Historias infantis : o simbolismo, a ludicidade e a motricidade na ação da educação motora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ida Carneiro
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593176
Resumo: Orientador : Silvana Venancio
id UNICAMP-30_d807c187c72a4eb43d65d77a71510e56
oai_identifier_str oai::270925
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Historias infantis : o simbolismo, a ludicidade e a motricidade na ação da educação motoraAprendizagem motoraSimbolismoJogosOrientador : Silvana VenancioDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: Este trabalho parte de uma reflexão acerca de uma estratégia de ensino, utilizada em aulas de Educação Física Infantil, denominada pela pesquisadora de: "Vivência Simbólica". Tal estratégia consiste em: conduzir os alunos a vivenciarem uma história, realizando ações motoras significativas dentro do contexto em que se inserem, onde o professor atua como elemento facilitador e orientador do processo. Traz o presente trabalho, três temas fortemente inter-relacionados: A Motricidade, o Simbolismo e o Lúdico, que serviram como base para a formulação do problema que norteou a realização da pesquisa. Propiciar a manifestação da Motricidade, do Simbolismo e da Ludicidade Infantil é relevante para a ação educativa da criança nas aulas de Educação Física? É isso que se pretende responder. Tal questão suscitou a elaboração de um objetivo maior, necessário para o encaminhamento desta investigação: analisar a manifestação da Motricidade, do Simbolismo e do Lúdico nas aulas de Educação Física Infantil, a partir de vivências simbólicas. Para poder realizar a análise proposta, buscouse autores que pudessem fundamentar teoricamente os temas trabalhados: Piaget e Winnicott para fundamentar a construção do Símbolo, Freire e Marcellino justificando a importância da presença do Lúdico na escola e Sérgio, Moreira, Trigo e novamente Freire estabelecendo os princípios relativos a Ciência da Motricidade Humana. Partindo-se das teorias apresentadas, foram apontados os princípios presentes, de acordo a cada um dos temas, inter-relacionandos-os ao cotidiano escolar da criança e aos comentários interpretativos relativos as vivências simbólicas trabalhadas. Para isso utilizou-se de uma pesquisa exploratória, partindo de um diário de campo construído através da observação participante da pesquisadora. Ao realizar-se a análise, através de comentários interpretativos foi possível apresentar as manifestações da Motricidade, do Simbolismo e do Lúdico como elementos importantes ao desenvolvimento da criança, permitindo sua adaptação psíquica ao mundo exterior e, desta forma, devendo estar presente na ação educativa em especial a da Educação MotoraAbstract: This thesis is based on a reflection about a teaching strategy that was utilized in Children's Physical Education classes and denominated by the researcher as "Symbolic Experience." This strategy consists in guiding the students through the experience of a story, in which they accomplish significant motoric movements within the context that they are inserted while the teacher acts to facilitate and orient the process. Three strongly interrelated topics are presented: Motor Activity, Symbolism and Play, which serve as a basis for the formulation of the problem that guides the study. Is offering the possibility to manifest Motor Activity, Symbolism and Play relevant educational practice within children's physical education classes? This study attempts to respond to this question. The elaboration of a broader objective was necessary in order to conduct the investigation: to analyze the manifestation of Motor activity, Symbolism and Play in Children's Physical Education classes starting from the symbolic experiences. To make this analysis, the works of several authors who could provide theoretical foundations for the topics studied were examined: Piaget and Winnicott to provide a basis for the construction of the Symbol; Freire and Marcellino to justify the importance of Play in school; and Sérgio, Moreira, and Trigo to establish the principies related to the Science of Motor Activity. From these theories, principies present in relation to each topic were raised and interrelated to the everyday life of children in school and to the interpretive commentaries concerning the symbolic experiences developed. An exploratory study was utilized starting from the field diary of the researcher's participant observations. In making the analysis, it was possible through the interpretive commentaries to present the manifestations of Motor Activity, Symbolism and Play as important elements in child development, which allow for the children's psychological adaptation to the outside world. It was concluded that such manifestations should be present in educational practice, especially within Physical EducationMestradoMestre em Educação Física[s.n.]Venancio, Silvana, 1955Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMartins, Ida Carneiro20022002-09-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf181p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593176MARTINS, Ida Carneiro. Historias infantis: o simbolismo, a ludicidade e a motricidade na ação da educação motora. 2002. 181p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593176. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/270925porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-19T03:31:07Zoai::270925Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-19T03:31:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Historias infantis : o simbolismo, a ludicidade e a motricidade na ação da educação motora
title Historias infantis : o simbolismo, a ludicidade e a motricidade na ação da educação motora
spellingShingle Historias infantis : o simbolismo, a ludicidade e a motricidade na ação da educação motora
Martins, Ida Carneiro
Aprendizagem motora
Simbolismo
Jogos
title_short Historias infantis : o simbolismo, a ludicidade e a motricidade na ação da educação motora
title_full Historias infantis : o simbolismo, a ludicidade e a motricidade na ação da educação motora
title_fullStr Historias infantis : o simbolismo, a ludicidade e a motricidade na ação da educação motora
title_full_unstemmed Historias infantis : o simbolismo, a ludicidade e a motricidade na ação da educação motora
title_sort Historias infantis : o simbolismo, a ludicidade e a motricidade na ação da educação motora
author Martins, Ida Carneiro
author_facet Martins, Ida Carneiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Venancio, Silvana, 1955
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ida Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem motora
Simbolismo
Jogos
topic Aprendizagem motora
Simbolismo
Jogos
description Orientador : Silvana Venancio
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002-09-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593176
MARTINS, Ida Carneiro. Historias infantis: o simbolismo, a ludicidade e a motricidade na ação da educação motora. 2002. 181p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593176. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
MARTINS, Ida Carneiro. Historias infantis: o simbolismo, a ludicidade e a motricidade na ação da educação motora. 2002. 181p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593176. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/270925
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
181p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188877967032320