A educação não-formal como acontecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Valeria Aroeira, 1970-
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610464
Resumo: Orientador: Olga Rodrigues de Moraes von Simson
id UNICAMP-30_ddda8b6540b20f58a1fef1527bebf858
oai_identifier_str oai::469595
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A educação não-formal como acontecimentoThe non formal education as eventEducação não formalEducação extra-escolarEducação socialNon formal educationOutside school educationSocial educationOrientador: Olga Rodrigues de Moraes von SimsonTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa se propõe a analisar a criação do conceito de educação nãoformal partindo da filosofia deleuziana, que compreende a criação de um conceito com seus movimentos e suas recriações. Nessa perspectiva, defendemos a educação não-formal como um conceito autônomo, com fazeres particulares e um campo próprio, a partir de uma lógica específica de funcionamento. Através de uma pesquisa bibliográfica, considerando autores internacionais, especialmente espanhóis, norteamericanos e autores brasileiros, a trajetória histórica do conceito de educação não-formal é apresentada, tanto internacionalmente, quanto nacionalmente. A educação não-formal é analisada a partir das políticas públicas para crianças, adolescentes e jovens, e nesse contexto é considerada sua relação com a educação social, assim como uma pequena apresentação e discussão da trajetória da educação social no Brasil. Foram pesquisadas três instituições de caráter não-formal em Campinas (SP) e região, sendo uma de origem religiosa, uma vinculada ao poder público e uma de caráter comunitário. A partir da pesquisa de campo, as concepções dos educadores dessas instituições foram consideradas como constituintes da criação de nuances do conceito de educação não-formal. Consideramos ainda as idéias divulgadas pela grande imprensa sobre os fazeres da educação não-formal e como os meios de comunicação vêm divulgando esse campo. Dessa maneira, a presente pesquisa se preocupou em cartografar a educação não-formal, não como um campo descoberto, ou como um conceito estático, mas como um conceito em movimento, que vem sendo criado e recriado em diferentes momentos e locais. Percebe-se, dessa forma, que o conceito de educação não-formal assume diferentes nuances, em função de que país e de que época histórica abordamos.Abstract: This doctoral thesis intends to analyze the creation of the concept of non formal education, starting from the deleuzian philosophy, which encompasses the creation of a concept together with its movements and its re-creations. Under this perspective, we defend the idea of nonformal education as na autonomous concept, with its particular makings and a proper field, and a specific logic of functioning. Through the supporting bibliography, which considered foreigners authors, and specially Spanish, North American and Brazilian authors, the historic trajectory of the concept of nonformal education is presented, both in international contexts as in the Brazilian context. The nonformal education is analyzed from the point of view of the public policies targeting children, adolescents, and young adult students, and under such context, we consider its relationship with the social education. We also do a short presentation and discussion on the trajectory of the social education in Brazil. We analyzed three educational institutions of nonformal character in the region of the city of Campinas (State of São Paulo), one of them having a religious origin, another related to the public administration, and the third one having a community character. From the field research, the conceptions of the educators from these institutions were considered as the elements for the creation of concept of nonformal education. We also considered the ideas publicized through the mass media respect to the makings - activities related to nonformal education, as well as the way the communication channels talk about this field. In this way, the present research was concerned in picturing and understanding the nonformal education not as a discovered field, not as a static concept, but instead, as a concept in movement, which is being created and re-created in different moments and different places. With that in mind, we realize that the concept of non-formal education assumes different forms, depending on the country and depending on the period we are focusing.DoutoradoCiências Sociais na EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Simson, Olga Rodrigues de Moraes Von, 1943-Gallo, Silvio Donizetti de OliveiraHöfling, Eloisa de MattosFernandes, Renata SieiroAndre, Antonio MiguelGroppo, Luís AntonioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGarcia, Valeria Aroeira, 1970-20092009-06-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf455 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610464GARCIA, Valeria Aroeira. A educação não-formal como acontecimento. 2009. 455 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610464. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/469595porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:40:43Zoai::469595Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:40:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação não-formal como acontecimento
The non formal education as event
title A educação não-formal como acontecimento
spellingShingle A educação não-formal como acontecimento
Garcia, Valeria Aroeira, 1970-
Educação não formal
Educação extra-escolar
Educação social
Non formal education
Outside school education
Social education
title_short A educação não-formal como acontecimento
title_full A educação não-formal como acontecimento
title_fullStr A educação não-formal como acontecimento
title_full_unstemmed A educação não-formal como acontecimento
title_sort A educação não-formal como acontecimento
author Garcia, Valeria Aroeira, 1970-
author_facet Garcia, Valeria Aroeira, 1970-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simson, Olga Rodrigues de Moraes Von, 1943-
Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira
Höfling, Eloisa de Mattos
Fernandes, Renata Sieiro
Andre, Antonio Miguel
Groppo, Luís Antonio
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Valeria Aroeira, 1970-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação não formal
Educação extra-escolar
Educação social
Non formal education
Outside school education
Social education
topic Educação não formal
Educação extra-escolar
Educação social
Non formal education
Outside school education
Social education
description Orientador: Olga Rodrigues de Moraes von Simson
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-06-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610464
GARCIA, Valeria Aroeira. A educação não-formal como acontecimento. 2009. 455 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610464. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610464
identifier_str_mv GARCIA, Valeria Aroeira. A educação não-formal como acontecimento. 2009. 455 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610464. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/469595
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
455 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189016124260352