O acesso às práticas de letramento digital na educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Curto, Viviane, 1986-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615778
Resumo: Orientador: Denise Bértoli Braga
id UNICAMP-30_e2060371458cde82f1d4bc89b6570cbe
oai_identifier_str oai::803112
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O acesso às práticas de letramento digital na educação de jovens e adultosAccess to digital literacy practices in adult educationLetramento digitalEducação de jovens e adultosEducação e tecnologiaInclusão digitalMultiletramentosDigital literaciesAdult educationTechnology and educationDigital inclusionMultileteraciesOrientador: Denise Bértoli BragaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta pesquisa busca investigar como o letramento digital é abordado na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nos últimos anos, os documentos oficiais e os estudos teóricos do campo pedagógico têm proposto para essa modalidade de ensino uma nova configuração, que confere à EJA a responsabilidade de garantir aos seus alunos não só os conteúdos escolares formais como também o acesso aos bens materiais e sociais que lhes foram negados até então. Compreende-se que o computador e seus recursos constituem um desses bens aos quais os jovens e adultos de grupos periféricos podem ter acesso por intermédio da EJA. Nesta pesquisa, são analisadas as práticas de leitura e escrita realizadas no computador durante algumas aulas de informática ministradas a uma turma da modalidade de ensino em questão. Essas análises baseiam-se na discussão teórica feita na pesquisa que inicialmente apresenta uma contextualização sobre a EJA e sua nova configuração pedagógica. Em seguida, discutem-se os estudos referentes aos multiletramentos e aos letramentos digitais, buscando relacioná-los entre si e com o conceito de inclusão digital. Em um terceiro momento, apresentam-se uma revisão e uma reflexão sobre as pesquisas que tratam da utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação (TICs) na educação, de um modo geral, e na EJA. Os resultados da pesquisa mostram que a escola parece ser o local onde o público dessa modalidade de ensino tem acesso ao computador e seus recursos. Além disso, percebe-se que em contexto de EJA a prática situada no computador pode se constituir como um instrumento eficaz para o aprendizado sobre o uso dessa tecnologia. Os resultados revelam ainda que os jovens e adultos apresentam especificidades de interação com o computador que precisam ser consideradas durante a abordagem dessa tecnologia com tal públicoAbstract: The main purpose of this research is to investigate how the digital literacy is seen in the adult education. In the last few years, all the official documents and the theoretical studies in the pedagogical field have been proposing for this teaching modality a new configuration, which grants to the adult education the responsibility of giving not just the formal school subjects but also all the access to the material and social assets that have been denied since then. The computer and its features is one of the things poor youngs and adults have the right to have access to throw the adult education. In this research, we analyze the practices of reading and writing using the computer as a tool. All the analyses are based in a theoretical research we made which brings first a contextualization of the adult education and its new pedagogical configuration. After, we discuss the studies concerning the multiliteracy and digital literacy relating them and the concept of digital inclusion. In a third moment, we present a revision and a discussion about the researches that show the use of new technologies of information and communication in education, in general, and in adult education in particular. The research shows that the school could be the space where these students have access to the computers. Besides, we realize that in adult education the use of computer is more effective in the technology learning. The results show that youth and adults present some specificities in their interaction with the computer that must be considered during the studies of this technology in this particular groupMestradoLinguagem e TecnologiaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Braga, Denise Bértoli, 1953-Vóvio, Claudia LemosRocha, Claudia HilsdorfUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCurto, Viviane, 1986-2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf229 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615778CURTO, Viviane. O acesso às práticas de letramento digital na educação de jovens e adultos. 2011. 229 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615778. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/803112porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:20:02Zoai::803112Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:20:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O acesso às práticas de letramento digital na educação de jovens e adultos
Access to digital literacy practices in adult education
title O acesso às práticas de letramento digital na educação de jovens e adultos
spellingShingle O acesso às práticas de letramento digital na educação de jovens e adultos
Curto, Viviane, 1986-
Letramento digital
Educação de jovens e adultos
Educação e tecnologia
Inclusão digital
Multiletramentos
Digital literacies
Adult education
Technology and education
Digital inclusion
Multileteracies
title_short O acesso às práticas de letramento digital na educação de jovens e adultos
title_full O acesso às práticas de letramento digital na educação de jovens e adultos
title_fullStr O acesso às práticas de letramento digital na educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed O acesso às práticas de letramento digital na educação de jovens e adultos
title_sort O acesso às práticas de letramento digital na educação de jovens e adultos
author Curto, Viviane, 1986-
author_facet Curto, Viviane, 1986-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Braga, Denise Bértoli, 1953-
Vóvio, Claudia Lemos
Rocha, Claudia Hilsdorf
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Curto, Viviane, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento digital
Educação de jovens e adultos
Educação e tecnologia
Inclusão digital
Multiletramentos
Digital literacies
Adult education
Technology and education
Digital inclusion
Multileteracies
topic Letramento digital
Educação de jovens e adultos
Educação e tecnologia
Inclusão digital
Multiletramentos
Digital literacies
Adult education
Technology and education
Digital inclusion
Multileteracies
description Orientador: Denise Bértoli Braga
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615778
CURTO, Viviane. O acesso às práticas de letramento digital na educação de jovens e adultos. 2011. 229 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615778. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615778
identifier_str_mv CURTO, Viviane. O acesso às práticas de letramento digital na educação de jovens e adultos. 2011. 229 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615778. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/803112
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
229 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189058217246720