A construção do ensino-aprendizagem de lingua estrangeira com adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580852 |
Resumo: | Orientador: Jose Carlos P. de Almeida Filho |
id |
UNICAMP-30_d8baefab8a58c15f14b1415275a0d914 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::69645 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção do ensino-aprendizagem de lingua estrangeira com adolescentesAdolescentesProfessores e alunosLingua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeirosOrientador: Jose Carlos P. de Almeida FilhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: o propósito desta pesquisa é examinar a construção do processo do ensino aprendizagem de língua estrangeira com adolescentes, principalmente os de oitavas séries, focalizando de modo especial o aspecto do seu envolvimento com as aulas. Partiu-se da hipótese direcionadora que este processo apresenta-se com características muito peculiares influenciadas por aspectos sociais. cognitivos, biológicos e afetivos que podem trazer novas interpretações para o que se experiência com adolescentes aprendendo uma língua estrangeira. Os dados foram coletados usando instrumentos etnográficos e foram analisados à luz de estudos e resultados de pesquisas provindos da Psicologia, da lingüística Aplicada e da Etnografia. O envolvimento dos adolescentes, conseguido pelo congelamento da imagem das fitas em vídeo. Foi graficamente representado e inserido em uma detalhada transcrição, elaborada especialmente para a análise microetnográfica. Os dados revelam a presença de duas importantes incongruências na relação professor/aluno-adolescente, as quais não se acham devidamente preparados para entender explicando-se assim, o motivo de professor e alunos usarem estratégias afetivas para conduzirem o processo de ensino-aprendizagem adiante. Acredita-se que este trabalho possa ajudar os professores a melhor compreenderem os padrões interacionais de seus alunos-adolescentes e, através de uma alta configuração afetiva melhor aproveitar sua nova capacidade cognitivaAbstract: The purpose of this research is to examine the construction process of foreign language learning and teaching with adolescents, particularly regarding their involvement in the observed 8th grade classes. It is proposed that psysical, cognitive and affective changes occurring during adolescence can modify the way teachers and students interact. The data were colected using ethnographic instruments ando they were analysed under the light of PsychQlogy, Applied Línguistics and Ethnography studies and researches. The adolescents' involvement was videotaped and the scenes were graphically represented and then inserted into a detailed and elaborated transcription especially made for the microetnographic anlysis. The data reveal two important inconcruencies to explain what was observed and for which teachers and studentes were (are) not duly prepared. For this reason, both of them make use of affective strategies to carry on the foreign language teachjng learning process. It is believed that this research effort can help teachers have a better understanding of their adolescent students' interactional patterns, and ways to explore their cognitive changes supported by an affective configuration that enhances the whole processMestradoEnsino-Aprendizagem de Lingua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMacowski, Edcleia A. Basso19931993-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf[255]f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580852MACOWSKI, Edcleia A. Basso. A construção do ensino-aprendizagem de lingua estrangeira com adolescentes. 1993. [255]f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580852. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/69645porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:12:36Zoai::69645Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:12:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção do ensino-aprendizagem de lingua estrangeira com adolescentes |
title |
A construção do ensino-aprendizagem de lingua estrangeira com adolescentes |
spellingShingle |
A construção do ensino-aprendizagem de lingua estrangeira com adolescentes Macowski, Edcleia A. Basso Adolescentes Professores e alunos Lingua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros |
title_short |
A construção do ensino-aprendizagem de lingua estrangeira com adolescentes |
title_full |
A construção do ensino-aprendizagem de lingua estrangeira com adolescentes |
title_fullStr |
A construção do ensino-aprendizagem de lingua estrangeira com adolescentes |
title_full_unstemmed |
A construção do ensino-aprendizagem de lingua estrangeira com adolescentes |
title_sort |
A construção do ensino-aprendizagem de lingua estrangeira com adolescentes |
author |
Macowski, Edcleia A. Basso |
author_facet |
Macowski, Edcleia A. Basso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macowski, Edcleia A. Basso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescentes Professores e alunos Lingua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros |
topic |
Adolescentes Professores e alunos Lingua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros |
description |
Orientador: Jose Carlos P. de Almeida Filho |
publishDate |
1993 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1993 1993-12-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580852 MACOWSKI, Edcleia A. Basso. A construção do ensino-aprendizagem de lingua estrangeira com adolescentes. 1993. [255]f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580852. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580852 |
identifier_str_mv |
MACOWSKI, Edcleia A. Basso. A construção do ensino-aprendizagem de lingua estrangeira com adolescentes. 1993. [255]f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1580852. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/69645 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf [255]f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188760121769984 |