Mediação de sentidos : aulas compartilhadas no Brasil e em Portugal junto a estudantes de Educação Fisica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cinthia Lopes da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608378
Resumo: Orientador: Jocimar Daolio
id UNICAMP-30_dc474d94587b85e88dcd13370775f94b
oai_identifier_str oai::435752
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Mediação de sentidos : aulas compartilhadas no Brasil e em Portugal junto a estudantes de Educação FisicaMediation of senses : classes shared in Brazil and Portugal with Physical Eduacation studentsAulaLinguagemEducação física - Formação de professoresClassLanguagePhysical education - Teacher trainingOrientador: Jocimar DaolioTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: A mediação de sentidos na formação de professores de Educação Física é o tema deste trabalho. Para o seu desenvolvimento, parti de um referencial sociocultural e do reconhecimento que os seres humanos são ativos, expressivos e produtores de sentidos e que a construção de conhecimentos é eminentemente dialógica. Com base nesse referencial, preparei aulas que foram compartilhadas no Brasil e em Portugal junto a estudantes de Educação Física. Considerei os seguintes princípios para a realização dessas experiências pedagógicas: a aula é um acontecimento intersubjetivo; os temas discutidos são passíveis de ressignificação e os novos sentidos são produzidos pelo encontro e confronto de conhecimentos entre professores e alunos. Na escrita de como as aulas aconteceram no Brasil e em Portugal, optei pelas narrativas, textos elaborados a partir das anotações no diário de aulas e da "descrição densa". Nesses textos, conto como ocorreram as trocas simbólicas junto aos estudantes e como se deu a ressignificação dos temas por nós trabalhados. A mediação de sentidos proposta resultou em uma elaboração artesanal de conhecimentos e como forma de resistência aos valores que predominam na atualidade, tais como a competição, a concorrência, o individualismo, valores que estão sintetizados no fenômeno das práticas corporais.Abstract: The mediation of senses in the training of Physical Education teachers is the theme of this study. For its development, I started out from a sociocultural frame of reference, as well as the recognition that human beings are sense-producing subjects who are active and expressive, and that the building of knowledge is eminently dialogical. Based on such a frame of reference I prepared classes which were shared in Brazil and Portugal with Physical Education students. I took into consideration the following principles for conducting these pedagogical experiences: the class is an inter-subjective situation; the themes in discussion can be re-signified; and the new senses are produced by the meeting and confrontation of knowledge between teachers and students. When writing about how the classes in Brazil and Portugal occurred, I chose the narrative form, i.e., texts elaborated from notes in the class agenda, and in 'dense description'. In such texts, I explain how the symbolic exchanges with the students took place, and how the themes we worked with were re-signified. The proposed mediation of senses resulted in an artisanal elaboration of knowledge as a form of resistance against the present-time predominating values, such as competition, rivalry, individualism - values that are synthesised in the phenomenon of 'bodily practices.DoutoradoEducação Física e SociedadeDoutor em Educação Física[s.n.]Daolio, Jocimar, 1958-Soares, Carmen LúciaMagnani, José Guilherme CantorFontana, Roseli Aparecida CaçãoCarvalho, Yara Maria deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Cinthia Lopes da20082008-04-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf167 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608378SILVA, Cinthia Lopes da. Mediação de sentidos: aulas compartilhadas no Brasil e em Portugal junto a estudantes de Educação Fisica. 2008. 167 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608378. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/435752porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-05T11:35:57Zoai::435752Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-06-05T11:35:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediação de sentidos : aulas compartilhadas no Brasil e em Portugal junto a estudantes de Educação Fisica
Mediation of senses : classes shared in Brazil and Portugal with Physical Eduacation students
title Mediação de sentidos : aulas compartilhadas no Brasil e em Portugal junto a estudantes de Educação Fisica
spellingShingle Mediação de sentidos : aulas compartilhadas no Brasil e em Portugal junto a estudantes de Educação Fisica
Silva, Cinthia Lopes da
Aula
Linguagem
Educação física - Formação de professores
Class
Language
Physical education - Teacher training
title_short Mediação de sentidos : aulas compartilhadas no Brasil e em Portugal junto a estudantes de Educação Fisica
title_full Mediação de sentidos : aulas compartilhadas no Brasil e em Portugal junto a estudantes de Educação Fisica
title_fullStr Mediação de sentidos : aulas compartilhadas no Brasil e em Portugal junto a estudantes de Educação Fisica
title_full_unstemmed Mediação de sentidos : aulas compartilhadas no Brasil e em Portugal junto a estudantes de Educação Fisica
title_sort Mediação de sentidos : aulas compartilhadas no Brasil e em Portugal junto a estudantes de Educação Fisica
author Silva, Cinthia Lopes da
author_facet Silva, Cinthia Lopes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Daolio, Jocimar, 1958-
Soares, Carmen Lúcia
Magnani, José Guilherme Cantor
Fontana, Roseli Aparecida Cação
Carvalho, Yara Maria de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cinthia Lopes da
dc.subject.por.fl_str_mv Aula
Linguagem
Educação física - Formação de professores
Class
Language
Physical education - Teacher training
topic Aula
Linguagem
Educação física - Formação de professores
Class
Language
Physical education - Teacher training
description Orientador: Jocimar Daolio
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-04-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608378
SILVA, Cinthia Lopes da. Mediação de sentidos: aulas compartilhadas no Brasil e em Portugal junto a estudantes de Educação Fisica. 2008. 167 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608378. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608378
identifier_str_mv SILVA, Cinthia Lopes da. Mediação de sentidos: aulas compartilhadas no Brasil e em Portugal junto a estudantes de Educação Fisica. 2008. 167 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608378. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/435752
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
167 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188997851774976