O componente espacial da habilidade matematica de alunos do ensino medio e as relações com o desempenho escolar e as atitudes em relação a matematica e a geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Odalea Aparecida
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601193
Resumo: Orientador: Marcia Regina Ferreira de Brito
id UNICAMP-30_e1a7e8db1bc8969844914e4a9e74e12d
oai_identifier_str oai::358662
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O componente espacial da habilidade matematica de alunos do ensino medio e as relações com o desempenho escolar e as atitudes em relação a matematica e a geometriaPsicologia da educaçãoMatemáticaGeometria - Estudo e ensinoCapacidade matemáticaRaciocinio (Psicologia)Educação matemáticaPsychology or mathematics educationGeometry teachingMathematical abilitiesSpatial senseOrientador: Marcia Regina Ferreira de BritoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Considerando a influência de fatores cognitivos e afetivos no desempenho escolar em geometria, este trabalho teve como objetivos analisar o componente espacial da habilidade matemática e verificar a existência de relações entre este componente, o raciocínio espacial, as atitudes em relação à matemática e à geometria e o desempenho escolar. Foram sujeitos 177 alunos de ensino médio de uma escola particular, tendo sido aplicadas duas provas tipo lápis e papel, um teste psicológico de raciocínio espacial e duas escalas de atitudes em relação à matemática e geometria. A análise fatorial das operações do componente espacial da habilidade matemática (contagem de cubos, formação e identificação de polígonos no espaço, secção, planificação, projeção e revolução) indicou a existência de um único fator, o que comprova que a prova avaliou a habilidade geral dos sujeitos em lidar com conceitos geométricos espaciais trabalhados no ensino médio, com base nas tarefas propostas. As atitudes em relação à matemática estavam relacionadas com as atitudes em relação à geometria. O desempenho em geometria estava relacionado com o raciocínio espacial, com o componente espacial da habilidade matemática e com as atitudes em relação à geometria. O trabalho faz referência aos processos de formação, inspeção e transformação de imagens mentais evidenciados nas fases de obtenção e de processamento da informação geométrica de problemas. As representações pictóricas externas demonstradas na solução de problemas geométricos com estrutura espacial foram classificadas de acordo com a funcionalidade, coerência e detalhamento, sendo que os dados mostraram que sujeitos mais habilidosos elaboram representações parciais e coerentes e não as utilizavam com a função de assistência perceptual.Psicologia da educação matemática; ensino de geometria; habilidade matemática; raciocínio espacial; habilidade visualAbstract: In considering the influence of cognitive and affective factors in academic achievement of geometry, the objectives of this work were to analyze the spatial component of mathematical ability and to verify the existence of relations among this component, the spatial sense, the attitudes toward Mathematics and Geometry and the academic performance. The subjects of this research were 177 students, from three grades of a particular school from Mogi das Cruzes ¿ SP. Two questionnaires with pencil and paper, one spatial sense test and two attitudes scales toward mathematics and geometry were applied. The factorial analysis of spatial component operations of mathematics ability (counting of cubes, formation and identification of polygon in space, section, planning, projection and rotation) indicated the existence of one factor. It proved that the test evaluated the general ability to deal with geometric concepts that are taught in the secondary school, taking into account the proposed tasks. The attitudes toward Mathematics were related to the attitudes toward geometry. The geometry performance was related to the spatial sense, to the spatial component of mathematical ability and to the attitudes toward mathematics and geometry. This work made reference to the formation, inspection and transformation of visual mental images, whose processes were evidenced in the phases of acquisition and processing of problems geometrical information. The external graphical representations that were evidenced in the solution of geometry problems with the spatial structure were classified according to the function, coherence and detailing, and the dates indicated that the most talented students made partial and coherent representations and did not utilize them as perceptual assistance.Psychology of Mathematics Education; geometry teaching; mathematical abilities; spatial senseDoutoradoEducação MatemáticaDoutor em Educação[s.n.]Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018Cazorla, Irene MauricioAndriola, Wagner BandeiraMaranhão, Maria Cristina Souza de AlbuquerqueBrenelli, Rosely PalermoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASViana, Odalea Aparecida20052005-08-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf279p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601193VIANA, Odalea Aparecida. O componente espacial da habilidade matematica de alunos do ensino medio e as relações com o desempenho escolar e as atitudes em relação a matematica e a geometria. 2005. 279p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601193. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/358662porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:20:00Zoai::358662Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O componente espacial da habilidade matematica de alunos do ensino medio e as relações com o desempenho escolar e as atitudes em relação a matematica e a geometria
title O componente espacial da habilidade matematica de alunos do ensino medio e as relações com o desempenho escolar e as atitudes em relação a matematica e a geometria
spellingShingle O componente espacial da habilidade matematica de alunos do ensino medio e as relações com o desempenho escolar e as atitudes em relação a matematica e a geometria
Viana, Odalea Aparecida
Psicologia da educação
Matemática
Geometria - Estudo e ensino
Capacidade matemática
Raciocinio (Psicologia)
Educação matemática
Psychology or mathematics education
Geometry teaching
Mathematical abilities
Spatial sense
title_short O componente espacial da habilidade matematica de alunos do ensino medio e as relações com o desempenho escolar e as atitudes em relação a matematica e a geometria
title_full O componente espacial da habilidade matematica de alunos do ensino medio e as relações com o desempenho escolar e as atitudes em relação a matematica e a geometria
title_fullStr O componente espacial da habilidade matematica de alunos do ensino medio e as relações com o desempenho escolar e as atitudes em relação a matematica e a geometria
title_full_unstemmed O componente espacial da habilidade matematica de alunos do ensino medio e as relações com o desempenho escolar e as atitudes em relação a matematica e a geometria
title_sort O componente espacial da habilidade matematica de alunos do ensino medio e as relações com o desempenho escolar e as atitudes em relação a matematica e a geometria
author Viana, Odalea Aparecida
author_facet Viana, Odalea Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018
Cazorla, Irene Mauricio
Andriola, Wagner Bandeira
Maranhão, Maria Cristina Souza de Albuquerque
Brenelli, Rosely Palermo
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Odalea Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia da educação
Matemática
Geometria - Estudo e ensino
Capacidade matemática
Raciocinio (Psicologia)
Educação matemática
Psychology or mathematics education
Geometry teaching
Mathematical abilities
Spatial sense
topic Psicologia da educação
Matemática
Geometria - Estudo e ensino
Capacidade matemática
Raciocinio (Psicologia)
Educação matemática
Psychology or mathematics education
Geometry teaching
Mathematical abilities
Spatial sense
description Orientador: Marcia Regina Ferreira de Brito
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-08-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601193
VIANA, Odalea Aparecida. O componente espacial da habilidade matematica de alunos do ensino medio e as relações com o desempenho escolar e as atitudes em relação a matematica e a geometria. 2005. 279p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601193. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
VIANA, Odalea Aparecida. O componente espacial da habilidade matematica de alunos do ensino medio e as relações com o desempenho escolar e as atitudes em relação a matematica e a geometria. 2005. 279p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601193. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/358662
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
279p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188931600646144