Capoeira e diáspora africana : uma interpretação sobre a manifestação dos floreios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pasqua, Lívia de Paula Machado, 1985-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3047
Resumo: Orientador: Eliana de Toledo Ishibashi
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spelling Capoeira e diáspora africana : uma interpretação sobre a manifestação dos floreiosCapoeira and African diaspora : an interpretation of floreio manifestationFloreio (Capoeira)CorpoCapoeiraDiáspora africanaEducação físicaFloreio (Capoeira)BodyCapoeiraAfrican diasporaPhysical educationOrientador: Eliana de Toledo IshibashiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: A constituição do objeto de estudo floreio na Capoeira vem sendo influenciada pelas concepções de autores que reconhecem esta manifestação cultural como expressão artística (SILVA, 2008; CASTRO JÚNIOR, 2010; TAVARES, 2012; ROSA, 2015). O floreio está presente em diversas áreas do conhecimento, entretanto, na Capoeira, constitui-se como um saber corporal específico, sendo expressão manifesta em forma pelo corpo-capoeira (CASTRO JÚNIOR, 2010), ou característica que se dá às ações e movimentos no jogo (PASQUA, 2011). Assim, a pesquisa teve por objetivo identificar como os floreios se manifestam nas práticas corporais ancestrais da Capoeira, colaborando para o estabelecimento de um conceito de floreio. Esse estudo caracteriza-se como uma pesquisa documental, com abordagem histórica (VEYNE, 2008; REVEL,1998) para a análise da amostra no contexto da diáspora africana, constituída a partir das fontes imagéticas: a) conjunto de desenhos de N'golo do acervo de Neves e Sousa (1955), b) vídeo documentário da Dança dos homens-pantera (2013) e c) vídeo registro da Ladja (1936). Devido o objeto de estudo floreio apresentar ao mesmo tempo aspectos factíveis e intangíveis, as fontes passaram por dois tipos de análise, sendo a primeira mais pragmática, com categorias estabelecidas a priori (GIL, 2007), como caracterização da prática corporal, musicalidade e elementos corporais, nas quais foram concebidas as terminologias corpo-n'golo, corpo-pantera e corpo-ladja, e foram encontradas continuidades em relação aos elementos corporais (agonísticos, bailados, acrobáticos, de deslocamentos e teatrais) e descontinuidades em relação à musicalidade, indumentária, vínculo religioso, entre outros. Na segunda análise, mais fluida, sob a perspectiva antropológica da performance (TURNER, 1988) o aspecto de intangibilidade do floreio foi averiguado, desdobrando-se em olhares para a cosmovisão, o devir-bicho, a arma, o espiritual e o comportamento antropofágico e por fim, um mistério entendido sob a alegoria do patuá. Assim, foi possível concluir a pesquisa com o estabelecimento de um conceito de floreio na Capoeira como um saber corporal expresso multiformemente em aspectos palpáveis e transcendentais pelo corpo que joga, e com alguns indícios acerca das permanências em relação às manifestações ancestrais africanas, bem como das descontinuidades, que possibilitaram uma marca identitária para a Capoeira brasileiraAbstract: The constitution of the study object floreio (Capoeira acrobatics or Capoeira awesome moves) in Capoeira has been influenced by the conceptions of authors who recognize this cultural manifestation as artistic expression (SILVA, 2008; CASTRO JÚNIOR, 2010; TAVARES, 2012; ROSA, 2015). The floreio is present in several areas of knowledge, however, in Capoeira, it is constituted as a specific corporal knowledge, being an expression manifested in form by the capoeira body (CASTRO JÚNIOR, 2010), or characteristic that is given to the actions and movements in the game (PASQUA, 2011). Thus, the research aimed to identify how floreios are manifested in the ancestral bodily practices of Capoeira, collaborating for the establishment of a floreio concept. This study is characterized as a documentary research, with a historical approach (VEYNE, 2008; REVEL, 1998) for the analysis of the sample in the context of the African diaspora, constituted from the imagery sources: a) set of N'golo drawings by Neves and Sousa's collection (1955), b) documentary video of the Panther Dance (2013) and c) video recording of Ladja (1936). Because the object of study floreio with both feasible and intangible aspects, the sources underwent two types of analysis, the first being more pragmatic, with categories established a priori (GIL, 2007), such as characterization of body practice, musicality and elements body, in which the terminologies n'golo body, panther body and ladja body were conceived, and continuities were found in relation to the body elements (agonistic, ballet, acrobatic, displacement and theatrical) and discontinuities in relation to musicality, clothing, religious bond, among others. In the second, more fluid analysis, under the anthropological perspective of performance (TURNER, 1988), the intangibility aspect of the floreio was investigated, unfolding into looks at the intangibility, the becoming, the weapon, the spiritual and the anthropophagic behavior and finally, a mystery understood under the allegory of patuá (lucky charm). Thus, it was possible to conclude the research with the establishment of a concept of floreio in Capoeira as a bodily knowledge expressed multiformly in palpable and transcendental aspects by the playing body, and with some indications about the permanences in relation to the African ancestral manifestations, as well as the discontinuities, which enabled an identity brand for Brazilian CapoeiraDoutoradoEducação Física e SociedadeDoutora em Educação FísicaCAPES88882.434744/2019-01; 88881.190133/2018-01[s.n.]Toledo, Eliana de, 1973-Góis Junior, EdivaldoRoble, Odilon JoséCamargo, Wagner Xavier deSilva, Paula Cristina da CostaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPasqua, Lívia de Paula Machado, 1985-20202020-08-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (319 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/3047PASQUA, Lívia de Paula Machado. Capoeira e diáspora africana: uma interpretação sobre a manifestação dos floreios. 2020. 1 recurso online (319 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3047. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1236869Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-09T09:51:33Zoai::1236869Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-03-09T09:51:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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