A genese da composição de um material didatico para ensino-aprendizagem de portugues como segunda lingua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gottheim, Liliana, 1955-
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604804
Resumo: Orientadores: Jose Carlos Paes de Almeida Filho, Brian Tomlinson
id UNICAMP-30_d837cb1ffeb7137429afd007a986ad99
oai_identifier_str oai::399521
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A genese da composição de um material didatico para ensino-aprendizagem de portugues como segunda linguaThe genesis of developing a textbook for Portuguese as a second languageLíngua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeirosMaterial didatico - AvaliaçãoAbordagem comunicativaMaterial didáticoPortuguese language - Study and teaching - Foreign speakersInstructional materials - EvoluationCommunicative approachInstructional materialsOrientadores: Jose Carlos Paes de Almeida Filho, Brian TomlinsonTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O objetivo, deste trabalho, foi estudar o processo de composição de um material didático em abordagem comunicacional para um curso de PLE (de 35-40 horas). O material foi construído com o propósito de propiciar momentos de uso de língua na comunicação, por meio de conteúdos da formação social e histórica da população brasileira. A ênfase deste estudo situou-se no entendimento da concepção de produção da autora, ou seja, no que ¿fez acontecer¿ certas ações na sala de aula, numa tentativa de explicitar os conhecimentos formais e informais envolvidos na produção de textos e atividades. A primeira versão desse material surgiu em trabalho de Mestrado (1994-1996) e a segunda, no Doutorado (2004); ambas elaboradas para alunos que já possuíam um nível mínimo de proficiência, suficiente para interpretar e produzir textos versados sobre o tema escolhido. A curiosidade para produzir um material alicerçado em conhecimentos teóricos hoje disponíveis e investigar esse processo partiu da dificuldade de entender como ¿autores produzem livros¿. Dois eixos permearam a narrativa e discussão desse trabalho: um de avaliação de MD, que possibilitou explicitar os conhecimentos formais e informais envolvidos na produção do material, assim como as atitudes tomadas; e outro, de produção, que permitiu estudar como formas de ação foram criadas segundo aqueles conhecimentos. Acrescemos à pesquisa dados da implementação do material e informação coletada com sete outros autores acerca de suas concepções próprias em obras que produziram. A metodologia utilizada foi a da pesquisa-ação, cujo foco num primeiro momento foi a tomada de conscientização de aspectos que envolveram a produção daquele material, para depois associar as exigências sentidas, à mobilização de modificações em um nível do ¿fazer¿, superando empecilhos encontrados. Além de sinalizar conhecimentos significativos à produção de um material, os dados mostraram padrões comuns e singulares à gênese de nossa composição e à dos sete autores analisados. Os resultados permitiram-nos apontar possíveis fatores de sucesso à produção de novos materiais e destacar a necessidade de se obter clareza das reais funções do autor na produção de materiais-fonte e do professor na condução desses materiais nas aulas (já menos difusas) para poder direcionar ações tanto de produção de obras como de preparação à docência em abordagem comunicacional. Dessa forma, poderemos modificar antigos papéis acríticos de subordinação e dependência do professor aos textos e atividades propostos em livros e incentivar o desenvolvimento da requerida autonomia do professor e a tomada de risco para novas produçõesAbstract: The objective of this thesis was to study the process implicated in the development of a textbook of Portuguese for foreigners, which was built in accordance with the principles of the communicative approach in language teaching and intended for a 35- to 40-hour course. The textbook was organized around six topics dealing with the social and historical scenery at the time of the discovery of Brazil, focusing mainly on the ethnic groups that have contributed to form today¿s Brazilian population. The material was planned for students at an intermediate level of language who had already acquired enough language knowledge to interpret and produce short texts about the chosen content. This research was partly an attempt to make explicit the formal and informal knowledge and attitudes involved in gathering texts and creating learning activities for our material, and also an attempt to discuss the difficulties encountered in applying theoretical knowledge in AL to the production of materials. There were two versions of the same book used in this study: a first version done during our Master¿s course (1994-1996) and a second one which came out reformulated in the PhD programme (2004). The research was motivated by our interest on understanding ¿how authors produce books¿ with the purpose to shed some light on the production of materials based on recent theoretical knowledge. The methodology used for this study was the action-research through which we gained consciousness of many aspects involved in the process of producing textbooks. Some data collected from piloting the material in class relevant to the materials¿ design, was added to the research, plus data from interviews which we conducted with seven authors who talked about their own conceptions on producing textbooks. Besides signalizing some relevant aspects of our conception of production in the two versions of the same book, this study showed the common and distinctive patterns of the genesis of composing textbooks by different authors. The results pointed to possible factors of success in producing materials for PFL and made salient the necessity of obtaining clarification of the real role of the authors when producing support materials and of teachers when they apply them in class. Thus we direct actions not only to the production of textbooks in the communicative approach, but also to teacher¿s education. We hope that this research can help teachers reflect on ways to modify old roles of dependence on textbooks and encourage the development of their autonomy and attitudes of the risk taking needed for teacher¿s actions to be performed in alignment with this approachDoutoradoLíngua EstrangeiraDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-Tomlinson, BrianConsolo, Douglas AltamiroOrtiz Alvares, Maria LuisaSantos, Percilia Lopes Cassemiro dosGattolin, Sandra Regina ButtrosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGottheim, Liliana, 1955-20072007-06-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf323p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604804GOTTHEIM, Liliana. A genese da composição de um material didatico para ensino-aprendizagem de portugues como segunda lingua. 2007. 323p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604804. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/399521porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:51:23Zoai::399521Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:51:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A genese da composição de um material didatico para ensino-aprendizagem de portugues como segunda lingua
The genesis of developing a textbook for Portuguese as a second language
title A genese da composição de um material didatico para ensino-aprendizagem de portugues como segunda lingua
spellingShingle A genese da composição de um material didatico para ensino-aprendizagem de portugues como segunda lingua
Gottheim, Liliana, 1955-
Língua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Material didatico - Avaliação
Abordagem comunicativa
Material didático
Portuguese language - Study and teaching - Foreign speakers
Instructional materials - Evoluation
Communicative approach
Instructional materials
title_short A genese da composição de um material didatico para ensino-aprendizagem de portugues como segunda lingua
title_full A genese da composição de um material didatico para ensino-aprendizagem de portugues como segunda lingua
title_fullStr A genese da composição de um material didatico para ensino-aprendizagem de portugues como segunda lingua
title_full_unstemmed A genese da composição de um material didatico para ensino-aprendizagem de portugues como segunda lingua
title_sort A genese da composição de um material didatico para ensino-aprendizagem de portugues como segunda lingua
author Gottheim, Liliana, 1955-
author_facet Gottheim, Liliana, 1955-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-
Tomlinson, Brian
Consolo, Douglas Altamiro
Ortiz Alvares, Maria Luisa
Santos, Percilia Lopes Cassemiro dos
Gattolin, Sandra Regina Buttros
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gottheim, Liliana, 1955-
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Material didatico - Avaliação
Abordagem comunicativa
Material didático
Portuguese language - Study and teaching - Foreign speakers
Instructional materials - Evoluation
Communicative approach
Instructional materials
topic Língua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Material didatico - Avaliação
Abordagem comunicativa
Material didático
Portuguese language - Study and teaching - Foreign speakers
Instructional materials - Evoluation
Communicative approach
Instructional materials
description Orientadores: Jose Carlos Paes de Almeida Filho, Brian Tomlinson
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-06-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604804
GOTTHEIM, Liliana. A genese da composição de um material didatico para ensino-aprendizagem de portugues como segunda lingua. 2007. 323p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604804. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
GOTTHEIM, Liliana. A genese da composição de um material didatico para ensino-aprendizagem de portugues como segunda lingua. 2007. 323p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604804. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/399521
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
323p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188964643373056