A avaliação externa na perspectiva de docentes de uma escola municipal do interior paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rubio, Kátia Eleotério, 1985-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639045
Resumo: Orientador: Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz Mendes
id UNICAMP-30_dd9f05e116248ba85576662fe2a17523
oai_identifier_str oai::1129029
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A avaliação externa na perspectiva de docentes de uma escola municipal do interior paulistaExternal evaluation from the perspective of teachers at a municipal school in the interior of São PauloAvaliação educacionalEducational evaluationOrientador: Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz MendesDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação Escolar buscou compreender a avaliação externa na perspectiva de docentes do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) de uma escola municipal do interior paulista. Diante das observações realizadas na prática profissional, enquanto professora na educação básica e a partir de leituras relacionadas à temática, observo que as avaliações da aprendizagem e as externas têm sido o centro do processo ensino aprendizagem. Isso tem provocado alguns questionamentos, os quais norteiam esta pesquisa tais como: Em que medida a política de avaliação externa interfere na prática pedagógica docente? Como o professor tem compreendido a lógica da avaliação? Frente a essas questões buscamos conhecer a perspectiva das docentes do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) em relação à avaliação externa e sua prática docente em uma instituição municipal do interior paulista. Este estudo é de abordagem qualitativa, abrange observação, entrevista semiestruturada e estudo documental. O período pesquisado, em relação aos dados da rede municipal, foi de 2009 a 2017. Para composição dos dados foram realizadas: a) revisão bibliográfica, estudo de artigos, dissertações e teses relacionadas ao tema; b) análise de leis e decretos do município pesquisado; c) levantamento dos dados do IDEB das séries iniciais disponibilizados pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais); d) entrevistas com cinco professoras da escola estudada. O estudo nos permitiu compreender que as políticas de avaliações externas afetam a prática pedagógica das docentes em que ocorre o treinamento por meio de simulados, o estreitamento curricular e a responsabilização verticalAbstract: This research carried out in the Professional Master's in School Education sought to understand the external evaluation from the perspective of teachers of elementary school I (1st to 5th year) of a municipal school in the interior of São Paulo. In view of the observations made in professional practice, as a teacher in basic education and from readings related to the theme, I note that learning and external assessments have been the center of the teaching-learning process. This has provoked some questions, which guide this research such as: To what extent does the external evaluation policy interfere with teaching pedagogical practice? How has the teacher understood the logic of evaluation? In view of these issues, we seek to know the perspective of teachers from Elementary School I (1st to 5th year) in relation to external evaluation and their teaching practice in a municipal institution in the interior of São Paulo. This study has a qualitative approach, covering observation, semi-structured interview and documentary study. The surveyed period, in relation to data from the municipal network, was from 2009 to 2017. To compose the data, the following were performed: a) bibliographic review, study of articles, dissertations and theses related to the theme; b) analysis of laws and decrees of the researched municipality; c) survey of IDEB data from the initial series provided by INEP (National Institute of Educational Studies and Research); d) interviews with five teachers from the school studied. The study allowed us to understand that the policies of external evaluations affect the pedagogical practice of teachers in which training takes place through simulations, narrowing the curriculum and vertical accountabilityMestradoEducação EscolarMestra em Educação Escolar[s.n.]Mendes, Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz, 1963-Sordi, Mara Regina Lemes deBertagna, Regiane HelenaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRubio, Kátia Eleotério, 1985-20202020-02-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (130 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639045RUBIO, Kátia Eleotério. A avaliação externa na perspectiva de docentes de uma escola municipal do interior paulista. 2020. 1 recurso online (130 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639045. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129029Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-28T00:00:52Zoai::1129029Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-06-28T00:00:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação externa na perspectiva de docentes de uma escola municipal do interior paulista
External evaluation from the perspective of teachers at a municipal school in the interior of São Paulo
title A avaliação externa na perspectiva de docentes de uma escola municipal do interior paulista
spellingShingle A avaliação externa na perspectiva de docentes de uma escola municipal do interior paulista
Rubio, Kátia Eleotério, 1985-
Avaliação educacional
Educational evaluation
title_short A avaliação externa na perspectiva de docentes de uma escola municipal do interior paulista
title_full A avaliação externa na perspectiva de docentes de uma escola municipal do interior paulista
title_fullStr A avaliação externa na perspectiva de docentes de uma escola municipal do interior paulista
title_full_unstemmed A avaliação externa na perspectiva de docentes de uma escola municipal do interior paulista
title_sort A avaliação externa na perspectiva de docentes de uma escola municipal do interior paulista
author Rubio, Kátia Eleotério, 1985-
author_facet Rubio, Kátia Eleotério, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendes, Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz, 1963-
Sordi, Mara Regina Lemes de
Bertagna, Regiane Helena
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rubio, Kátia Eleotério, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional
Educational evaluation
topic Avaliação educacional
Educational evaluation
description Orientador: Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz Mendes
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-02-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639045
RUBIO, Kátia Eleotério. A avaliação externa na perspectiva de docentes de uma escola municipal do interior paulista. 2020. 1 recurso online (130 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639045. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639045
identifier_str_mv RUBIO, Kátia Eleotério. A avaliação externa na perspectiva de docentes de uma escola municipal do interior paulista. 2020. 1 recurso online (130 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639045. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129029
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (130 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138550706339840