Autoeficácia de professores para utilizarem tecnologias de informática no ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvarenga, Cacilda Encarnação Augusto, 1977-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615060
Resumo: Orientador: Roberta Gurgel Azzi
id UNICAMP-30_db8af4fe1dcef168b3ffed30471e8f71
oai_identifier_str oai::789633
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Autoeficácia de professores para utilizarem tecnologias de informática no ensinoTeacher's self-efficacy to use computer technologies in teachingAutoeficáciaInformática na educaçãoPrática docenteTecnologia da informação e comunicaçãoEnsinoTecnologia educacionalFormação de professoresSelf-efficacyComputer in educationalTeaching practiceInformation and communication technologiesTeachingTeacher trainingOrientador: Roberta Gurgel AzziTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente estudo teve como objetivos identificar, descrever e analisar: o nível da crença de autoeficácia computacional docente de professores de Ensino Médio; as fontes que os professores mais conseguem perceber que contribuem para a constituição da sua crença; as variáveis pessoais ou contextuais que apresentam relações mais significantes com essa crença; e o perfil do professor com crença de autoeficácia computacional docente mais elevada. Participaram do estudo 253 professores de Ensino Médio de 27 escolas públicas do município de Campinas-SP. A coleta dos dados realizou-se presencialmente nas escolas e envolveu que os participantes respondessem a um questionário de caracterização do participante e a duas escalas do tipo Likert, voltadas para investigar a auto-eficácia computacional docente e suas fontes. Os dados foram estatisticamente analisados utilizando-se de técnicas descritivas e inferenciais. Os resultados apontaram que os professores da amostra apresentam em média uma crença de autoeficácia computacional docente considerada moderada. A experiência vicária foi a fonte que os professores mais perceberam como constituinte da sua crença de autoeficácia para usar tecnologias no ensino, seguida da persuasão social e da experiência direta. Identificaram-se relações significantes entre o construto investigado e variáveis pessoais e contextuais, confirmando-se, portanto, a importância de investigá-las para compreender a crença de autoeficácia computacional docente. Contata-se que o professor com crença mais elevada é o que percebe que tem mais habilidade para usar o computador e se sente mais preparado e motivado para ensinar com tecnologias. O acesso às tecnologias e programas de formação de professores para o seu uso didático podem contribuir para que se sintam com mais habilidade e preparação. Para que se sintam mais motivados, compreende-se que é preciso também repensar as condições oferecidas para o trabalho docente.Abstract: The purpose of this study was to identify, describe and analyze: the level of teacher computer self-efficacy of high school teachers, the sources that teachers realize that most contribute to build self-efficacy beliefs for teaching with computers; personal or contextual variables which have the most significant relationship with this belief and the profile of teachers with higher computer self-efficacy beliefs for teaching. The study included 253 high school teachers from 27 public schools in the city of Campinas-SP. Data were collected in person at schools and involved participants to answer a profile questionnaire and two Likert scales in order to investigate the teacher computer self-efficacy and its sources. Data were statistically analyzed using descriptive and inferential techniques. The results showed that teachers in the sample have moderate teacher computer self-efficacy belief. The vicarious experience was the most perceived source that contribute to self-efficacy for using technology in teaching, followed by social persuasion and mastery experience. Significant relationship between the investigated construct and personal and contextual variables were identified, confirming thus the importance of investigating them in order to understand the teacher computer self-efficacy. It happens that the teacher with the highest belief is the one who realizes he has the more ability to use the computer and feels more prepared and motivated to teach with technology. Access to technologies and training programs for teachers to use instructional technologies can contribute to raise this awareness or help them feel having more ability and preparation. In order to they feel more motivated, it is also necessary to rethink the job conditions offered to teaching.Resumen: Este estudio tuvo como objetivo identificar, describir y analizar: el nivel de las creencias de auto-eficacia de profesores de enseñanza secundaria para enseñar con ordenadores, las fuentes que los maestros pueden ver que más contribuyen a la formación de las creencias, las variables personales o contextuales que tienen las relaciones más significantes con esa creencia; y el perfil de profesor con creencias superiores. El estudio incluyó a 253 profesores de enseñanza secundaria de 27 escuelas públicas de la ciudad de Campinas-SP. La recolección de datos se llevó a cabo personalmente en las escuelas. Los participantes respondieron a un cuestionario del caracterización del participante y dos escalas de tipo Likert con el fin de investigar la auto-eficacia y sus fuentes. Los datos fueron analizados estadísticamente utilizando técnicas descriptivas y inferenciales. Los resultados mostraron que los profesores de la muestra tienen creencia de autoeficacia para enseñar con ordenadoras considerada moderada.La experiencia vicaria fue la fuente que los maestros señalaran como más componentes de su creencia de la auto-eficacia para el uso de la tecnología en la educación, seguida por la persuasión social y por la experiencia directa. Se identificaron relaciones significantes entre las creencias de auto-eficacia y las variables personales y contextuales. El estudio confirma así la importancia de investigar estas variables para entender la creencia de la auto-eficacia de profesores para utilizar el ordenador en la enseñanza, y muestra que los profesores con mayor creencia son los que se perciben con más capacidad de usar los ordenadores y se sienten más preparados y motivados enseñar con tecnologías. El acceso a las tecnologías y programas de formación para uso didáctico de tecnologías pueden ayudar los profesores a sentirse con más habilidad y preparación. Para que se sientan más motivados, se entiende, que también es necesario repensar las condiciones de trabajo de los profesores.DoutoradoPsicologia EducacionalDoutor em Educação[s.n.]Azzi, Roberta Gurgel, 1956-Neri, Anita LiberalessoSilva, Dirceu daJoly, Maria Cristina Rodrigues AzevedoRose, Tania Maria Santana deValente, José ArmandoIaochite, Roberto TadeuBatista, Sylvia Helena Souza da SilvaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlvarenga, Cacilda Encarnação Augusto, 1977-2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf183 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615060ALVARENGA, Cacilda Encarnação Augusto. Autoeficácia de professores para utilizarem tecnologias de informática no ensino. 2011. 183 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615060. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/789633porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:13:19Zoai::789633Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:13:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoeficácia de professores para utilizarem tecnologias de informática no ensino
Teacher's self-efficacy to use computer technologies in teaching
title Autoeficácia de professores para utilizarem tecnologias de informática no ensino
spellingShingle Autoeficácia de professores para utilizarem tecnologias de informática no ensino
Alvarenga, Cacilda Encarnação Augusto, 1977-
Autoeficácia
Informática na educação
Prática docente
Tecnologia da informação e comunicação
Ensino
Tecnologia educacional
Formação de professores
Self-efficacy
Computer in educational
Teaching practice
Information and communication technologies
Teaching
Teacher training
title_short Autoeficácia de professores para utilizarem tecnologias de informática no ensino
title_full Autoeficácia de professores para utilizarem tecnologias de informática no ensino
title_fullStr Autoeficácia de professores para utilizarem tecnologias de informática no ensino
title_full_unstemmed Autoeficácia de professores para utilizarem tecnologias de informática no ensino
title_sort Autoeficácia de professores para utilizarem tecnologias de informática no ensino
author Alvarenga, Cacilda Encarnação Augusto, 1977-
author_facet Alvarenga, Cacilda Encarnação Augusto, 1977-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azzi, Roberta Gurgel, 1956-
Neri, Anita Liberalesso
Silva, Dirceu da
Joly, Maria Cristina Rodrigues Azevedo
Rose, Tania Maria Santana de
Valente, José Armando
Iaochite, Roberto Tadeu
Batista, Sylvia Helena Souza da Silva
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvarenga, Cacilda Encarnação Augusto, 1977-
dc.subject.por.fl_str_mv Autoeficácia
Informática na educação
Prática docente
Tecnologia da informação e comunicação
Ensino
Tecnologia educacional
Formação de professores
Self-efficacy
Computer in educational
Teaching practice
Information and communication technologies
Teaching
Teacher training
topic Autoeficácia
Informática na educação
Prática docente
Tecnologia da informação e comunicação
Ensino
Tecnologia educacional
Formação de professores
Self-efficacy
Computer in educational
Teaching practice
Information and communication technologies
Teaching
Teacher training
description Orientador: Roberta Gurgel Azzi
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615060
ALVARENGA, Cacilda Encarnação Augusto. Autoeficácia de professores para utilizarem tecnologias de informática no ensino. 2011. 183 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615060. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615060
identifier_str_mv ALVARENGA, Cacilda Encarnação Augusto. Autoeficácia de professores para utilizarem tecnologias de informática no ensino. 2011. 183 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615060. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/789633
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
183 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189051124678656