino fundamental
title_fullStr Ciências da terra em cursos superiores de ciências biológicas que habilitam ao magistério de ciências naturais para o ensino fundamental
title_full_unstemmed Ciências da terra em cursos superiores de ciências biológicas que habilitam ao magistério de ciências naturais para o ensino fundamental
title_sort Ciências da terra em cursos superiores de ciências biológicas que habilitam ao magistério de ciências naturais para o ensino fundamental
author Bressane, Elias Araujo, 1965-
author_facet Bressane, Elias Araujo, 1965-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Toledo, Maria Cristina Motta de, 1955-
Bacci, Denise de La Corte
Gonçalves, Pedro Wagner
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bressane, Elias Araujo, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Geociências - Estudo e ensino
Ciencias biologicas - Estudo e ensino
Licenciatura
Teacher training
Geoscience - Study and teaching
Biologial sciences - Study and teaching
Graduation
topic Formação de professores
Geociências - Estudo e ensino
Ciencias biologicas - Estudo e ensino
Licenciatura
Teacher training
Geoscience - Study and teaching
Biologial sciences - Study and teaching
Graduation
description Orientador: Maria Cristina Motta de Toledo
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-07-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618938
BRESSANE, Elias Araujo. Ciências da terra em cursos superiores de ciências biológicas que habilitam ao magistério de ciências naturais para o ensino fundamental. 2012. 146 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618938. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618938
identifier_str_mv BRESSANE, Elias Araujo. Ciências da terra em cursos superiores de ciências biológicas que habilitam ao magistério de ciências naturais para o ensino fundamental. 2012. 146 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618938. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/882046
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
146 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189088430915584