Um estudo sobre variáveis preditivas do desempenho em escrita de alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633272 |
Resumo: | Orientador: Selma de Cássia Martinelli |
id |
UNICAMP-30_e0addd38288343ef6369a04c4abec4d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::994881 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo sobre variáveis preditivas do desempenho em escrita de alunos do primeiro ciclo do Ensino FundamentalA study on preditctive variables of the writing performance of first cycle students of Elementary SchoolEscrita - DesempenhoAmbiente familiarAmbiente escolarMotivaçãoAutoconceitoWriting performanceFamiliar environmentSchool environmentMotivationSelf-conceptOrientador: Selma de Cássia MartinelliTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo do presente estudo foi predizer a relação entre o desempenho em escrita de alunos e a percepção infantil com relação ao ambiente familiar, escolar e pessoal. No que tange as variáveis ligadas ao ambiente familiar foi investigada a percepção infantil quanto às crenças e práticas parentais e quanto ao suporte familiar. No que diz respeito ao contexto escolar, foi investigada a percepção do aluno quanto às expectativas do professor com relação a si e, no que diz respeito aos aspectos pessoais, foram investigados o autoconceito infantil e a motivação escolar. Participaram do estudo, 413 alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas estaduais de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Os participantes responderam a um teste de escrita (TAE) e a cinco escalas, a Escala da Percepção Infantil dos Suportes do Ambiente Familiar (EPISAF); a Escala de Avaliação das Crenças e Práticas Parentais (EACAP ¿ versão filhos); a Escala de Percepção sobre as Expectativas do Professor; a Escala para Avaliação da Motivação Escolar Infanto-Juvenil (EAME-IJ) e a Escala de Autoconceito Infanto-Juvenil (EAC-IJ). O estudo é de natureza quantitativa e a análise de dados foi realizada por meio do método de regressão linear múltipla. Os resultados da análise apontaram que as variáveis motivação escolar, autoconceito e suporte familiar foram as únicas que surgiram como preditivas do desempenho em escrita dos alunos pesquisados. Enquanto a variável motivação intrínseca predisse positivamente o desempenho no terceiro e quinto ano escolar, a motivação extrínseca esteve associada negativamente a ele, no quarto e quinto ano. A variável autoconceito, por sua vez, também surgiu predizendo positivamente o desempenho dos alunos do segundo ano escolar e, no que tange a variável suporte familiar, as análises indicaram que esteve associada negativamente ao desempenho dos participantes do segundo e quinto anoAbstract: The present study aim was to predict the relation between students writing performance and child perception in familiar, scholastic and personal environment. Regarding the familiar environment variables, child perception about beliefs and parental practices and about family support was studied. With regard to the school context, student perception of teacher expectations about himself was investigated and, with regard to personal aspects, the children self-concept and scholastic motivation were investigated. The study involved 413 students from the second to the fifth year of Elementary School from two state public schools in a city in the interior of the state of São Paulo. The participants answered to a writing text (TAE) and to five scales: Scale of Evaluation of Beliefs and Attitudes of Parents (EACAP ¿ child version); Child Perception Scale of Familiar Environment Support (EPISAF); Scale of Perception of Teacher¿s Expectation; Scale to Evaluate Child and Youth Motivation (EAME-IJ) and Scale of Child and Youth Self-concept (EAC-IJ). This study is of a quantitative nature and its data analysis was performed by multiple linear regression method. The analysis results pointed that such variables as school motivation, self-concept and familiar support were the only ones that emerged as predictive from the writing performance of the students here examined. While the intrinsic motivation variable positively predicted the performance of the third and fifth school year, the extrinsic motivation was negatively associated with the performance of the fourth and fifth years. The self-concept variable, in turn, also emerged predicting a positive performance for second year students and, regarding the familiar support variable, the analyzes indicated that it was negatively associated to the performance of the participants of the second and fifth yearDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Martinelli, Selma de Cássia, 1964-Osti, AndreiaFernandes, Débora CecílioNascimento, Lilian Cristine RibeiroGuidetti, Andréia ArrudaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFaria, Renata Mantovani de, 1987-20182018-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (145 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633272FARIA, Renata Mantovani de. Um estudo sobre variáveis preditivas do desempenho em escrita de alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. 2018. 1 recurso online (145 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633272. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/994881Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-20T10:36:39Zoai::994881Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-04-20T10:36:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo sobre variáveis preditivas do desempenho em escrita de alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental A study on preditctive variables of the writing performance of first cycle students of Elementary School |
title |
Um estudo sobre variáveis preditivas do desempenho em escrita de alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Um estudo sobre variáveis preditivas do desempenho em escrita de alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental Faria, Renata Mantovani de, 1987- Escrita - Desempenho Ambiente familiar Ambiente escolar Motivação Autoconceito Writing performance Familiar environment School environment Motivation Self-concept |
title_short |
Um estudo sobre variáveis preditivas do desempenho em escrita de alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental |
title_full |
Um estudo sobre variáveis preditivas do desempenho em escrita de alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Um estudo sobre variáveis preditivas do desempenho em escrita de alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre variáveis preditivas do desempenho em escrita de alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental |
title_sort |
Um estudo sobre variáveis preditivas do desempenho em escrita de alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental |
author |
Faria, Renata Mantovani de, 1987- |
author_facet |
Faria, Renata Mantovani de, 1987- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martinelli, Selma de Cássia, 1964- Osti, Andreia Fernandes, Débora Cecílio Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro Guidetti, Andréia Arruda Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Renata Mantovani de, 1987- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita - Desempenho Ambiente familiar Ambiente escolar Motivação Autoconceito Writing performance Familiar environment School environment Motivation Self-concept |
topic |
Escrita - Desempenho Ambiente familiar Ambiente escolar Motivação Autoconceito Writing performance Familiar environment School environment Motivation Self-concept |
description |
Orientador: Selma de Cássia Martinelli |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-02-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633272 FARIA, Renata Mantovani de. Um estudo sobre variáveis preditivas do desempenho em escrita de alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. 2018. 1 recurso online (145 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633272. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633272 |
identifier_str_mv |
FARIA, Renata Mantovani de. Um estudo sobre variáveis preditivas do desempenho em escrita de alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. 2018. 1 recurso online (145 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633272. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/994881 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (145 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189121723203584 |