O ensino-aprendizado da capoeira nas aulas de educação fisica escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Paula Cristina da Costa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609595
Resumo: Orientador: Eliana Ayoub
id UNICAMP-30_df2f04b49e34881139df7f875a6a71b0
oai_identifier_str oai::446119
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O ensino-aprendizado da capoeira nas aulas de educação fisica escolarThe teaching-learning Capoeira classes in physical education schoolCapoeiraEducação física escolarCultura corporal do movimentoCapoeiraEducation learningPhysical education schoolCulture of body movementOrientador: Eliana AyoubTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho tem como objetivo primordial discutir possibilidades de ensino-aprendizado da Capoeira na educação física escolar compreendendo-a como uma linguagem na qual sua gestualidade, sua musicalidade, seus aspectos históricos e sua ritualidade compõem um acervo a ser apropriado pelos alunos de modo que eles possam compreendê-la e praticá-la. Nessa perspectiva, foi desenvolvida uma pesquisa que englobou um trabalho de campo dividido em duas fases: 1º. Curso de Capoeira para professores de educação física que atuam no ensino fundamental da rede pública da Região Metropolitana de Campinas; 2ª. Acompanhamento das aulas de Capoeira desenvolvidas por duas professoras no contexto da educação física, para turmas de 1ª a 4ª série do ensino fundamental. A análise do curso de Capoeira para professores procurou focalizar as apropriações realizadas por eles, as interrelações que poderiam ser estabelecidas com sua prática docente e em que medida os assuntos tratados no curso foram suficientes para que desenvolvessem as aulas de Capoeira nas escolas. O acompanhamento e análise das aulas de educação física que abordaram a Capoeira tiveram como finalidade perceber como as professoras trabalharam com os conhecimentos estudados no curso e de que forma esses conhecimentos foram tratados junto aos seus alunos. Como considerações finais da pesquisa, pode-se afirmar que o curso de Capoeira para os professores foi bastante positivo, pois eles tiveram contato com os diferentes aspectos dessa manifestação permitindo que se apropriassem de um repertório básico de gestos, músicas, elementos históricos, lendas e rituais que constituem a Capoeira. Dois pontos que merecem destaque na análise dos resultados gerados nesse curso são: a participação de um Mestre de Capoeira na mediação do processo de ensino-aprendizado dos professores, fato que se mostrou bastante positivo; e a insegurança demonstrada por alguns professores para ministrar o conhecimento Capoeira em suas aulas, que suscitou reflexões sobre o ensino-aprendizado relativo a esse conhecimento na formação continuada de professores de educação física. No que se refere às aulas de educação física que abordaram o tema Capoeira nas escolas, foi percebido que o trabalho das professoras analisadas teve uma boa repercussão entre a maioria dos alunos permitindo que compreendessem a Capoeira como uma linguagem composta por gestos, histórias, músicas e ritos. Porém, notou-se que o seu ensino-aprendizado poderia ser aprofundado se fosse realizado conjuntamente com outras disciplinas, em especial, com o componente curricular: Arte. Por fim, constatou-se que a Capoeira pode constituir-se como um conhecimento relevante que possui um acervo gestual próprio e específico a ser tratado na educação física escolar privilegiando a abordagem das produções culturais do povo brasileiro, merecendo, portanto, ser estudado nas escolas.Abstract: This work has as the main objective to discuss possibilities of Capoeira's teach-learning on school physical education understanding it like a language which the gestuality, musicality, historical aspects and the rituality make up a collection to be appropriate for the way that students could understand and practice. In this perspective a search was developed that involved a field work divided in two steps: 1st Capoeira's course to physical education that works for public elementary school in the Metropolitan Region of Campinas; 2nd Follow up of Capoeira classes developing by two teachers in the context of physical education classes from 1st to the 4th grade of basic school. The analysis of Capoeira's course for teachers looked for focalized the appropriation realized for it, the inter-relations that could be established with the professor practice and how the subjects discussed at the course had been enough to developing Capoeira classes at schools. The physical education classes follow up and analysis that deal with Capoeira had the aim of to realize how teachers work with the course's knowledge and how this knowledge was discussed with your students. To sum up the search I can say that Capoeira's course for teachers was very positive because they had contact with different aspects of this manifestation allowing that they appropriate of a basic gesture, music, historic elements, legends and ritual amount that Capoeira consists. However, there were two points that deserves prominence in the analysis of the results generated in this course: a Capoeira's Masters involvement in the teachers teach-learning process, this was a very positive attitude and the insecurity showed by some teachers to teach the knowledge about Capoeira in their classes, this cause a reflect on how to be occur the teach-learning about this knowledge in the continued formation of physical education's teachers. Talking about physical education classes that deal with Capoeira at the schools was realized that the teachers analyzed had a good repercussion for the most of students allowing Capoeira comprehension like a language consists of gestures, histories, music and ritual. Than realized that the teach- learning could be deeper if was make with others subjects, especially, with the grade of Arts. Finally, one evidence that Capoeira can be a relevant knowledge that possesses a proper and specific gestures amount to be treated on school physical education privileging the boarding of the cultural productions of the Brazilian people deserving to be studied in the schools.DoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteDoutor em Educação[s.n.]Ayoub, Eliana, 1966-Fontana, Roseli Aparecida CaçãoCastellani Filho, LinoTerra, Vinicius Demarchi SilvaRoble, Odilon JoséUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Paula Cristina da Costa2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf259 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609595SILVA, Paula Cristina da Costa. O ensino-aprendizado da capoeira nas aulas de educação fisica escolar. 2009. 259 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609595. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/446119porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:33:14Zoai::446119Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:33:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino-aprendizado da capoeira nas aulas de educação fisica escolar
The teaching-learning Capoeira classes in physical education school
title O ensino-aprendizado da capoeira nas aulas de educação fisica escolar
spellingShingle O ensino-aprendizado da capoeira nas aulas de educação fisica escolar
Silva, Paula Cristina da Costa
Capoeira
Educação física escolar
Cultura corporal do movimento
Capoeira
Education learning
Physical education school
Culture of body movement
title_short O ensino-aprendizado da capoeira nas aulas de educação fisica escolar
title_full O ensino-aprendizado da capoeira nas aulas de educação fisica escolar
title_fullStr O ensino-aprendizado da capoeira nas aulas de educação fisica escolar
title_full_unstemmed O ensino-aprendizado da capoeira nas aulas de educação fisica escolar
title_sort O ensino-aprendizado da capoeira nas aulas de educação fisica escolar
author Silva, Paula Cristina da Costa
author_facet Silva, Paula Cristina da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ayoub, Eliana, 1966-
Fontana, Roseli Aparecida Cação
Castellani Filho, Lino
Terra, Vinicius Demarchi Silva
Roble, Odilon José
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Paula Cristina da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Capoeira
Educação física escolar
Cultura corporal do movimento
Capoeira
Education learning
Physical education school
Culture of body movement
topic Capoeira
Educação física escolar
Cultura corporal do movimento
Capoeira
Education learning
Physical education school
Culture of body movement
description Orientador: Eliana Ayoub
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609595
SILVA, Paula Cristina da Costa. O ensino-aprendizado da capoeira nas aulas de educação fisica escolar. 2009. 259 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609595. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609595
identifier_str_mv SILVA, Paula Cristina da Costa. O ensino-aprendizado da capoeira nas aulas de educação fisica escolar. 2009. 259 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609595. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/446119
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
259 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189008449732608