Um estudo sobre variáveis preditivas do desempenho em escrita de alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Renata Mantovani de, 1987-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633272
Resumo: Orientador: Selma de Cássia Martinelli
id UNICAMP-30_e0addd38288343ef6369a04c4abec4d3
oai_identifier_str oai::994881
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Um estudo sobre variáveis preditivas do desempenho em escrita de alunos do primeiro ciclo do Ensino FundamentalA study on preditctive variables of the writing performance of first cycle students of Elementary SchoolEscrita - DesempenhoAmbiente familiarAmbiente escolarMotivaçãoAutoconceitoWriting performanceFamiliar environmentSchool environmentMotivationSelf-conceptOrientador: Selma de Cássia MartinelliTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo do presente estudo foi predizer a relação entre o desempenho em escrita de alunos e a percepção infantil com relação ao ambiente familiar, escolar e pessoal. No que tange as variáveis ligadas ao ambiente familiar foi investigada a percepção infantil quanto às crenças e práticas parentais e quanto ao suporte familiar. No que diz respeito ao contexto escolar, foi investigada a percepção do aluno quanto às expectativas do professor com relação a si e, no que diz respeito aos aspectos pessoais, foram investigados o autoconceito infantil e a motivação escolar. Participaram do estudo, 413 alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas estaduais de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Os participantes responderam a um teste de escrita (TAE) e a cinco escalas, a Escala da Percepção Infantil dos Suportes do Ambiente Familiar (EPISAF); a Escala de Avaliação das Crenças e Práticas Parentais (EACAP ¿ versão filhos); a Escala de Percepção sobre as Expectativas do Professor; a Escala para Avaliação da Motivação Escolar Infanto-Juvenil (EAME-IJ) e a Escala de Autoconceito Infanto-Juvenil (EAC-IJ). O estudo é de natureza quantitativa e a análise de dados foi realizada por meio do método de regressão linear múltipla. Os resultados da análise apontaram que as variáveis motivação escolar, autoconceito e suporte familiar foram as únicas que surgiram como preditivas do desempenho em escrita dos alunos pesquisados. Enquanto a variável motivação intrínseca predisse positivamente o desempenho no terceiro e quinto ano escolar, a motivação extrínseca esteve associada negativamente a ele, no quarto e quinto ano. A variável autoconceito, por sua vez, também surgiu predizendo positivamente o desempenho dos alunos do segundo ano escolar e, no que tange a variável suporte familiar, as análises indicaram que esteve associada negativamente ao desempenho dos participantes do segundo e quinto anoAbstract: The present study aim was to predict the relation between students writing performance and child perception in familiar, scholastic and personal environment. Regarding the familiar environment variables, child perception about beliefs and parental practices and about family support was studied. With regard to the school context, student perception of teacher expectations about himself was investigated and, with regard to personal aspects, the children self-concept and scholastic motivation were investigated. The study involved 413 students from the second to the fifth year of Elementary School from two state public schools in a city in the interior of the state of São Paulo. The participants answered to a writing text (TAE) and to five scales: Scale of Evaluation of Beliefs and Attitudes of Parents (EACAP ¿ child version); Child Perception Scale of Familiar Environment Support (EPISAF); Scale of Perception of Teacher¿s Expectation; Scale to Evaluate Child and Youth Motivation (EAME-IJ) and Scale of Child and Youth Self-concept (EAC-IJ). This study is of a quantitative nature and its data analysis was performed by multiple linear regression method. The analysis results pointed that such variables as school motivation, self-concept and familiar support were the only ones that emerged as predictive from the writing performance of the students here examined. While the intrinsic motivation variable positively predicted the performance of the third and fifth school year, the extrinsic motivation was negatively associated with the performance of the fourth and fifth years. The self-concept variable, in turn, also emerged predicting a positive performance for second year students and, regarding the familiar support variable, the analyzes indicated that it was negatively associated to the performance of the participants of the second and fifth yearDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Martinelli, Selma de Cássia, 1964-Osti, AndreiaFernandes, Débora CecílioNascimento, Lilian Cristine RibeiroGuidetti, Andréia ArrudaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFaria, Renata Mantovani de, 1987-20182018-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (145 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633272FARIA, Renata Mantovani de. Um estudo sobre variáveis preditivas do desempenho em escrita de alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. 2018. 1 recurso online (145 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633272. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/994881Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-20T10:36:39Zoai::994881Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-04-20T10:36:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre variáveis preditivas do desempenho em escrita de alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental
A study on preditctive variables of the writing performance of first cycle students of Elementary School
title Um estudo sobre variáveis preditivas do desempenho em escrita de alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental
spellingShingle Um estudo sobre variáveis preditivas do desempenho em escrita de alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental
Faria, Renata Mantovani de, 1987-
Escrita - Desempenho
Ambiente familiar
Ambiente escolar
Motivação
Autoconceito
Writing performance
Familiar environment
School environment
Motivation
Self-concept
title_short Um estudo sobre variáveis preditivas do desempenho em escrita de alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental
title_full Um estudo sobre variáveis preditivas do desempenho em escrita de alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental
title_fullStr Um estudo sobre variáveis preditivas do desempenho em escrita de alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Um estudo sobre variáveis preditivas do desempenho em escrita de alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental
title_sort Um estudo sobre variáveis preditivas do desempenho em escrita de alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental
author Faria, Renata Mantovani de, 1987-
author_facet Faria, Renata Mantovani de, 1987-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martinelli, Selma de Cássia, 1964-
Osti, Andreia
Fernandes, Débora Cecílio
Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro
Guidetti, Andréia Arruda
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Renata Mantovani de, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita - Desempenho
Ambiente familiar
Ambiente escolar
Motivação
Autoconceito
Writing performance
Familiar environment
School environment
Motivation
Self-concept
topic Escrita - Desempenho
Ambiente familiar
Ambiente escolar
Motivação
Autoconceito
Writing performance
Familiar environment
School environment
Motivation
Self-concept
description Orientador: Selma de Cássia Martinelli
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-02-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633272
FARIA, Renata Mantovani de. Um estudo sobre variáveis preditivas do desempenho em escrita de alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. 2018. 1 recurso online (145 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633272. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633272
identifier_str_mv FARIA, Renata Mantovani de. Um estudo sobre variáveis preditivas do desempenho em escrita de alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. 2018. 1 recurso online (145 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633272. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/994881
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (145 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189121723203584