Competências “práticas” de árbitros(as) brasileiros(as) de Ginástica Artística: um panorama diagnóstico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mateus Henrique de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Toledo, Eliana de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/215406
Resumo: A arbitragem possui um papel muito importante no contexto esportivo e seu processo de formação deveria ser cada vez mais cuidado por diferentes instituições, podendo propiciar resultados mais precisos e justos, atletas (da iniciação ao alto rendimento) mais conscientes e motivados(as), árbitros(as) mais realizados com seu trabalho e uma maior valorização do esporte como um fenômeno sócio cultural e formador de valores. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar os níveis de compreensão e de aplicação de competências práticas dos(as) árbitros(as) de ginástica artística feminina (GAF) e masculina (GAM). Trata-se de um estudo abordagem descritiva, do tipo quantitativa – cujo qual utilizou de estatística descritiva para representar numericamente as respostas dos participantes, além da análise e discussão dos dados de acordo com o aporte teórico e com a visão dos autores sobre o assunto. Como ferramenta de pesquisa foi utilizado o questionário, aplicado para uma amostra de 58 árbitros(as) de GAF (28) e GAM (30). A partir da análise dos dados, por meio de estatística descritiva, identificou-se que os(as) árbitros(as) de ambas as modalidades compreendem e aplicam tais competências de formas semelhantes, com destaque para a autoconfiança e a capacidade de avaliar séries de diferentes níveis. A compreensão e aplicação das competências relacionadas ao componente artístico da modalidade feminina ainda é um item de dificuldade para os(as) árbitros(as) da GAF, enquanto competências relacionadas a comunicação eficiente e de percepção emocional são as de principais diferenças para os árbitros de GAM. Este estudo se mostra relevante para identificar as fragilidades e potencialidades do grupo de árbitros(as) brasileiros(as) em questão e, assim, melhor colaborar com o seu processo de formação para a atuação com a arbitragem em campeonatos nacionais e internacionais.
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Trata-se de um estudo abordagem descritiva, do tipo quantitativa – cujo qual utilizou de estatística descritiva para representar numericamente as respostas dos participantes, além da análise e discussão dos dados de acordo com o aporte teórico e com a visão dos autores sobre o assunto. Como ferramenta de pesquisa foi utilizado o questionário, aplicado para uma amostra de 58 árbitros(as) de GAF (28) e GAM (30). A partir da análise dos dados, por meio de estatística descritiva, identificou-se que os(as) árbitros(as) de ambas as modalidades compreendem e aplicam tais competências de formas semelhantes, com destaque para a autoconfiança e a capacidade de avaliar séries de diferentes níveis. A compreensão e aplicação das competências relacionadas ao componente artístico da modalidade feminina ainda é um item de dificuldade para os(as) árbitros(as) da GAF, enquanto competências relacionadas a comunicação eficiente e de percepção emocional são as de principais diferenças para os árbitros de GAM. Este estudo se mostra relevante para identificar as fragilidades e potencialidades do grupo de árbitros(as) brasileiros(as) em questão e, assim, melhor colaborar com o seu processo de formação para a atuação com a arbitragem em campeonatos nacionais e internacionais.Judging plays a very important role in sports and its formation process should be increasingly taken into account by different institutions. This could lead to more accurate and fair results, more aware and motivated athletes (from beginners to top performers), judges who are more satisfied with their work and a greater appreciation of sport as a socio-cultural and value-forming phenomenon. The aim of this study was to analyze the levels of understanding and application of practical skills among Women’s (WAG) and Men’s (MAG) artistic gymnastics judges. This is a descriptive, quantitative study - which used descriptive statistics to numerically represent the participants' answers, as well as analyzing and discussing the data according to the theoretical framework and the authors' views on the subject. The research tool used was a questionnaire applied to a sample of 58 judges (28 WAG and 30 MAG). Based on a data analysis using descriptive statistics, it was found that judges in both disciplines understand and apply these skills in similar ways, with emphasis on self-confidence and the ability to assess series of different levels. The understanding and application of skills related to the artistic component of the women's sport is still a difficult item for WAG judges, while skills related to efficient communication and emotional perception are the main differences for MAG judges. This study is important for identifying the weaknesses and potential of the group of Brazilian judges in question and thus better collaborate with their formation process for judging in national and international championships.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2023-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/21540610.11606/issn.1981-4690.2023e37nesp215406Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 37 n. Especial (2023): Dossiê Temático: Ginástica Artística e Rítmica de Competição; e37nesp215406Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 37 Núm. Especial (2023): Dossiê Temático: Ginástica Artística e Rítmica de Competição; e37nesp215406Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 37 No. Especial (2023): Dossiê Temático: Ginástica Artística e Rítmica de Competição; e37nesp2154061981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/215406/201640Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Mateus Henrique deToledo, Eliana deOliveira, Mateus Henrique deToledo, Eliana de2024-02-08T12:34:50Zoai:revistas.usp.br:article/215406Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2024-02-08T12:34:50Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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