O professor que aprende enquanto ensina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucena, Alessandra Rodrigues Garcia de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604504
Resumo: Orientador: Mariley Simões Floria Gouveia
id UNICAMP-30_deb154f864c65cd3d2ca566b544205fa
oai_identifier_str oai::396915
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O professor que aprende enquanto ensinaCiência - Estudo e ensinoBiologia - Estudo e ensinoEducação ambientalFormação de professoresEnsino - MetodologiaSciences - Study and teachingBiology - Study and teachingEnvironmental educationTeacher trainingMethodology of educationOrientador: Mariley Simões Floria GouveiaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho tem como objetivo promover a reflexação sobre práticas pedagógicas desenvolvidas pela autora ao longo de sua carreira no magistério público com o intuito de identificar e discutir sobre as possibilidades de formação continuada no espaço escolar. Para isso, foi feita uma análise dos elementos que constituem o processo educativo, os quais estão presentes em seu cotidiano, tais como: planejamento, conteúdo, relação professor e aluno, procedimentos metodológicos e avaliação a fim de verificar se houve alterações e se estas influenciaram o trabalho pedagógico promovendo avanços em sua formação continuada. Para auxiliar a análise dos dados, a autora apoiou-se nos seguintes autores: Freire, Martins, Freitas, Fisher e Gouveia. Após a análise dos dados da presente pesquisa, verifiquei que o processo de agir, refletir, planejar, agir novamente, problematizar a prática social, vinculado a minha participação no programa de pós-graduação, possibilitou a compreensção do cotidiano escolar, facilitando a construção de novas propostas de trabalho e, estas ações, foram fazendo parte da minha formação contínua, promovendo um aprender constanteAbstract: The aim of this work is to promote the reflection on pratical pedagogical developed by the autor throughout is career in the public teaching with intention to identify and to argue on the possibilities of continued formation in a school atmosphere. For this, an analysis of the elements was made that constitute the educative process, such as: methodological planning, content, relation teacher and pupil, procedures and evaluation in order to verify if had alterations and if these had influenced the pedagogical work promotiong advances in its continued formation. For this analyse the author got a support in the studies of Freire, Martins, Freitas, Fischer and Gouveia. After the date analyses of the present survev it was verified that the process of doing it, reflecting, planning, making it again, overview the social practice together with this participating in the post-graduation program helped to comprehend the dailv school atmosphere, making it easy to construct new working proposals and this acting make part of my own continued formation promoting a constant learningMestradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresMestre em Educação[s.n.]Gouveia, Mariley Simões Floria, 1937-2021Martins, Pura Lucia OliverNegrão, Oscar Braz MendonzaMegid Neto, JorgeAmaral, Ivan Amorosino doUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLucena, Alessandra Rodrigues Garcia de20072007-12-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604504LUCENA, Alessandra Rodrigues Garcia de. O professor que aprende enquanto ensina. 2007. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604504. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/396915porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:48:32Zoai::396915Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:48:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor que aprende enquanto ensina
title O professor que aprende enquanto ensina
spellingShingle O professor que aprende enquanto ensina
Lucena, Alessandra Rodrigues Garcia de
Ciência - Estudo e ensino
Biologia - Estudo e ensino
Educação ambiental
Formação de professores
Ensino - Metodologia
Sciences - Study and teaching
Biology - Study and teaching
Environmental education
Teacher training
Methodology of education
title_short O professor que aprende enquanto ensina
title_full O professor que aprende enquanto ensina
title_fullStr O professor que aprende enquanto ensina
title_full_unstemmed O professor que aprende enquanto ensina
title_sort O professor que aprende enquanto ensina
author Lucena, Alessandra Rodrigues Garcia de
author_facet Lucena, Alessandra Rodrigues Garcia de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gouveia, Mariley Simões Floria, 1937-2021
Martins, Pura Lucia Oliver
Negrão, Oscar Braz Mendonza
Megid Neto, Jorge
Amaral, Ivan Amorosino do
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucena, Alessandra Rodrigues Garcia de
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência - Estudo e ensino
Biologia - Estudo e ensino
Educação ambiental
Formação de professores
Ensino - Metodologia
Sciences - Study and teaching
Biology - Study and teaching
Environmental education
Teacher training
Methodology of education
topic Ciência - Estudo e ensino
Biologia - Estudo e ensino
Educação ambiental
Formação de professores
Ensino - Metodologia
Sciences - Study and teaching
Biology - Study and teaching
Environmental education
Teacher training
Methodology of education
description Orientador: Mariley Simões Floria Gouveia
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-12-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604504
LUCENA, Alessandra Rodrigues Garcia de. O professor que aprende enquanto ensina. 2007. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604504. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
LUCENA, Alessandra Rodrigues Garcia de. O professor que aprende enquanto ensina. 2007. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604504. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/396915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188961710505984