O professor que aprende enquanto ensina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604504 |
Resumo: | Orientador: Mariley Simões Floria Gouveia |
id |
UNICAMP-30_deb154f864c65cd3d2ca566b544205fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::396915 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O professor que aprende enquanto ensinaCiência - Estudo e ensinoBiologia - Estudo e ensinoEducação ambientalFormação de professoresEnsino - MetodologiaSciences - Study and teachingBiology - Study and teachingEnvironmental educationTeacher trainingMethodology of educationOrientador: Mariley Simões Floria GouveiaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho tem como objetivo promover a reflexação sobre práticas pedagógicas desenvolvidas pela autora ao longo de sua carreira no magistério público com o intuito de identificar e discutir sobre as possibilidades de formação continuada no espaço escolar. Para isso, foi feita uma análise dos elementos que constituem o processo educativo, os quais estão presentes em seu cotidiano, tais como: planejamento, conteúdo, relação professor e aluno, procedimentos metodológicos e avaliação a fim de verificar se houve alterações e se estas influenciaram o trabalho pedagógico promovendo avanços em sua formação continuada. Para auxiliar a análise dos dados, a autora apoiou-se nos seguintes autores: Freire, Martins, Freitas, Fisher e Gouveia. Após a análise dos dados da presente pesquisa, verifiquei que o processo de agir, refletir, planejar, agir novamente, problematizar a prática social, vinculado a minha participação no programa de pós-graduação, possibilitou a compreensção do cotidiano escolar, facilitando a construção de novas propostas de trabalho e, estas ações, foram fazendo parte da minha formação contínua, promovendo um aprender constanteAbstract: The aim of this work is to promote the reflection on pratical pedagogical developed by the autor throughout is career in the public teaching with intention to identify and to argue on the possibilities of continued formation in a school atmosphere. For this, an analysis of the elements was made that constitute the educative process, such as: methodological planning, content, relation teacher and pupil, procedures and evaluation in order to verify if had alterations and if these had influenced the pedagogical work promotiong advances in its continued formation. For this analyse the author got a support in the studies of Freire, Martins, Freitas, Fischer and Gouveia. After the date analyses of the present survev it was verified that the process of doing it, reflecting, planning, making it again, overview the social practice together with this participating in the post-graduation program helped to comprehend the dailv school atmosphere, making it easy to construct new working proposals and this acting make part of my own continued formation promoting a constant learningMestradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresMestre em Educação[s.n.]Gouveia, Mariley Simões Floria, 1937-2021Martins, Pura Lucia OliverNegrão, Oscar Braz MendonzaMegid Neto, JorgeAmaral, Ivan Amorosino doUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLucena, Alessandra Rodrigues Garcia de20072007-12-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604504LUCENA, Alessandra Rodrigues Garcia de. O professor que aprende enquanto ensina. 2007. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604504. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/396915porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:48:32Zoai::396915Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:48:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O professor que aprende enquanto ensina |
title |
O professor que aprende enquanto ensina |
spellingShingle |
O professor que aprende enquanto ensina Lucena, Alessandra Rodrigues Garcia de Ciência - Estudo e ensino Biologia - Estudo e ensino Educação ambiental Formação de professores Ensino - Metodologia Sciences - Study and teaching Biology - Study and teaching Environmental education Teacher training Methodology of education |
title_short |
O professor que aprende enquanto ensina |
title_full |
O professor que aprende enquanto ensina |
title_fullStr |
O professor que aprende enquanto ensina |
title_full_unstemmed |
O professor que aprende enquanto ensina |
title_sort |
O professor que aprende enquanto ensina |
author |
Lucena, Alessandra Rodrigues Garcia de |
author_facet |
Lucena, Alessandra Rodrigues Garcia de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gouveia, Mariley Simões Floria, 1937-2021 Martins, Pura Lucia Oliver Negrão, Oscar Braz Mendonza Megid Neto, Jorge Amaral, Ivan Amorosino do Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucena, Alessandra Rodrigues Garcia de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência - Estudo e ensino Biologia - Estudo e ensino Educação ambiental Formação de professores Ensino - Metodologia Sciences - Study and teaching Biology - Study and teaching Environmental education Teacher training Methodology of education |
topic |
Ciência - Estudo e ensino Biologia - Estudo e ensino Educação ambiental Formação de professores Ensino - Metodologia Sciences - Study and teaching Biology - Study and teaching Environmental education Teacher training Methodology of education |
description |
Orientador: Mariley Simões Floria Gouveia |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-12-02T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604504 LUCENA, Alessandra Rodrigues Garcia de. O professor que aprende enquanto ensina. 2007. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604504. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) LUCENA, Alessandra Rodrigues Garcia de. O professor que aprende enquanto ensina. 2007. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604504. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604504 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/396915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188961710505984 |