Sobressaltos : caminhando, cantando e dançando na f(r)esta da Parada do Orgulho Gay de São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604347 |
Resumo: | Orientador: João Wanderley Geraldi |
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Sobressaltos : caminhando, cantando e dançando na f(r)esta da Parada do Orgulho Gay de São PauloMarching in high heels : singing and dancing in São Paulo GayPride p(art)yDiálogosParada do Orgulho GayLinguagemDialoguesGay Pride DayLanguageOrientador: João Wanderley GeraldiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta pesquisa narrativa pode ser dividida em três níveis, a saber: a) observação fui à Parada como observador externo, curioso, para ver e constatar o que ouvia, ou seja, que aquilo era um mero carnaval fora de época dos viados. Então voltei e fiz um projeto para estudar a Parada de São Paulo; b) participação - com o projeto em mãos e já matriculado no curso de doutorado, fui à Parada com a intenção de pesquisar, coletar dados, tirar fotos, conversar com as pessoas, perguntar e ... terminei dentro da festa, dançando, beijando, enfim, participando do acontecimento; c) envolvimento a partir desse momento me envolvi, fui como fotógrafo à Parada, participei, conversei com as pessoas, escutei histórias, mas como um paradista, ou seja, já estava dentro dela para viver, sentir e contar as minhas experiências e trans-formações. Para escrever a narrativa de minhas caminhadas, considerei a Parada como um misto de três pilares discursivos distintos que se mesclam e estão em constante movimento. O primeiro deles é o discurso da rememoração que tem uma data, 28 de junho, para rememorar um fato a agressão a gays no Bar novaiorquino Stonewall Inn em 1969. Assim, a partir desse fato histórico, podemos reivindicar nossos direitos. Esse discurso tem um caráter sério, político e consiste em olhar um fato passado e mostrar que o preconceito continua de outros modos na sociedade atual. O segundo pilar discursivo é o da comemoração que, além de lembrar o passado, a agressão aos gays e a rebelião que houve no bar, volta ao presente para não esquecer os gestos heróicos do orgulho de ser gay. A festa, que é coletiva, junta os dois outros discursos, isto é, ela rememora e comemora ao mesmo tempo com o grotesco, a música alta, a dança, o riso, as extravagâncias, as cores e a carnavalização que exagera tudo, excede e trans-borda a cidadeAbstract: This narrative research might be divided into three levels, namely: a) observation I went to the Gay Parade as an external observer, curious, to see and check what I had heard, that is that the event be nothing more than a fags carnival party. Then I returned and developed a project to study the São Paulo Gay Pride Parade; b) participation having written the project and enrolled in the doctorate course, I went to the Parade in order to research, collect data, take pictures, talk with people, ask for information and I ended up inside the party, dancing, kissing, participating in the event; c) involvement from this moment on, I immersed myself. I went as a photographer to the Parade, I participated, I chatted with people, I listened to their stories, but as a parader. That is, I had already entered the Parade to live, feel and share my experiences and trans-formations. To write down the narrative of my paths, I considered the Parade as a mix of three distinct discursive pillars, which are interwoven and in continuous movement. The first one is the remembrance discourse, which remembers the date of June 28 and the aggression committed against gays in the New York bar, Stonewall Inn, in 1969. Thus, from such an historical fact, we can claim our rights. This discourse has a serious, political feature, and consists in looking at a past fact and showing that the prejudice is still ongoing, merely assuming other faces in contemporary society. The second discursive pillar is that of commemoration, which, besides remembering the fact the aggression to gays and the insurrection in the bar comes back to the present, intending not to forget the heroic gestures of being gay. The party, collective in nature, is connected to the other discourses, that is, it both remembers and by means of the grotesque, the loud music, the dance, the laugh, the extravagances, the colors and the carnavalization that exaggerates and exceeds overflows the cityDoutoradoLingüísticaDoutor em Linguística[s.n.]Geraldi, João Wanderley, 1946-Cavalcanti, Jauranice RodriguesBarros-Gomes, Juliene da SilvaSouza, Elizeu Clementino deMiotello, ValdemirUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCamargos, Moacir Lopes de20072007-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf259p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604347CAMARGOS, Moacir Lopes de. Sobressaltos: caminhando, cantando e dançando na f(r)esta da Parada do Orgulho Gay de São Paulo. 2007. 259p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604347. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/395192porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:46:57Zoai::395192Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:46:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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